Hyundai à conquista de quota de mercado

A quintuplicação do número de unidades vendidas nos últimos cinco anos é a face mais visível da consolidação da posição da Hyundai no mercado português. Foi nessa altura que a marca passou a integrar o Grupo Salvador Caetano. Cinco anos volvidos a Hyundai apresenta o maior crescimento do Top 20 de ligeiros no ranking das marcas automóveis.

Um crescimento que tem assentado numa estratégia de renovação da rede de concessionários, renovação e aumento da gama de modelos, investimento em comunicação e aposta em recursos humanos.

Em 2015, a Hyundai Portugal começou por renovar a sua rede de concessionários para garantir uma forte presença em todo o território. Para tal, apostou na nomeação de concessionários de referência com forte presença regional, que garantem à marca altos níveis de profissionalismo, capacidade de gestão e investimento na marca. A aposta permitiu um forte investimento na marca por parte do importador e dos concessionários e posiciona a rede Hyundai em Portugal como uma referência a nível europeu. Este empenho e compromisso mútuo entre a rede de concessionários e a marca é, sem dúvida, um factor-chave para o sucesso, assegura Ricardo Lopes, COO da Hyundai Portugal.

A extensão da gama de modelos no mercado nacional é outro dos factores-chave para estes resultados. Em 2015, a Hyundai comercializava em Portugal sete modelos. Hoje já estão disponíveis 17 modelos ou versões e a marca não pretende parar por aqui.

Também o aumento de notoriedade tem sido fundamental para o crescimento da marca. Tem sido conseguido graças ao investimento em comunicação com apostas em diferentes áreas, o que tem colocado a Hyundai, consistentemente, no Top 5 do índice de agressividade em comunicação das marcas automóveis. Destaque para a aposta em áreas como o desporto motorizado, o running, o futebol e a música. Também o sponsoring de eventos com as mais variadas temáticas tem permitido chegar a diferentes públicos.

«Tudo isto só é possível com uma estrutura de recursos humanos jovem e dinâmica, que trabalha de forma colaborativa para responder positivamente aos desafios do mercado e necessidades dos clientes.»

#SemSairDeCasa

Durante o período de confinamento, a Hyundai Portugal reagiu rapidamente com um plano de acções integrado, suportado especialmente nos canais digitais, com foco no cliente e com o intuito de responder às suas necessidades. «Com o compromisso Hyundai #SemSairDeCasa, a marca adequou as ferramentas, momento a momento e em função da evolução da situação, sem comprometer a resposta ao cliente e às suas necessidades», explica o responsável. Este compromisso passou pelo reforço da aposta nos canais digitais como meio prioritário de comunicação.

Adoptando procedimentos internos para que a segurança do cliente fosse sempre preservada, a Hyundai disponibilizou conteúdos digitais, como vídeos de produto e de aconselhamento pós-venda de cariz informativo, úteis durante o período de menor utilização da viatura, e permitindo ao cliente aproveitar a sua eventual disponibilidade de tempo para melhorar a experiência de utilização do seu Hyundai. Paralelamente, garantiu a possibilidade do cliente fazer todo o processo de reparação de forma segura ou até remota. Desde a marcação de serviço através do website da marca, até à entrega do veículo na casa do cliente. Sempre, #SemSairDeCasa.

Por outro lado, sensibilizada pelo momento que vivemos devido à pandemia mundial, a Hyundai Portugal reforçou o compromisso de apoio e proximidade à comunidade, ao colocar uma frota de viaturas à disposição de unidades hospitalares, nas zonas mais afectadas pela pandemia em território nacional. Desta forma, demonstrou o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde no combate à pandemia, ajudando as unidades hospitalares e os profissionais de saúde a assegurar o transporte de medicamentos e, ainda, a efectuar apoio domiciliário.

Num contexto de mercado em que o canal particular conduziu a procura, a Hyundai conquistou uma quota de mercado igual ou superior a 5%, nos meses de Abril e Maio, afirmando-se como uma das marcas preferenciais do cliente particular.

