Nobre: Variedade à mesa para todos os gostos

Os consumidores têm hoje mais informação, interesse e exigência, o que os leva a procurar marcas de confiança. Isto aplica-se a diferentes segmentos, nomeadamente na alimentação, onde procuram diversificar as suas refeições com produtos que primem pelo sabor e qualidade.

«A escolha de opções mais equilibradas, com redução do teor de sal, isenção de glúten, ou a tendência crescente pela procura de proteínas alternativas, são alguns exemplos destas alterações de consumo. No entanto, apesar de todas estas alterações, há uma coisa que se mantém: o momento de comer deve continuar a ser prazeroso. E esta é também uma premissa que temos sempre presente», afirma Lia Oliveira, Marketing & External Communications director.

Conscientes de todas estas alterações, a Nobre está atenta e trabalha no sentido de antecipar estas necessidades, através da diversificação do seu portefólio. Nos últimos anos, tem disponibilizado novas soluções, que não só a aproximam dos portugueses, como permitem recrutar novos consumidores.

Neste momento, a gama Nobre Cuida-t+ apresenta diversas variedades em fiambres e salsichas. Fiambre da Perna Extra, Peito de Peru e salsichas de peru e frango são as soluções disponíveis. Enquanto nos fiambres destacam-se como características o teor de sal reduzido, o baixo teor de gordura e a isenção de lactose, nas salsichas podemos encontrar o teor de gordura e sal reduzidos. Em comum têm o facto de serem produtos isentos de glúten.

Dar resposta às tendências

Na senda da sua missão em querer disponibilizar uma maior oferta, a Nobre lançou, em Maio de 2018, a gama Vegalia, dando resposta à tendência crescente pela procura de proteínas alternativas.

Os produtos Nobre Vegalia são pensados para flexitarianos, pessoas que, além do consumo de produtos com base de proteína animal, gostam de experimentar, variar e inserir outras opções na sua dieta. Tudo isto, sem prescindir do sabor.

«Enquanto marca alimentar questionámo- nos: como é que conseguimos apresentar propostas que estejam alinhadas com esta tendência, mantendo o máximo sabor que tanto nos caracteriza? Foi assim que surgiu a gama Nobre Vegalia. Uma oportunidade para expandir a nossa oferta a proteínas alternativas à carne e ao peixe, responder a uma necessidade de mercado, disponibilizar ofertas adequadas a diferentes tipos de consumidores e, ao mesmo tempo, recrutar novos consumidores», conta Lia Oliveira. A responsável afirma que, desde o lançamento desta gama, têm surgido novidades todos os anos ao nível de variedades e formatos.

A apresentação de novos produtos é acompanhada pela inovação também no que diz respeito às formulações e na procura constante pelo equilíbrio das soluções disponibilizadas. Os Fatiados Nobre Vegalia e as Salsichas Vegetarianas de Soja e Tofu são elaborados à base de clara de ovo e não contêm glúten, lactose, soja ou corantes artificiais; os Hambúrgueres Vegetarianos apresentam alto teor de proteína e não contêm lactose ou corantes artificiais; o Escalope Vegetariano é uma fonte de fibra, através da sua base de proteínas de trigo e ervilha; e as Vegan Bites, uma fonte de fibra, sem corantes artificiais.

A gama Nobre Vegalia é certificada com os selos V-Label Vegetariano e V-Label Vegano da União Vegetariana Europeia (EVU), registados e reconhecidos internacionalmente, e que comprovam que os produtos são verdadeiramente vegetarianos ou veganos.

«Tudo isto faz com que os consumidores tenham confiança nestes produtos, experimentem e passem a colocá-los de forma consistente na sua alimentação, criando refeições flexíveis, equilibradas e saborosas, mantendo-se a receptividade bastante positiva desde o início.

Queijos também são aposta

Em 2019, a Nobre entrou no segmento dos queijos para marcar presença em mais momentos no dia-a-dia dos portugueses.

A gama da marca neste segmento é composta pelas variedades Nobre Queijo de Cabra e Curado cunhas já fatiadas e Nobre Queijo de Cabra e Semi-Curado fatiados. «Esta gama de produtos é procurada por todos aqueles que vêem na Nobre uma marca de confiança com a garantia do selo de qualidade e sabor dos produtos. Estas variedades acabam por alcançar diversos consumidores e, pela sua versatilidade, adaptam-se a qualquer ocasião, desde um brunch ou um sofisticado cocktail que se prolonga até ao jantar, e a variados ingredientes como pão, fruta, compotas ou enchidos», explica a Marketing & External Communications director.

Pandemia muda comportamentos

Lia Oliveira afirma que a pandemia levou a uma alteração dos hábitos de consumo dos portugueses, mostrando-se mais interessados por produtos que primem pela conveniência e que também sejam facilitadores na hora de cozinhar.

«A Nobre procura estar ao lado das famílias e isto é conseguido de várias formas: garantindo que encontram os seus produtos favoritos nas prateleiras dos supermercados, através da partilha de ideias nas redes sociais da marca, e através da introdução de novos produtos que se adaptam aos vários momentos do dia», conta a responsável.

De forma prática, os consumidores podem preparar refeições equilibradas nos pequenos-almoços ou lanches, acompanhados por fiambre Nobre Cuida-t+ ou fatiados vegetarianos Nobre Vegalia; nos almoços e jantares, o Nobre Escalope Vegetariano, os Hambúrgueres Vegetarianos ou as Nobre Vegan Bites podem ser as estrelas; e os fãs de salsichas podem optar pela gama Nobre Cuida-t+, ou, por exemplo, pelas Nobre Especialidades Vegetarianas Vegwurst, para uma refeição mais rápida.

Mais próxima dos consumidores

Tendo em consideração que os portugueses estão mais preocupados com as questões de alimentação saudável, a Nobre aposta de forma regular em comunicação em televisão com vista a aproximar-se dos mesmos. O foco está em dar a conhecer novidades do portefólio e, de forma mais prática, como é que podem utilizar os produtos no dia-a-dia, de forma conveniente e saborosa, construindo uma alimentação cada vez mais flexível e equilibrada. Mais recentemente, a gama Nobre Vegalia marcou presença no programa “Casa Feliz”, da SIC, e, com o apoio do chef Miguel Teixeira, as famílias puderam inspirar- se nas variadas receitas produzidas.

«Ao mesmo tempo, temos apostado na criação e partilha de conteúdos nas redes sociais da marca, tanto no Instagram como no Facebook. Estas duas plataformas permitem-nos dar a conhecer os novos produtos ou reforçar a presença de outras gamas já existentes no portefólio, sugerir diversas aplicações para o dia-a-dia e mostrar como é possível ter uma alimentação variada, equilibrada e flexível sem grande esforço e sem prescindir do sabor», afirma Lia Oliveira.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Alimentação Saudável”, publicado na edição de Julho (n.º 300) da Marketeer.

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