Minipreço: Estamos comprometidos com os portugueses

O Minipreço, enquanto insígnia líder no segmento da distribuição alimentar de proximidade, teve, desde a primeira hora, a preocupação de garantir o abastecimento sem colocar em causa a segurança de colaboradores, parceiros e clientes, num esforço concertado que juntou valências de vários departamentos para a criação de uma metodologia comum, com princípios de actuação válidos para todos, segundo as mais rigorosas directrizes da Direcção-Geral da Saúde. É assim desde o dia 3 de Março, disponibilizando informação de segurança a todos os clientes, promovendo o distanciamento social e a limitação de clientes por loja e fomos a primeira insígnia a disponibilizar luvas e desinfectante na entrada de loja e a equipar os nossos colaboradores com viseiras e luvas.

Quisemos assumir a responsabilidade de 40 anos de história para todos os intervenientes na nossa cadeia relacional e fomos incansáveis na informação a passar. A distribuição moderna é um sector onde a emoção, afectividade e capacidade de relacionamento assumem uma importância crescente, contribuindo para índices de retenção cada vez maiores. A utilização concertada dos vários canais de comunicação que tínhamos ao nosso dispor foi fundamental como veículos emissores das mensagens que a dado momento foram consideradas essenciais para tranquilizar os diversos públicos para os quais desenhámos a nossa estratégia de comunicação.

Numa fase inicial, o público interno necessitava de esclarecimentos e utilizámos os nossos canais de comunicação para passar dicas de segurança, prevenção, higiene, de alerta para sintomas associados à pandemia e apelámos à responsabilidade de cada um para lidarmos com uma situação sem precedentes. Criámos, também, ferramentas de contacto com fornecedores e clientes, para que as mensagens chegassem a todos. Colocámos a experiência dos destinatários no topo da estratégia e o que de mais relevante tínhamos para dizer em cada momento. As nossas redes sociais foram um intenso veículo de comunicação e assumiram um papel preponderante para que todos tivessem acesso às medidas que íamos implementando em loja e sentissem que nada iria faltar. Que podiam contar com as lojas Minipreço abertas, abastecidas e em segurança para todos. O hashtag #PenseEmTodos passou a fazer parte de todas as comunicações, internas, externas, nas redes sociais e nas assinaturas de e-mail, como elemento agregador de tudo o que estávamos a fazer.

Mas era importante passarmos também uma mensagem de incentivo a todos os que, de repente, se viram desamparados pelo encerramento de vários sectores. A pandemia da Covid-19 tem colocado desafios intensos e muitos estão relacionados com o apoio às populações. Estamos a fazer a nossa parte, comunicando intensamente com todos, promovendo boas práticas e partilhando as recomendações actualizadas das instâncias governamentais, sempre que necessário, mas quisemos apoiar inúmeras instituições de relevo a nível local e nacional.

Mas fomos mais longe, mudando o nosso logótipo e assinatura, que remetem para o compromisso inequívoco da marca com todos os portugueses para, em conjunto, ultrapassarmos esta fase. O novo logótipo, com a assinatura “Ao Seu Lado Agora e Sempre”, espelha três pilares: a Responsabilidade de ficar em casa, como acto de coragem que devemos assumir, para que nos possamos proteger e permitir que quem tem de sair para trabalhar o possa fazer, também em segurança; a União, que remete para a bandeira nacional, porque só juntos poderemos ultrapassar esta fase e voltarmos à normalidade que tanto desejamos; e a Esperança, porque temos de acreditar que o futuro será risonho e todos podem contar com o Minipreço “Ao Seu Lado Agora e Sempre”. E lançámos um movimento de Mini Gestos, um apelo aos portugueses para realizarem pequenas acções que podem fazer a diferença e partilhá-las no perfil do Instagram #minigestossolidarios, criado com o intuito de ser a plataforma agregadora destes gestos, onde todos nos podemos inspirar e partilhar as acções, por mais simples que sejam, mas que contribuam para mudar e facilitar o dia- -a-dia de quem nos é mais próximo. O que pretendemos é que os Mini Gestos sejam um projecto de continuidade e uma plataforma onde possamos comunicar os valores que defendemos enquanto insígnia de proximidade. Temos essa responsabilidade enquanto líderes no segmento e queremos ser fonte de inspiração para que, juntos, possamos encontrar as respostas adequadas para os desafios.

Toda a nossa campanha de Mini Gestos solidários foi intensamente comunicada para os públicos internos e externos tendo, ainda, sido submetida a uma votação interna para a selecção das instituições de maior relevo nos 18 distritos de Portugal Continental.

Estes últimos meses foram também fundamentais para olharmos para a forma como as operações são conduzidas. Com a dedicação de todos, fomos superando obstáculos e a nossa operação nunca foi posta em causa. Mantemos a nossa liderança no sector do retalho de proximidade como valor a que não renunciamos. Queremos continuar a ser os melhores na proximidade, estar junto dos portugueses com lojas atractivas e ajustadas às suas necessidades, olhando para o consumer behaviour como o motor das alterações que vamos introduzindo.

Por isso, procurámos identificar parcerias que nos permitissem dar respostas a todos os tipos de solicitações da nossa base de clientes. Mas fizemo-lo com passos seguros e consolidados, sabendo que as entregas domiciliárias desempenham um papel fundamental e era uma área onde tínhamos de ter soluções. Para além do lançamento da nossa plataforma de comércio electrónico em minipreco.pt, fizemos parcerias com a Glovo e a Dott, que nos permitem chegar mais depressa aos nossos clientes em todo o País. Vamos aprofundar este caminho, continuando a desenvolver parcerias e a alargar o compromisso no online para que os clientes possam sempre contar connosco.

A operação online da DIA já tinha sido testada em 2019, mas por razões estratégicas decidimos não avançar. Contudo, tirámos muitas ilações que nos permitiram uma preparação mais adequada para o desafio. Esta operação era fundamental e temos como objectivo crescer solidamente num canal com enorme potencial de venda e qualitativamente com uma oferta ampla e diversificada, que satisfaça as necessidades de consumo do perfil dos nossos clientes. Queremos ser uma referência no retalho online nas geografias onde operamos, o que implica que o cliente reconheça a excelência do serviço. O reforço online, dotando as lojas Minipreço e Clarel de formatos de conveniência e de entregas domiciliárias em todo o País, é uma das principais apostas e um dos principais eixos de crescimento da marca para 2020 e 2021.

Começámos em Lisboa, mas iremos expandir. Até ao final do ano estaremos a cobrir Lisboa e Porto e poderemos pensar em mais geografias, dependendo das solicitações que venham a surgir. Queremos manter um serviço de excelência e ter uma relação 1 para 1 com o cliente e, para isso, contamos com equipas dinâmicas e que se adaptam às várias condicionantes e necessidades.

Continuamos a retirar lições das interacções que temos com os nossos colaboradores, clientes, parceiros e franqueados e continuaremos a aperfeiçoar os nossos pontos de contacto. Sabemos que os tempos são difíceis, mas acreditamos na nossa proposta de valor e, acima de tudo, na nossa capacidade de manter e aprofundar as relações únicas que soubemos construir, manter e fidelizar com todos num ano particularmente desafiante.

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