Intermarché: Expansão sustentável e inovação nas marcas próprias
Com o objectivo de proporcionar opções mais saudáveis, sustentáveis e inovadoras, o Intermarché tem vindo a consolidar as suas marcas próprias como uma alternativa de confiança às marcas de fabricante. Anne Saintemarie, presidente do Conselho de Administração, e Mário Costa, director geral, partilham as principais estratégias que definem o futuro da marca, desde o compromisso com a sustentabilidade até à adaptação às novas tendências de consumo e às preferências regionais.
Quais são as principais estratégias do Intermarché para o desenvolvimento das suas marcas próprias?
Anne Saintemarie (AS): O Intermarché assenta a sua política de Marca Própria no desenvolvimento e oferta de produtos de elevada qualidade a preços acessíveis. Este é o ADN da insígnia e também o pilar principal das nossas gamas de marca própria. O objectivo é muito claro: garantir que os clientes não precisam de comprometer a qualidade ao optarem por alternativas mais económicas. A relação qualidade/preço é um ponto-chave para atrair consumidores que valorizam a eficiência no gasto, mas também exigem produtos de confiança.
Outro pilar fundamental é a aposta na inovação e exclusividade dos produtos. O Intermarché é uma insígnia internacional com mais de nove mil referência de marca própria disponíveis em França e os clientes já encontram no nosso sortido produtos que importamos de França e que a concorrência não tem. Quando pensa num queijo francês ou numa gama étnica, quando procura uma refeição pronta diferente ou uma sobremesa regional, é no Intermarché que os vai encontrar. Aos poucos, reintroduzimos algumas marcas bem conhecidas dos portugueses como a Páturages ou a Chabrior, com o objectivo de acrescentar ao nosso sortido de marca própria, produtos que vão ao encontro das necessidades emergentes dos consumidores.
Como é que o Intermarché posiciona as suas marcas próprias em termos de relação qualidade/preço em comparação com as marcas de fabricantes?
Mário Costa (MC): A marca “PorSi” posiciona-se como uma alternativa economicamente acessível, sem comprometer a qualidade. O Intermarché tem um foco claro na oferta de produtos com um excelente rácio qualidade/preço, destacando-se das marcas de fabricantes ao garantir que os produtos de marca própria mantêm padrões rigorosos de qualidade a um custo mais acessível. Além disso, o Intermarché investe em parcerias estratégicas com fornecedores locais e internacionais para garantir que os consumidores tenham acesso a produtos que seguem as últimas tendências do mercado a um preço justo. Em Março deste ano, o Intermarché foi premiado como “A Melhor Loja de Portugal” na categoria Supers e Hipermercados. Esta é a segunda vez que o Intermarché recebe esta distinção, confirmando a preferência pelos consumidores portugueses.
De que forma a sustentabilidade e os valores influenciam o desenvolvimento das vossas marcas próprias?
AS: A sustentabilidade é um pilar essencial do Intermarché e das suas marcas próprias. O Intermarché tem adoptado práticas que respeitam o meio ambiente, como a utilização de embalagens ecológicas, a redução de plásticos e a escolha de ingredientes de origem responsável, sempre com o foco em promover o bem-estar animal e incentivar o consumo de produtos biológicos. Este compromisso reflecte-se de forma clara nos rótulos dos produtos, nas campanhas de marketing e no ponto de venda, garantindo aos consumidores que podem fazer escolhas conscientes sem comprometer o orçamento familiar.
Além disso, o Intermarché está empenhado em conquistar as novas gerações, que são cada vez mais exigentes em relação às questões ambientais e sociais. Assim, a marca própria “Por- Si” posiciona-se como uma alternativa sustentável e inovadora, oferecendo produtos que respondem a essas preocupações.
As crescentes preocupações com as alterações climáticas e a preservação do planeta também influenciaram diretamente a abordagem do Intermarché. A marca trabalha continuamente para reduzir o impacto ambiental, adoptando materiais recicláveis nas embalagens e ajustando as quantidades de alimentos para evitar o desperdício. Como resultado destas iniciativas, só no ano passado reduzimos: a utilização de 8,3 toneladas de plástico em embalagens de marca própria; a utilização de um total de 29 toneladas de matéria-prima virgem de plástico e cartão, através da incorporação de plástico e cartão reciclado, nas embalagens de marca própria sob o conceito de Eco Design.
