Tetley: Aquecer ou refrescar?

Presente no mercado português há mais de 30 anos, Tetley é uma marca distribuída em exclusivo pelo Grupo Nabeiro-Delta Cafés desde 2011. «A Tetley apresenta-se no portefólio do grupo como uma marca estratégica em todos os canais onde actua, especialmente no canal Horeca», assegura José Sequeira, director da unidade de negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro. Segundo este responsável, a parceria tem sido extremamente positiva e Portugal apresenta-se para a marca mãe como um país de referência, tanto pela distribuição multicanal como pela política de inovação. Aliás, o responsável da empresa considera terem trazido para o mercado português três inovações bastante relevantes para o consumidor: a gama Super Teas, a gama Delicate Collection e ainda as infusões a frio Tetley Cold. O portefólio de produtos que comercializam em Portugal é um dos mais completos do mundo e tem, inclusivamente, produtos desenhados para o nosso mercado, como é o caso de Tetley Ice Tea.

Actualmente, segundo o estudo InMarket2021 – Chá e Café, Tetley é a segunda marca de chás mais consumida dentro dos lares portugueses, sendo eleita por 58,3% dos inquiridos. Além disso, tem a confiança do consumidor português há oito anos consecutivos, ganhando o Prémio Escolha do Consumidor na categoria de chás.

Todos estes resultados mostram, segundo José Sequeira, que ainda há muito espaço para crescer. «Estamos a querer democratizar cada vez mais o consumo de chás e infusões, seja para ser incluído “apenas” como medida de hidratação ou numa receita saudável.» E vai mais longe: «Queremos reforçar o papel do chá no dia-a-dia dos consumidores, o que poderá aumentar a penetração da categoria nos lares. Queremos e sabemos que podemos crescer ainda mais.»

Ao longo do tempo o Grupo Nabeiro tem tentado diversificar a oferta dos produtos Tetley que apresenta ao mercado. O director da unidade de negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro explica porquê: «O consumidor português é experimentalista e, quando gosta, compra e recompra.»

Presentes em Portugal, além dos chás e infusões simples, estão gamas como a Tetley Delicate Collection (chás verdes naturalmente aromatizados), a gama Super Teas (chás e infusões enriquecidas com vitaminas), a gama Mood Infusions (combinações específicas de ervas e frutos para diferentes estados de alma) e, claro, a gama Tetley Cold.

«Este ano inovámos na nossa gama de infusões preparadas especialmente para água natural ou fria (Tetley Cold). Lançámos o Arando Lima, sabores que fazem um match perfeito com os dias de Verão que se avizinham », salienta José Sequeira.

Não é segredo para ninguém que, à semelhança de outras categorias de produtos, o consumo de chás e infusões apresenta ainda uma forte sazonalidade. Foi por essa razão que foi lançada a gama Tetley Cold – infusões preparadas especialmente para infundirem em água fria ou natural. «Somos a única marca em Portugal com essa oferta que, face a chás prontos a beber (os Ice Teas), os refrigerantes ou sumos, apresenta uma proposta saudável e muito refrescante», sublinha o responsável do Grupo Nabeiro.

Já a gama de chás funcionais, designada Tetley Super Teas, surgiu em 2017, tendo sido lançada em vários países onde a Tetley está presente. «Claro que Portugal não poderia ser excepção», comenta o mesmo responsável. José Sequeira conta que a gama surge da necessidade de mais do que oferecerem um simples chá ou infusão, irem ao encontro das necessidades do consumidor. «A procura incessante por mais benefícios em tudo o que se consome e a adopção cada vez maior de um estilo de vida e alimentação saudável fizeram com que procurássemos também uma oferta que ocupasse este lugar, e uma gama de chás e infusões com a adição de vitaminas pareceu- nos o caminho indicado», explana.

Além de toda a gama de Super Teas, o Grupo Nabeiro está com um plano de comunicação para Tetley muito focado no bem- -estar dos consumidores. Não só um bem- -estar físico, mas também um bem-estar emocional. «Temos parcerias com diversas nutricionistas, como a Mariana Abecassis, Ana Bravo e Iara Rodrigues, onde explicam os benefícios dos chás e infusões no dia-a-dia, mas também reservamos tempo com sessões de mindfullness e ioga com ícones desta área como a Rute Caldeira, Sofia Mano ou Inês Gaya», conta o director da unidade de negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro. E vai revelando que este ano ainda nos esperam muitas novidades neste território…

Desafios do momento

O peso de Tetley no canal Horeca é, naturalmente, muito grande, tendo em conta a grande distribuição que tem. José Sequeira reconhece que a pandemia trouxe novos desafios ao grupo em geral e à unidade de negócio Mais Marcas em particular, que obrigaram a olhar para outros canais e outras tipologias de clientes. «Neste momento a recuperação está a ser feita ao mesmo ritmo que o desconfinamento vai surgindo, acreditando nós que o próximo Outono/Inverno seja bastante mais positivo.»

E ainda que o e-Commerce já seja um canal onde focam alguma parte do investimento de Tetley, não só com campanhas específicas para o canal, mas também através de acções de sampling targetizadas para o comprador do online, «naturalmente não compensa todas as quebras no canal Horeca », assegura. No entanto, reconhece que o e-Commerce em Portugal ainda tem muito por onde crescer, principalmente quando olhamos para outros países, como Espanha, por exemplo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Chá e Cafés”, publicado na edição de Julho (n.º 300) da Marketeer.

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