Já o market share da Hyundai Portugal no segmento dos veículos electrificados (10,5%) é mais do dobro da quota actual da marca, reforçando a sua presença na ecomobilidade.

Esta posição é decorrente de uma vasta gama, com uma excelente performance, nomeadamente Kauai Electric, Kauai Hybrid, Tucson 48V Hybrid, IONIQ Plug-in Hybrid, IONIQ Hybrid e IONIQ Electric. Entre a gama de viaturas electrificadas Hyundai, merece particular destaque o primeiro SUV 100% eléctrico do mercado, Kauai Electric, que, teve o maior peso nas matrículas da marca neste segmento.

Desta forma, a Hyundai consolida, mais uma vez, a sua posição de liderança na ecomobilidade, ao ser a única marca automóvel a disponibilizar todas as soluções ecológicas na sua gama.

De futuro, a Hyundai pretende continuar a ser mais do que uma marca automóvel, um parceiro de mobilidade que disponibiliza uma série de soluções que se adaptam ao perfil de cada cliente.

Mantendo o ritmo de crescimento acelerado que tem vindo a apresentar desde 2015, a Hyundai pretende posicionar-se em Portugal, em termos de vendas, naquela que é a sua posição natural de mercado na Europa e que conseguiu assegurar nos últimos meses.

“Blue. The Future is Hyundai.”

No início de Junho, a Hyundai Portugal apresentou o seu projecto diferenciador na área da ECO Mobilidade: “Blue. The Future is Hyundai.” Este projecto pioneiro 360º da marca engloba várias iniciativas e tem como principal objectivo assumir um papel activo na formação do público em geral e apoiar a sociedade na transição para uma mobilidade mais sustentável.

«O projecto nasce da vontade de partilhar com a sociedade tudo o que sabemos sobre ECO Mobilidade e que é o resultado de um longo caminho de pesquisa, experiência e inovação. Há mais de 20 anos que a Hyundai investe nesta área e, por isso, podemos hoje dizer que somos líderes na ECO Mobilidade ao sermos a única marca a disponibilizar viaturas que incorporam cinco tipos de motorizações electrificadas diferentes – 48 volts Hybrid, Hybrid, Plug-in Hybrid, Electric e Fuel Cell. Fomos pioneiros no desenvolvimento da tecnologia e queremos ser pioneiros também ao liderar este movimento junto da sociedade », assume Ricardo Lopes. Este projecto é, antes de mais, assegura, «um compromisso que assumimos para a formação do público em geral para a mobilidade sustentável. Enquanto líderes, acreditamos que é um papel que nos cabe assumir. Porque o futuro é azul, o futuro só pode ser Hyundai».

Já a Blue Academy (blueacademy.hyundai. pt) é um espaço digital onde todas as perguntas sobre ECO Mobilidade têm uma resposta e que pretende ser a primeira fonte de informação para os clientes que pensam comprar um automóvel electrificado. Neste espaço, além de informação sobre as várias tecnologias e diferenças entre si, os consumidores poderão encontrar simuladores que lhes permitirão saber qual a solução de mobilidade mais adequada para o seu tipo de utilização, simuladores de tempos de carregamento e até de poupança, onde poderão calcular quanto irão poupar ao utilizar uma viatura com tecnologia electrificada. Esta plataforma pretende também esclarecer as dúvidas relacionadas com o carregamento das viaturas eléctricas, rede de carregamento, legislação em vigor e incentivos à compra. Em resumo, responder a tudo o que o cliente precisa de saber antes de comprar um carro eléctrico e durante a sua utilização.

Na Blue Academy, os clientes poderão também conhecer outras iniciativas da Hyundai nesta área, nomeadamente eventos e conferências que a marca irá promover, através de uma agenda. Para ficar a par de todas as novidades, os consumidores poderão também subscrever a newsletter Blue. O projecto Blue terá uma grande abrangência, desde logo pela presença no canal digital, mas também através de acções de formação e conferências, cujo principal objectivo é assumir este papel de educador para a ECO Mobilidade e estar ainda mais próximo do público. Em paralelo, a marca irá, também, oferecer vantagens e propostas comerciais específicas para a sua vasta gama ecológica.

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