Dom Pedro Hotels & Golf Collection: Um oásis em Lisboa

“ll Gattopardo” (“O Leopardo”) é o título de um filme, datado de 1963, do famoso realizador italiano Luchino Visconti, protagonizado por Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale. Mas é também o nome do restaurante do hotel Dom Pedro Lisboa, que ali vai buscar inspiração, e por onde, curiosamente, a actriz Claudia Cardinale já passou, em 2007.

Tal como o filme que lhe dá o nome, o restaurante Il Gattopardo é uma referência no seu sector em Portugal. De ambiente luxuoso, este restaurante gourmet italiano é procurado, tanto para refeições de negócios ou reuniões de trabalho, como por clientes particulares que ali procuram um ambiente mais intimista, acolhedor e familiar.

Sempre a inovar para ir ao encontro das necessidades actuais dos seus clientes, o Il Gattopardo apresenta algumas novidades este ano. Assim, o restaurante renovou recentemente o seu espaço de esplanada, no terraço do hotel e com vista sobre Lisboa, que está agora dividido em duas partes: uma coberta e outra descoberta. A renovação do espaço já estava prevista nas obras de remodelação do Dom Pedro Lisboa, mas com a pandemia de Covid-19 surgiu também a necessidade de aumentar a área de esplanada, proporcionando uma maior segurança aos clientes do restaurante, que beneficiam agora de um espaço ao ar livre mais amplo e com maior possibilidade de distanciamento social. «O objectivo foi proporcionar um espaço mais actual, moderno e amplo, onde, além de refeições, podemos ter reuniões e coffee breaks ao ar livre», explica Daniela Kinnen, directora de F&B do Dom Pedro Lisboa.

Além da esplanada renovada, o Il Gattopardo apresenta agora uma nova carta, «sazonal e renovada, com base na disponibilidade de produtos frescos», frisa Daniela Kinnen. A nova carta inclui pratos de inspiração italiana e mediterrânica, com uma vasta opção de massas, carne, peixe e sobremesas, tais como: scottata de atum em crosta de pão de ervas, tomate, rúcula, redução de vinagre balsâmico; camarão tigre grelhado e risotto; spaghetti com tinta de choco; tiramisu; entre muitas outras opções.

Para os almoços de segunda a sexta-feira, o restaurante disponibiliza ainda o menu sugestão do chef, que inclui entrada, prato principal (massa, carne ou peixe), sobremesa, água e café, por um custo de 27 euros por pessoa, ideal para reuniões de negócios ou eventos privados.

Destaque ainda para o serviço de esplanada/ bar com vista panorâmica e finais de tarde «com um ambiente cosmopolita, glamoroso e sofisticado, com uma vasta carta de snacks, cocktails, vinhos e tábuas de queijo», convida a directora de F&B do Dom Pedro Lisboa.

Segundo a responsável, estas opções foram desenhadas para receber, tanto clientes particulares, como empresariais. «O restaurante Il Gattopardo sempre teve sucesso na captação de clientes não hospedados. Trabalhamos muito o segmento corporate e já temos uma base de dados de clientes habituais e fidelizados», explana Daniela Kinnen.

No que respeita à segurança, o Il Gattopardo, que ostenta o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, segue um restrito protocolo interno de segurança e prevenção implementado pelo Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection, em conformidade com as regras recomendadas pelas autoridades sanitárias. Este protocolo inclui medidas como a imposição de horários para as refeições dos hóspedes, por turnos, por forma a controlar o número de clientes dentro dos espaços e à entrada dos mesmos; a preferência dada aos espaços exteriores, para as refeições; a disponibilização de dispensadores de desinfecção à entrada de todas as salas e o incentivo à sua utilização antes da entrada nas mesmas; e a manutenção de uma distância social de segurança entre colaboradores e hóspedes. Além disso, são privilegiadas as opções pelo menu à la carte e não são servidas refeições em regime de buffet.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.

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