Galp: Hoje é sempre um bom dia para mudar
A liderar pelo terceiro ano consecutivo o Dow Jones Sustainability Index na Europa no seu sector em 2020, a Galp tem assumido compromissos que renovam e afirmam o seu empenho com a geração de valor sustentável.
A criação em 2019 de uma nova unidade de negócio – Renováveis & Novos Negócios – permitiu iniciar um percurso de diversificação de portefólio, apontando para fontes de energia limpas. E com este novo caminho iniciaram-se novas perspectivas em matéria de inovação. A UP – Upcoming Energies é o nome da plataforma colaborativa que arrancou no início de 2020, com sede em Lisboa, e que pretendeu abrir a porta da Galp ao ecossistema mundial de inovação. É a sua fábrica de inovação com foco na procura de soluções para os eixos da transição energética, mobilidade, digital e economia circular. Em paralelo comunicou que vai investir durante os próximos cinco anos na plataforma EIP, Energy Impact Partners, com o objectivo de reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento de uma carteira de produção sustentável de energia renovável e para captar novas oportunidades de negócio, trabalhando com as melhores scale-ups mundiais.
Este ano, lançou a EI – Energia Independente, empresa do grupo que se dedica à instalação e serviço de painéis solares utilizando uma tecnologia inovadora, que permite ao consumidor final produzir e controlar o consumo da sua energia. A empresa já procedeu à venda de centenas de sistemas, enquanto reduz a pegada carbónica dos seus clientes.
Em 2020 inaugurou a GoWithFlow, uma empresa de software e serviços que construiu a primeira solução completa de Gestão de Mobilidade Sustentável para empresas e cidades terem a oportunidade de diminuir a pegada ambiental. O trabalho valeu-lhe o lugar de melhor “Startup de Tecnologias Limpas e da Indústria 4.0” em 2020, ocupando a 4.ª posição no Scaleup Portugal.
Responsabilidade social e a importância de estar presente
Em paralelo, a Fundação Galp está comprometida com a “geração de valor sustentável” para as comunidades e gerações futuras, alicerçando a maior parte das suas iniciativas nas áreas da educação, sustentabilidade e transição energética.
Os programas de voluntariado, realizados com colaboradores Galp e membros das comunidades, já permitiram organizar por dois anos o Movimento Terra da Esperança, que plantou já perto do objectivo final do projecto, as 500 mil árvores, e tem levado às escolas aulas sobre consumo sustentável e energia. Só em 2020 já foram dadas mais de 210 aulas, a mais de 5 mil alunos por 85 voluntários Galp, sob a chancela do Programa Future Up, em parceria com a Apps for Good e a Junior Achievment Portugal. Este ano, voluntários Galp mobilizaram-se para dar formação sobre temas empresariais, de gestão e comunicação de projecto, ultrapassando os mais de 340 professores impactados.
Fruto da ligação à educação e a sensibilização das pessoas para o impacto que podem ter na comunidade, recentemente, em virtude das condições que o contexto da pandemia impôs, a equipa da Direcção de Sistemas de Informação da Galp abordou a Fundação Galp e propôs uma solução para doação de computadores à comunidade escolar, contribuindo para que alunos com menos recursos continuassem com as suas actividades lectivas à distância. Até ao final do ano serão entregues 1256 computadores a entidades várias.
A pandemia foi uma prova de esforço para a sociedade e serviu para reforçar a importância do papel das empresas em alturas difíceis. Entre os apoios às necessidades sociais e de saúde, foi dinamizado um projecto que ganhou destaque pela sua capacidade de levar esperança às pessoas. Dedicado a promover a acessibilidade de testes à Covid-19 em locais onde esta era difícil para as populações locais, o Camião da Esperança percorreu mais de 3 mil km de norte a sul do País, e fez mais de 2500 testes.
Este Natal, a Galp reforçou o seu propósito e juntou-se à Selecções de Portugal e à Esfera CTT para levar energia ao Natal de inúmeras famílias portuguesas. Neste movimento solidário, todos os pequenos gestos poderão significar uma grande diferença para associações ajudadas pela campanha como a Rede de Emergência Alimentar, Banco do Bebé, UPPA e Vida Norte. Associou-se ainda à iniciativa Pinheiro Bombeiro, que permite às pessoas alugar um pinheiro de Natal enquanto contribuem para a compra de material profissional para bombeiros voluntários portugueses e para a limpeza das matas e prevenção de incêndios. Iniciativas que dão a oportunidade de viver um Natal mais solidário e sustentável.
Uma mensagem de empoderamento para as gerações do futuro
Aliando a música à educação, e celebrando uma recente, mas já sólida, parceria, a Galp acabou de lançar o Movimento #Cria- Te. Um projecto de parceria com o Rock in Rio que tem como objectivo ajudar a inspirar cada um de nós a descobrir o seu caminho já que, como diz Joana Garoupa, directora Global de Comunicação da Galp, «todos temos experiências que podem ser inspiradoras dos percursos de vida daqueles com que nos cruzamos, na nossa vida familiar e profissional».
O Cria-te disponibiliza ferramentas e histórias inspiradoras de pessoas comuns e conhecidas, que mostram como gestos e atitudes podem transformar o futuro, lança uma plataforma micro learning sobre desenvolvimento pessoal, e prevê ainda acções como a doação de computadores a jovens, famílias e entidades de economia social que fazem a diferença, todos os dias, na vida de muitas pessoas. «Quisemos transmitir uma mensagem clara ao País e às pessoas: estamos cientes do desafio que todos temos pela frente, mas também sabemos que a vida não pára. Há que continuar a lutar pelos nossos objectivos e sonhos, mesmo dentro deste contexto tão difícil. A Galp e o Rock in Rio são duas marcas muito fortes, líderes nas áreas em que actuam e com uma presença histórica na vida dos portugueses. Por isso, sentimos que não podíamos alhear-nos deste momento e ficar apenas à espera que o pior passasse para voltar ao “normal” no pós-pandemia.»