Suzuki: Um look desportivo na cidade

O Suzuki Swift é, desde há alguns anos, um dos citadinos que aposta em linhas desportivas para conquistar o mercado. O novo modelo da marca japonesa dá seguimento a esse conceito, surgindo com um design irreverente para conquistar as cidades.

O novo Swift apresenta-se com linha baixa, curta e larga, permitindo que se destaque na estrada. E, mesmo parado, as suas linhas criam uma sensação de movimento que faz despertar atenções. Detalhes como o pára-brisas envolvente, a grelha frontal agressiva e uns faróis verticais de grande dimensão reforçam esse carácter desportivo. No interior, o volante em forma de “D” confere-lhe um look desportivo, sustentado também pelo painel de instrumentos, que combina tons e cores para conferir um maior dinamismo.

Para além da aparência, o Swift destaca-se também pelo que apresenta debaixo do capot, tendo desenvolvido um novo sistema semi-híbrido, o Smart Hybrid Vehicle by Suzuki (SHVS).

O sistema SHVS auxilia o motor utilizando um gerador de arranque integrado ISG (Integrated Starter Generator), que possui uma função de motor eléctrico em conjunto com uma bateria de lítio, de elevado desempenho, que fornece energia. A combinação destes elementos ajuda a reduzir as emissões de CO2 e o consumo de combustível.

Estão disponíveis três versões, todas elas equipadas com o 1.2l com 83 CV. A diferença reside na transmissão e tracção: pode optar pela versão manual, com caixa automática ou 4×4. A versão automática é a mais expedita, atingindo os 100 km/h em 12,2 segundos.

Nos consumos, este 1.2l Mild Hybrid destaca- se na versão de caixa manual, com um registo combinado de 4,9 l/100. Na versão automática sobe para 5,4 l/100 e na de tracção integral cifra-se nos 5,5 l/100.

Ao nível de segurança, destaque para o controlo de velocidade adaptativo, bem como o Dual Sensor Brake Support, que determina se existe risco de colisão com um veículo ou peão. Soma ainda o reconhecimento de sinais de tráfego ou detecção de ângulo morto.

Quanto aos preços, arrancam nos 16.901 euros na versão 1.2 GLE Mild Hybrid.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas e o Mercado Automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

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