MDS Seguros: Uma identidade única
Com o objectivo de reafirmar a ligação entre todas as suas marcas, produtos e serviços, o MDS Group lançou uma nova arquitectura de marca. A campanha global #háumpontoquenosliga deu o mote à apresentação deste novo posicionamento unificado das marcas e empresas do grupo – MDS, RCG, HighDome, Brokerslink e MDS Reinsurance Solutions -, que se complementam disponibilizando aos clientes soluções assertivas de Corretagem de Seguros, Resseguro, Consultoria de Risco e Cativas e Soluções Alternativas para a Transferências de Risco.
«O nosso trabalho de marketing visa impulsionar os negócios do grupo, reforçando a integração das nossas soluções. O ano de 2020 foi bastante desafiador e o rebranding pretende mostrar a força e a resiliência das nossas marcas e das nossas equipas. Juntos, como grupo e com os nossos clientes e parceiros, estamos a superar um dos maiores desafios da nossa era», explica Beatriz Cabral, head Global de Marketing de Performance e Comunicação da MDS Seguros. Para comunicar esta novidade, foi criada uma campanha divulgada nas redes sociais.
Com actuação em mais de 120 países, as submarcas que formam o MDS Group passaram por uma uniformização da identidade gráfica, ganhando um ponto nos seus logótipos. É precisamente neste ponto que reside a representação da união de todas as marcas e áreas de actuação do grupo entre si, bem como os seus diferentes pontos de vista. O objectivo é mostrar que, ao unir visões diferentes, cria-se um ponto de conexão mais forte para encarar o novo mundo, que promete ser cheio de desafios.
Em formato quadrado, a figura corresponde, literalmente, ao ponto de partida e de mudança para a evolução da marca. «Porque acreditamos que só com maior coesão, humanidade e solidez, temos a força suficiente para crescer e levar a MDS mais longe. E assim evoluímos juntos. Ponto a ponto», afirma Beatriz Cabral. «Os nossos serviços são muito abrangentes e oferecemos soluções para diversos segmentos do mercado corporativo e particular. Por isso, queremos ajudar os nossos clientes a encontrarem tudo o que precisam num só lugar. Queremos expandir a visão que temos do MDS Group como um só ponto que intersecciona uma ampla gama de possibilidades», acrescenta.
O novo manual da marca tem 437 peças visuais com indicações de como a nova identidade deve ser usada e, além disso, o site do MDS Group reúne todos os serviços num mesmo domínio, fortalecendo a presença das empresas no mercado segurador.
A agência Caetsu Two Publicidade e as empresas brasileiras FSB Comunicação, ABLab, Planin e Arsenal Filmes foram as responsáveis por elaborar a nova marca da MDS em parceria com equipas multidisciplinares compostas por profissionais de Marketing, TI, Jurídico e Recursos Humanos dos dois países. Além da identidade visual – incluindo site, redes sociais e logótipos -, também foram elaborados materiais para uso interno, que distinguem os sectores da empresa por cores e contam com apresentações, cartões- de-visita, pastas, envelopes e outros itens para a comunicação empresarial.
MDS Portugal
A MDS nasceu em Portugal há mais de 35 anos e, desde então, aposta na especialização e conhecimento e, acima de tudo, nas pessoas. Assume-se como líder de mercado em Portugal e único corretor lusófono que a nível mundial trabalha com o Lloyd’s. Beatriz Cabral explica que tal feito permite o acesso ao maior mercado de seguros especializados do mundo, que reúne os mais reputados profissionais na gestão de riscos emergentes ou complexos. Ao longo dos anos, a MDS tornou- se num grupo multinacional especialista em consultoria e gestão de seguros e risco. Em Portugal, cerca de 80% dos clientes são empresas e os restantes 20% particulares.