Que critérios são seguidos para garantir a qualidade dos produtos das vossas marcas próprias e como comunicam essa garantia aos consumidores?
AS: Os produtos das marcas próprias do Intermarché, quer a marca “PorSi”, quer as marcas internacionais como Páturages, Chabior ou Saint Eloi, seguem os mais rigorosos padrões de controlo de qualidade, desde a selecção dos melhores ingredientes até à produção final. O Intermarché realiza testes internos e auditorias independentes para assegurar que todos os produtos desenvolvidos são eficazes e cumprem os critérios rigorosos e transversais do Grupo Os Mosqueteiros. O Intermarché prima pela segurança alimentar e deixa a garantia de que os produtos que chegam até às casas dos clientes cumprem todas as normativas de segurança alimentar e de qualidade.
Temos uma das gamas mais completas de marca própria do mercado e todos os produtos têm tido uma aceitação muito significativa por parte dos clientes em todas as categorias. Por esse motivo a comunicação de estarmos a garantir produtos de qualidade é feita através de certificações visíveis nas embalagens, como selos de qualidade e sustentabilidade, bem como através de campanhas de comunicação que enfatizam a confiança e a satisfação dos consumidores. A inclusão do Nutri-Score nas embalagens do Intermarché representa um valor significativo para os consumidores, permitindo-lhes fazer escolhas mais informadas e saudáveis de forma rápida. Para a empresa, esta estratégia reforça a transparência, a confiança e a diferenciação no mercado, enquanto contribui para a melhoria contínua da oferta de produtos.
Como é que as vossas marcas próprias se adaptam às novas tendências de consumo, como o aumento da procura por produtos biológicos e saudáveis?
MC: No caso da marca “PorSi Bio”, por exemplo, podemos afirmar com toda a certeza que acompanha as tendências de consumo ao integrar linhas de produtos biológicos, saudáveis e eco-friendly. O Intermarché tem investido em novos produtos que atendem a consumidores que procuram alternativas mais naturais, com menos aditivos, mais orgânicas e que sigam critérios de produção sustentável. A gama “PorSi VivaBem” inclui opções sem glúten, sem lactose e com menor teor de açúcares e gorduras, alinhando-se às crescentes preocupações com a saúde e bem-estar.
De que forma as preferências regionais e culturais influenciam o desenvolvimento de produtos para as marcas próprias do Intermarché?
MC: As preferências regionais são cruciais no desenvolvimento da gama “PorSi”. O Intermarché reconhece a diversidade cultural de Portugal e adapta a sua oferta de acordo com os gostos locais, introduzindo produtos que reflectem tradições regionais e ingredientes autênticos. Esta personalização regional permite que a marca própria esteja mais próxima dos consumidores, criando uma identificação com os hábitos alimentares e culturais específicos de cada região, algo que muitas marcas de fabricantes não conseguem replicar. Adicionalmente, a proximidade, que é um dos pilares estratégicos diferenciadores do Intermarché, contribui para o desenvolvimento socio-económico da comunidade onde cada ponto de venda está inserido. Cada loja Intermarché actua de forma independente na adequação da sua estratégia às necessidades locais de cada região e ao envolvimento comunitário.
Como é que o Intermarché trabalha a inovação nas suas marcas próprias para se manter competitivo no mercado?
AS: Ao nível da inovação queremos estar à frente do mercado e como já tivemos oportunidade de dizer, o regresso de algumas das nossas marcas internacionais com um sortido que vai de encontro às mais recentes tendências de mercado dão-nos toda a confiança para o futuro.
Por outro lado, a marca “Porsi” tem vindo a adaptar o seu sortido de acordo com a evolução das necessidades dos consumidores e face a este contexto, investimos cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento com a colaboração activa dos nossos parceiros de negócio, para acompanhar as tendências de consumo e trazer novos produtos ao mercado, como alternativas vegetarianas, biológicas e de conveniência. Além disso, a marca tem apostado em novas tecnologias de embalagem mais sustentáveis e em processos de produção que minimizam o impacto ambiental. A inovação também se reflecte nas acções de comunicação digital, com o uso de plataformas online e aplicações para promover os produtos de marca própria.»
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas próprias”, publicado na edição de Setembro (n.º 338) da Marketeer.