FCH-Católica: Formar comunicadores em Saúde
A pós-graduação em Comunicação em Saúde da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) surgiu para dar resposta às necessidades acrescidas em situação de crise de saúde e também às necessidades em situação de rotina, no dia-a-dia de profissionais que trabalhem na área da Saúde.
Esta pós-graduação tem como metas específicas a prevenção de riscos, a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos, o incremento da literacia em saúde e a mudança comportamental, fundamentada numa comunicação e intervenção eficazes para e com os cidadãos, baseada na melhor evidência. Sendo a saúde uma área multi e interdisciplinar, o programa reflecte essa diversidade, agregando profissionais das Ciências da Comunicação, das Ciências Psicológicas e do Comportamento e das Ciências da Saúde.
A caminhar para a 6.ª edição, que tem início a 14 de Novembro, a pós-graduação em Comunicação em Saúde da FCH-Católica foi alvo de uma reestruturação para melhor responder às tendências na área da Saúde e às necessidades de todos os que, de algum modo, estão ou pretendem estar na primeira linha de contacto com os cidadãos. “Exemplos actuais, como os eventos associados à pandemia de Covid-19, bem como os cada vez mais frequentes e intensos eventos associados às alterações climáticas, mostraram que o papel de comunicar não está apenas nas mãos das instituições e autoridades de saúde, mas também nas dos profissionais que estão na ‘linha da frente’ e nas mãos dos cidadãos enquanto agentes de saúde. As instituições têm actualmente responsabilidades acrescidas, como a de partilharem informações claras, compreensíveis e credíveis, com origem em fontes de informação de confiança, que combatam a infodemia de notícias falsas ou incorrectas”, refere a FCH-Católica.
Em entrevista à Marketeer, Nelson Ribeiro e Patrícia Tavares, coordenadores da pós-graduação em Comunicação em Saúde, abordam todas as novidades e o plano curricular para o próximo ano lectivo.
Como está estruturada a oferta da FCH-Católica na área da Saúde? E como se tem vindo a adaptar aos desafios que o sector enfrenta?
A promoção da saúde e a comunicação em saúde são duas áreas em que a FCH tem investido fortemente por serem áreas fundamentais na nossa sociedade. Sendo a formação/educação para a saúde e o domínio de diferentes literacias cada vez mais importantes, temos vindo a acompanhar as tendências, introduzindo novos cursos nestas áreas e actualizando outros.
Um dos cursos que reestruturámos foi a pós-graduação em Comunicação em Saúde, agora com um programa actualizado. É disso exemplo uma maior dedicação à Comunicação Estratégica em Saúde, à Reputação em Saúde, com um enfoque também em Comunicação e Literacia em Saúde, Comunicação e Mudança Comportamental baseada na evidência e Novas Estratégias e Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde.
Em que consiste esta pós-graduação? E como prepara os alunos para a especificidade da comunicação nesta área, especialmente no contexto actual que vivemos de desinformação e saúde pública?
A pós-graduação em Comunicação em Saúde pretende dar resposta às necessidades acrescidas em situação de crise de saúde e também às necessidades em situação de rotina, no dia-a-dia de profissionais que trabalhem na área, onde são de destacar temas como fake news, comunicação de crise e a importância da clareza na comunicação de temas de saúde. Tem como metas a prevenção de riscos, a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos, o aumento da literacia em saúde e a mudança comportamental, fundamentada numa comunicação e intervenção eficazes para e com os cidadãos, baseada na melhor evidência.
Sendo a saúde uma área multi e interdisciplinar, o programa reflecte essa diversidade, agregando profissionais das Ciências da Comunicação, das Ciências Psicológicas e do Comportamento e das Ciências da Saúde.
