El Corte Inglés: Garantir os valores de montante a jusante

O El Corte Inglés tem trabalhado ao longo dos anos para tornar a sua actividade mais sustentável, minimizando o impacto para o ambiente, procurando um futuro melhor para todos. Para isso, de forma a honrar o seu compromisso com a sociedade e o ambiente, tem actuado em distintas frentes com o objectivo de desenvolver melhores condições na produção, mais adequadas e mais responsáveis, reduzir o consumo de recursos e melhorar a gestão dos resíduos.

Iniciou-se agora um novo ciclo, com o Plano Director de Sustentabilidade e RSC 2021-2025, aprovado em Novembro de 2020, que tem uma clara orientação para a sustentabilidade, com um âmbito de actuação estreitamente ligado às metas criadas pela União Europeia, como o Pacto Ecológico Europeu e o seu objectivo de neutralidade em carbono em 2050, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris contra as Alterações Climáticas em 2050.

O Plano Director de Sustentabilidade e RSC está estruturado em cinco pilares principais sobre os quais trabalham, através de vários projectos específicos: Produção e Consumo Responsável, Digitalização Verde, Acção pelo Clima (com o objectivo de reduzir a pegada ecológica da actividade e onde se destaca o Resíduo Zero AENOR), Cultura Corporativa, Igualdade, Diversidade e Compromisso Social, Boa Governança Corporativa.

O El Corte Inglés criou, recentemente, um selo de comunicação, o “El Corte Inglés Responsavelmente”, sob o qual comunica todas a iniciativas desta área e tudo o que diga respeito à sustentabilidade do negócio, valores, visão e missão do El Corte Inglés. «Comunicamos com os clientes através de várias plataformas, como é o caso do nosso site, que dispõe de uma área dedicada à sustentabilidade, com produtos e conteúdos informativos, através das nossas redes sociais, relatórios públicos e através de campanhas nas lojas físicas», conta fonte oficial do El Corte Inglés. A empresa considera, ainda, ser fundamental comunicar também aos colaboradores as actividades que desenvolve e, para isso, utiliza a sua plataforma de comunicação interna – Nexo.

Com mais de 17 mil referências sustentáveis, actualmente, tendo algumas delas mais do que uma certificação de sustentabilidade associada, o El Corte Inglés tem produtos sustentáveis em quase todas as áreas, como moda e acessórios, casa e decoração, lazer e brinquedos. Nos supermercados têm uma oferta de mais de 1200 produtos sustentáveis. Estes produtos são facilmente identificáveis pelo cliente através dos certificados nas etiquetas ou embalagens. O El Corte Inglés verifica sempre os certificados que são atribuídos por entidades independentes e que levam a cabo várias auditorias.

 

ENVOLVER OS COLABORADORES

Aqui acredita-se que só é possível uma empresa fazer a sua jornada de sustentabilidade, se envolver os colaboradores. Por isso, o El Corte Inglés envolve os seus colaboradores de diversas formas, criando grupos de trabalho compostos por colaboradores de várias áreas da empresa, dependendo do tipo de projecto, grupos para trabalharem projectos mais específicos, como, por exemplo, o desperdício alimentar, packaging sustentável, resíduo zero, inclusão e diversidade, oferta sustentável, entre outros.

Falando em resultados práticos, o El Corte Inglés já reduziu em 30% os sacos plásticos nas entregas de supermercado e na frutaria metade da oferta é já a granel, onde o cliente, se não levar os seus sacos, pode utilizar sacos de papel. Aumentar a oferta de sacos reutilizáveis e todos os sacos de papel são provenientes de bosques sustentáveis. Já os sacos de plástico são feitos com mais de 80% de plástico reciclado.

Além disso, garante o mesmo porta-voz, todos os produtos que têm são de compra responsável, pois os fornecedores, para trabalharem com o El Corte Inglés, têm que estar alinhados com os valores da empresa e assumir o compromisso de respeitar critérios de sustentabilidade. Actualmente, os fornecedores assinam a Carta de Compromisso Corporativo do El Corte Inglés e comprometem-se com uma série de princípios, como a protecção do ambiente e uso eficiente dos recursos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, a adopção de um comportamento ético empresarial, proibição de discriminação, proibição de trabalho infantil, entre outros.