Enquanto corretores, Beatriz Cabral afirma que a MDS Portugal procura entregar produtos especializados e trabalhados ao pormenor para diferentes tipos de clientes. Por isso, diversifica constantemente a oferta, actualizando-a de acordo com as necessidades do mercado. Um exemplo disso foi o lançamento, em 2019, do Move It, um seguro para praticantes de actividade física, dos 0 aos 80 anos, federados ou não. A subscrição pode ser feita online e é independente da frequência da prática, pois serve o praticante ocasional como o atleta de competição.
É oferecida uma protecção ampla, nomeadamente assistência médica e garantia de responsabilidade civil em caso de acidente desportivo em Portugal e no estrangeiro. O Move it protege, assim, a prática de desporto ocasional, mas também a actividade desportiva de competição, incluindo treinos ou estágios, e as respectivas deslocações.
A tecnologia é também uma das grandes linhas orientadoras da MDS e a seguradora pretende que os produtos reflictam isso mesmo. O FlySafeGo é uma solução que oferece a possibilidade de subscrever online um seguro de responsabilidade civil para drones, que garante danos patrimoniais e/ou não patrimoniais causados a terceiros. Obrigatório por lei para aeronaves com peso superior a 900 gramas, este seguro garante a responsabilidade civil dos operadores de aeronaves não tripuladas pilotadas por controlo remoto. É possível a subscrição por um período de tempo determinado de horas de utilização do drone e é também o primeiro seguro para drones pay as you use na Europa.
«Também porque não podemos ignorar o momento em que vivemos, estrategicamente decidimos apostar num seguro multirriscos habitação inovador e descomplicado, surgindo assim o #MinhaCasa. Este produto responde a uma necessidade acrescida do mercado e distingue-se pelas mais de 30 coberturas disponibilizadas, onde se incluem riscos eléctricos, danos estéticos, danos por água, furto e roubo, actos de vandalismo ou responsabilidade civil, bem como pelos serviços de assistência oferecidos», afirma a responsável da seguradora.
Lançado antes da pandemia, mas que tem gerado um elevado interesse, existe o MDS Executive, um seguro completo que garante o pagamento das indemnizações pelas quais o decisor possa ser civilmente responsável, protegendo o seu património pessoal e o da sua família. Adicionalmente, cobre todos os gastos de defesa, de investigação e de restituição de imagem que possam incorrer na sequência de uma reclamação que lhe seja dirigida. Este é um produto com um público-alvo mais reduzido, sendo dirigido a gestores, directores, administradores.
MDS Publications e Fullcover
De forma a criar e promover uma cultura de risco e seguro, o objectivo da MDS é o de ir sempre mais longe e, enquanto aprende e partilha conhecimento, querendo que todos apreciem a viagem. Assim, criou as MDS Publications: um conjunto de publicações (como livros, revistas, entre outros) que mostram que os seguros não são cinzentos, como alguns possam pensar, mas têm em si todas as cores do arco-íris, como diz Paula Rios, Senior Advisor da MDS e responsável das MDS Publications.
«A nossa primeira revista foi a “Fullcover”, que celebra este ano a décima terceira edição. Lançada em 2009, a “Fullcover” incorpora o nosso ADN como corretor sofisticado, experiente e inovador, à frente do seu tempo. Ao longo dos anos, a “Fullcover” ficou conhecida como a Vogue dos Seguros e consolidou- se como publicação única e amplamente reconhecida, que ilustra perfeitamente o alcance global do sector, com contributos de reputados especialistas de todo o mundo. A revista já alcançou a marca de 4500 exemplares, é distribuída em mais de 100 países e lida por executivos do mercado segurador e líderes de todos os segmentos», explica Beatriz Cabral.
Na “Fullcover”, os leitores encontram artigos especializados sobre as últimas tendências e soluções no mercado segurador, riscos emergentes, entrevistas com líderes do sector e de áreas relevantes como a economia, a gestão, o direito, os recursos humanos, a tecnologia e muitos mais.
Focada no futuro, a MDS espera continuar a posicionar a revista como veículo de referência para a partilha de conhecimento e inovação, demonstrando a relevância do sector para a economia e sociedade.