Casa Ermelinda: Melhor ano de sempre no que diz respeito a prémios
A Casa Ermelinda Freitas está a viver um dos seus melhores anos em termos de prémios e distinções. Desde 1999, a Casa já conquistou mais de 2000 prémios a nível nacional e internacional, um testemunho da qualidade e do empenho da sua equipa.
Leonor Freitas, presidente do conselho de direcção da Casa Ermelinda Freitas, expressa a sua satisfação pela trajectória da empresa: «Este ano está a ser o melhor de sempre no que toca a prémios, bem como a distinções.» A responsável sublinha que este êxito se deve ao «grande envolvimento e trabalho dos nossos colaboradores, destacando o trabalho do nosso enólogo, Jaime Quendera».
No entanto, apesar do sucesso em termos de prémios, o mercado vinícola português enfrenta desafios significativos. O sector está a passar por um momento difícil em termos comerciais, marcado pelo excesso de produção de uvas e pela diminuição do consumo. Nesse contexto, a Casa Ermelinda Freitas tem assumido um papel de responsabilidade social na região.
«Temos um papel de responsabilidade social na nossa região, que é assumido comprando todas as uvas aos pequenos produtores (cerca de 150 produtores), que não possuem adega e que ao longo de mais de 50 anos nos vendem as suas uvas», revela Leonor Freitas. «A Casa Ermelinda Freitas assume que é nestes momentos difíceis que temos de nos ajudar, e defende que, enquanto puder, não deixará ficar um cacho de uvas por comprar. Pois a qualidade da região é demasiado boa para ser abandonada, e quem trabalha a terra como estes produtores merece todo o nosso carinho.»
A presidente acredita na importância de apoiar a comunidade: «Sempre foi o meu lema – é nos momentos difíceis que temos de estar presentes, lutar, acreditar, ajudar.»
Leonor Freitas expressa ainda o seu optimismo em relação ao futuro: «Acredito muito no sector, na região e no trabalho de todos na Casa Ermelinda Freitas. Deixo um grande agradecimento aos consumidores que me têm ajudado a adquirir os vinhos da Casa Ermelinda Freitas, é assim que vamos ultrapassando os momentos difíceis.»
O ano de 2024 promete ser «bastante positivo». A Casa Ermelinda Freitas continua a lutar diariamente para «poder oferecer sempre o melhor vinho ao melhor preço aos consumidores ». E reafirma o seu compromisso com a qualidade e com o apoio aos pequenos produtores, contribuindo assim para o fortalecimento do mercado vinícola nacional.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Vinhos, azeites e bebidas espirituosas”, publicado na edição de Outubro (n.º 339) da Marketeer.