«Tratamos todos os nossos resíduos, somos certificados no resíduo Zero AENOR, pois garantimos que mais de 90% dos nossos resíduos separados nas nossas lojas são valorizados e entregues a operadoras de resíduos que lhes dão outros destinos. » O projecto Resíduo Zero iniciou-se em 2020 e o El Corte Inglés foi certificado em 2021. Isto resultou num investimento significativo para a empresa e só foi possível com esforço dos colaboradores. Para se ter uma ideia, é necessário separar mais de 20 tipos de resíduos, valorizar e entregar a operadores distintos para se trabalhar projectos circulares. Em 2023, pretendem alargar este programa a todos os supermercados.

Por outro lado, as roupas que não podem vender são entregues a ONG, que as fazem chegar a quem mais necessita. E a empresa tem trabalhado também para reduzir o desperdício alimentar e, quando ele existe, doa todos os alimentos com toda a garantia de qualidade. Aliás, a questão do desperdício alimentar é uma das mais importantes para o grupo, e todas as sobras são entregues a instituições. Recentemente, o El Corte Inglés criou uma cerveja solidária e sustentável chamada “É uma cerveja”. Esta cerveja é feita à base de sobras de pão do El Corte Inglés, que se associou à cervejeira Oitava Colina e à Associação Crescer. A cerveja está depois à venda nos Supermercados do El Corte Inglés e nos restaurantes da associação. Parte das vendas reverte para a Associação Crescer.

 

PROMOÇÃO DA MOBILIDADE

O El Corte Inglés está também empenhado em promover deslocações mais sustentáveis e, por isso, tem vários lugares de estacionamento para bicicletas e promove o programa de apoio a aquisição de bicicletas para o município de Lisboa. Em 2019 assinou o Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa, um compromisso promovido pelo World Business Council for Sustainable Development, pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Business Council for Sustainable Development Portugal. Este pacto visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa, através de acções concretas. Uma das acções desenvolvidas foi um projecto-piloto de entregas com bicicletas eléctricas na cidade de Lisboa, que terminou em Setembro e cujo balanço foi positivo. Agora estão a ser estudadas novas formas de entregas sustentáveis.

Ao nível da energia, utiliza iluminação LED nos edifícios e implementou sensores de movimento para que a iluminação esteja ligada apenas quando necessário. Mais de 50% da energia que consome já é proveniente de fontes renováveis.

Todas as medidas implementadas têm permitido a redução de CO2 em comparação com anos anteriores. Mas, o caminho a percorrer ainda é longo. «Queremos alargar a nossa oferta de produtos sustentáveis e até 2025 queremos reduzir ainda mais o plástico utilizado nas nossas lojas.»

Durante o mês de Dezembro o El Corte Inglés vai juntar-se, como é habitual, à recolha de alimentos para o Banco Alimentar e terá a decorrer uma campanha com a Associação Salvador.

Tem já a decorrer uma exposição de arte na sala de Âmbito Cultural, no Piso 6 da loja de Lisboa, do projecto Ligarte da Fundação Liga, que trabalha a produção artística com pessoas com deficiência. As obras de arte estão à venda e as receitas revertem na totalidade para os artistas e para a Fundação Liga.

Terá ainda uma campanha de doação e reciclagem de brinquedos, em que recolhem os brinquedos antigos e os que estiverem em bom estado serão entregues à Cruz Vermelha Portuguesa, que os fará chegar a várias crianças.

Vai ainda, como é habitual, apoiar 40 instituições sociais próximas das lojas, doando alimentos e cabazes de Natal.

Garantido está já que para o próximo ano pretendem continuar a apostar na contratação e integração de pessoas com deficiência e renovar o selo Marca Entidade Empregadora Inclusiva com Menção de Excelência. Além disso, querem aumentar a oferta de produtos sustentáveis, reduzir a utilização de plástico, reduzir o impacto da actividade e valorizar ainda mais os resíduos em todas as lojas e supermercados em Portugal.

 

SENSIBILIZAÇÃO EM LOJA

Em 2019, o El Corte Inglés assinou um protocolo com a APAV, que se prolongou até 2021, e que prevê a promoção de iniciativas de sensibilização, formação, recolha de fundos e apoio à reinserção no mercado de trabalho. O balanço feito é muito positivo.

Em Novembro, o El Corte Inglés desenvolveu uma campanha de sensibilização nas lojas, para recolha de donativos junto dos clientes e colaboradores, e patrocinamos o prémio APAV para o jornalismo, que visa premiar trabalhos jornalísticos que se destaquem no escrutínio das violações dos direitos humanos. Mas a parceria vai além da recolha de fundos e dos patrocínios e o El Corte Inglés emprega vários colaboradores que estiveram ao abrigo de programas de protecção à vítima.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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