Cachapuz: O peso da experiência
Há vários documentos que comprovam a antiguidade da Cachapuz, sendo possivelmente a mais antiga empresa do sector da pesagem em Portugal. O nome “Cachapuz” remonta a 1694, tendo iniciado a sua actividade como “Casa do Antigo Cachapuz”. Naquela altura, a empresa actuava essencialmente na comercialização de “ferragens, cutelarias, armas e balanças” e na importação de mercadorias.
Só mais tarde, em 1920, é que avançou para a actividade industrial, com a construção de balanças decimais em madeira, tendo produzido a primeira ponte-báscula em 1934. Desde então, o percurso da empresa tem-se pautado pelo crescimento ao nível da oferta e pela expansão internacional.
A Cachapuz é hoje líder nacional na produção e fornecimento de equipamentos de pesagem, sendo referência mundial no desenvolvimento e implementação de software e automação para o mesmo sector. Integra, desde 1997, o Grupo italiano Bilanciai, um dos maiores players mundiais na indústria da pesagem. «Somos, acima de tudo, uma marca respeitada, de confiança, com uma ampla carteira de clientes em todo o mundo », revela Graça Cunha Coelho, directora- -geral da Cachapuz.
Apesar da sua vasta experiência em mercados como o do cimento, construção, resíduos, agronegócio e indústria transformadora, os sistemas integrados de pesagem da Cachapuz destinam-se a todos os sectores de actividade, ajustando-se à natureza, dimensão e à localização geográfica. «As nossas soluções tecnológicas são muito versáteis e flexíveis. Estamos, por isso, preparados para responder a qualquer área de negócio», assegura Graça Cunha Coelho.
Foi em 1950 que a Cachapuz deu início ao seu processo de internacionalização para mercados de língua portuguesa, como Angola e Moçambique. Desde então, tem vindo a expandir-se para outras geografias, estando actualmente presente em 15 países na Europa, África, Ásia e América Latina. As exportações correspondem a cerca de 40% do volume de negócios, sendo intenção da empresa o reforço da presença e oferta em países onde já está e a conquista de novos clientes e geografias.
A área de equipamentos continua a ter um peso significativo no volume de negócios – 4,5 milhões de euros – situando-se na ordem dos 70%. Ainda assim, esta percentagem tem vindo a diminuir gradualmente nos últimos anos, evidenciando uma tendência, por parte dos clientes, para a aquisição de mais soluções de software, com foco na melhoria da eficiência dos seus processos logísticos que envolvam pesagem.
Crescimento e consolidação
Dez anos depois de ter iniciado a sua actividade exportadora, em 1960, a empresa produziria o primeiro terminal antifraude e, em 1978, exportava 30 ponte-básculas para Cuba já com este equipamento inovador. Em 1985, desenvolveu, em parceria com a Universidade do Minho, a primeira balança electrónica e o primeiro terminal electrónico em Portugal. Já em 1993, instala a primeira solução de automação de arquitectura proprietária, com o C93 – primeiro self-service para carregamento a granel.
No início do séc. XXI, a Cachapuz desenvolve a primeira ponte-báscula digital, torna- se membro fundador do Centro de Excelência em Desmaterialização de Transacções e adere à rede PME Inovadoras da COTEC. Em 2012, ganha o prémio de excelência no trabalho na categoria de médias empresas no sector de Indústria e Energia, atribuído pela Heidrick & Struggles e, em 2016, ganha também o prémio de empresa com a melhor cultura empresarial. Destaca-se ainda que, em 2018, foi uma das empresas co-fundadoras do DTX – laboratório colaborativo para a transformação digital – e, desde 2019, é membro convidado do HiSeedTech – associação para a criação de valor através do conhecimento tecnológico e inovação. «A tecnologia está na base da qualidade e garante respostas state-of-art. Procuramos exceder as expectativas dos actuais e futuros clientes. Todas as soluções – software e automação e equipamentos – que desenvolvemos e fornecemos incorporam conhecimento de última geração, em linha com os benefícios que queremos que os nossos clientes tenham ao nível de processos logísticos de pesagem.»
Inovação no ADN
A inovação faz parte do ADN da Cachapuz, desde sempre. A vontade e capacidade para fazer diferente têm-se evidenciado transversalmente na empresa, abrangendo processos, actividades, soluções e produtos Cachapuz. Sempre com foco no crescimento e no futuro da empresa.
«A Cachapuz sempre soube inovar e, por isso, a sua oferta foi crescendo, num contínuo acompanhamento do mercado e das suas necessidades. O investimento na formação das pessoas, na modernização das infra-estruturas e em tecnologia de ponta tem contribuído muito positivamente para a nossa evolução e expressão internacional», comenta a responsável, lembrando que a Cachapuz não só cresceu como revolucionou o sector com uma oferta única e diferenciadora. «Estamos certos de que o nosso papel foi, e continua a ser, marcante no sector», acrescenta.
Dentro deste caminho, Graça Cunha Coelho destaca, como exemplos das suas principais inovações, a criação da ponte- -báscula (estrutura para pesagem de veículos) e o desenvolvimento da plataforma de software SLV. «São, sem dúvida, os dois ex- -líbris da nossa actividade.»
A responsável sublinha que o alargamento à área de software e automação e serviços remotos foi uma evolução natural da oferta e uma resposta antecipada a necessidades dos clientes. «Fomos pioneiros nessa matéria, sobretudo numa altura em que pouco se falava de conceitos como self-service, automatização, optimização e desmaterialização de processos.» A Cachapuz cedo percebeu que o caminho era por aqui e hoje, 30 anos depois, Graça Cunha Coelho tem a certeza de que fizeram a aposta certa. «Além dos produtos de pesagem, as Soluções SLV são hoje reconhecidas internacionalmente, pelas suas funcionalidades, benefícios e pelo impacto positivo que têm nos negócios.»
A responsável aproveita para evidenciar uma das mais recentes actividades da empresa, centrada precisamente na inovação. «Lançámos em Maio, em plena pandemia, o Ecossistema de Inovação Cachapuz. Mensalmente, vários colaboradores da empresa são desafiados a contribuir com sugestões inovadoras, que poderão depois ser transformadas em novos serviços, produtos ou soluções para o mercado. Tem sido uma iniciativa bem aceite pela equipa e tem resultado em ideias muito criativas e promissoras.»
Ao nível da inovação, a Cachapuz tem ainda vindo a colaborar com projectos de investigação, integrando entidades de referência nacional e internacional com forte pendor tecnológico e digital. Acompanham, também, sempre que possível, eventos e iniciativas focados na tecnologia, na Indústria 4.0 e na transformação digital. «Procuramos estar sempre atentos à evolução e às tendências dos mercados, para entregarmos sempre mais valor aos nossos clientes, aumentando a confiança e a transparência nos negócios.»