É essencial potenciar competências em profissionais que estejam ou pretendam estar na primeira linha de contacto com os cidadãos, em diferentes níveis de comunicação. A pós-graduação em Comunicação em Saúde fornece as ferramentas que permitam aos alunos comunicar com diferentes públicos-alvo, sendo capazes de lhes transmitir a informação adequada de modo eficaz, com o objectivo de facilitar decisões informadas e comportamentos recomendados, com impacto positivo na saúde e bem-estar dos indivíduos.
Qual o target deste curso?
A pós-graduação em Comunicação em Saúde é dirigida a todos os que estejam ou pretendam estar na primeira linha de contacto com os cidadãos em contextos de saúde e que procurem uma formação científica e metodológica multi e interdisciplinar, que sustente a sua interacção e comunicação com os cidadãos. É o caso dos médicos, veterinários, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos; técnicos de diagnóstico; ou outros técnicos de saúde, mas também, por exemplo, professores, técnicos de câmaras municipais, INEM, polícia, bombeiros, Protecção Civil, profissionais de seguros ou mesmo jornalistas que trabalhem questões de saúde.
O curso é ainda direccionado a profissionais de comunicação de todo o ecossistema de saúde, público e privado, que tenham particular interesse em desenvolver competências para trabalhar na área de comunicação da saúde (consultoria estratégica de comunicação, farmacêuticas, entre outras).
Como está estruturado o plano curricular desta pós-graduação? E que novidades para o próximo ano lectivo?
Esta pós-graduação tem a duração de 150 horas divididas por 11 módulos, sendo os últimos dois de Trabalho de Projecto. Os restantes nove são disciplinas ligadas à comunicação em saúde, como Comunicação Estratégica em Saúde ou Comunicação e Literacia em Saúde, mas também de Percepção e Comunicação de Riscos e de Crise ou Comunicação e Mudança Comportamental baseada na Evidência.
Na próxima edição da pós-graduação em Comunicação em Saúde, que tem início a 14 de Novembro, a FCH-UCP mantém protocolos de colaboração científico-pedagógica com a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), e a Direcção-Geral da Saúde (DGS), que servirão também de objecto de estudo nos vários temas de saúde abordados.
Como é composto o corpo docente e qual o seu background?
Todo o nosso corpo docente tem uma sólida experiência académica e profissional, e com elevada especialização nas suas respectivas áreas de conhecimento. Contamos, por isso, não apenas com docentes residentes, mas também profissionais do activo para áreas específicas. É da mais alta importância para nós ter um corpo docente que não só acompanhe, mas compreenda as novidades e os desafios reais do meio empresarial. Dada a natureza do curso, o corpo docente é multidisciplinar, incluindo especialistas em comunicação estratégica e comunicação digital, médicos, psicólogos, sociólogos, para citar apenas alguns exemplos.
Quais são as oportunidades de networking e colaboração oferecidas pelo programa?
Na verdade, este é um programa que acaba por atrair perfis muito diferentes de formandos, o que é muito relevante para um bom networking. A própria natureza da pós-graduação permite um trabalho muito próximo, o que gera um ambiente colaborativo.
Têm exemplos de projectos ou iniciativas que os alunos da pós-graduação em Comunicação em Saúde desenvolveram e que tiveram impacto real na sociedade?
Todos os alunos desenvolvem um projecto individual que é acompanhado com grande proximidade em Trabalho de Projecto I e II, onde podem endereçar um projecto real da organização onde trabalham ou de outra organização onde o queiram desenvolver. Diversos desses projectos deram já origem a acções no terreno junto de diferentes grupos populacionais.
Que outras formações ou ofertas é que gostariam de destacar na área da Saúde?
ferecemos um leque alargado de formações na área da psicologia, focadas sobretudo na promoção da saúde mental. Destacaria, por exemplo, a pós-graduação em Psicologia do Sono e a pós-graduação em Intervenção no Stresse Conjugal.
» Nelson Ribeiro, coordenador da pós-graduação em Comunicação em Saúde
» Patrícia Tavares, coordenadora da pós-graduação em Comunicação em Saúde
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.