CA Vida reforça o seu compromisso com a luta contra o cancro da mama
Como se sabe, actualmente as empresas ocupam um espaço que vai muito além da geração de lucros, sendo cada vez mais notório o seu investimento na incorporação holística das dimensões ESG (ambiental, social e de governança), na sua Estratégia de Sustentabilidade Corporativa, promovendo iniciativas com impacto positivo no mundo e na comunidade onde se inserem.
Para a CA Vida, Seguradora Vida do Grupo Crédito Agrícola, tem sido esse o caminho. A seguradora assume-se cada vez mais como agente activo na mudança de comportamentos e como marca positiva aos olhos do consumidor. Com esse propósito, a CA Vida investe cada vez mais, de forma consistente e consciente, no seu papel social, através de parcerias relevantes e acções de responsabilidade social corporativa.
Segundo Susana Fava, directora de Marketing da CA Vida, «como seguradora vida, o nosso ADN encontra-se fortemente marcado pela missão de apoiar e proteger as pessoas e as famílias portuguesas». Acrescentando ainda que, «seguindo uma estratégia de proximidade com a sociedade e com os clientes Crédito Agrícola, a CA Vida tem reforçado anualmente o desenvolvimento de novas iniciativas de consciencialização da população para problemáticas emergentes ligadas à saúde e bem-estar, como é a luta contra o cancro da mama».
Consciente do impacto negativo que esta doença provoca maioritariamente na população feminina, a CA Vida assumiu, há mais de uma década, a missão de capacitar a mulher para lidar com a doença. Susana Fava reforça que «esta missão de sensibilização e de apoio não nasceu agora, já é um caminho que trilhamos há cerca de 13 anos, aquando do desenvolvimento do nosso Seguro de Vida CA Mulher, e que assumimos claramente como um dos nossos projectos bandeira».
Fortalecendo a sua notoriedade enquanto marca próxima e humana junto da sociedade, esta é também uma forma de consolidar o seu posicionamento como entidade preocupada com uma doença que afecta mais de 9000 mulheres por ano.
CA VIDA APOIA A INVESTIGAÇÃO DO CANCRO DA MAMA METASTÁTICO
Motivada pela procura de melhores cuidados de saúde para a mulher, em 2024, a CA Vida reforçou o seu compromisso com esta boa causa e vai mais além! Segundo a directora de Marketing da CA Vida, «dando um novo passo na sua estratégia de investimento social, a companhia viu, no apoio à investigação do cancro da mama metastático e àqueles que procuram alargar os limites do conhecimento científico, o caminho para amplificar o espectro de sensibilização e de informação que passa à comunidade, assim como o apoio que presta às mulheres nas várias fases da vida».
A seguradora investe agora em quem está na vanguarda da investigação do cancro da mama metastático ao apoiar o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (Fundação GIMM). Uma parceria com propósito, com uma das entidades mais credíveis e de referência no mundo da investigação biomédica, e que se viu traduzida no financiamento de uma bolsa à investigadora Dra. Ana Magalhães, do Laboratório Translacional de Cancro da Mama Avançado. «Uma parceria, que a CA Vida vê como um importante e válido contributo para a ciência e para a descoberta de novas formas de aumentar o diagnóstico precoce, reduzindo a incidência e mortalidade do cancro da mama metastático», reforça Susana Fava.
LEVANTE OS BRAÇOS POR UMA BOA CAUSA
Outubro é por excelência o mês dedicado à prevenção do cancro da mama. A altura ideal para promover a mais recente parceria da CA Vida com a Fundação GIMM, mas, também, para dar continuidade e reforçar toda uma estratégia anual de sensibilização junto da comunidade, para a prevenção desta doença, que afecta uma em cada nove mulheres em Portugal.
Prova deste compromisso é a mais recente campanha digital de comunicação e sensibilização focada na importância da prevenção e no diagnóstico precoce da doença, desenhada em parceria com a agência Get Brand. Ancorada no patrocínio da Corrida Sempre Mulher, esta campanha teve como propósito promover os recentes canais digitais da CA Vida e dar à sensibilização um maior alcance e visibilidade.
Com uma presença activa nos meios digitais, nomeadamente nas redes sociais, no novo site da seguradora, em media digital dedicada ao segmento feminino e numa campanha de email marketing dirigida às suas clientes, a companhia incentivou ao registo na sua área de clientes – MyVida, oferecendo uma inscrição para esta iniciativa solidária.
Presente na corrida, pelo 3.º ano consecutivo, como um dos seus patrocinadores oficiais, foi sob o claim “A sua proteção sempre em primeiro”, que a seguradora desafiou todas as mulheres a darem o primeiro passo para a sua protecção, promovendo o movimento “Levante os braços por uma boa causa”. «Um sinal de apoio à luta contra o cancro da mama, mas principalmente de apelo à realização de algo fundamental para a prevenção da doença: o auto-exame e o rastreio regular », afirma a directora de Marketing.
A par, e numa estratégia de proximidade e engagement com o público, a CA Vida dinamizou uma acção de activação aguerrida junto dos presentes, onde a mascote App MyVida se “colou” aos participantes, dando vida à mensagem “A CA Vida vai consigo para todo o lado”. «A CA Vida em 2024 apostou numa presença forte e diferenciadora no evento, com dois objectivos muito claros. Queríamos, por um lado, promover junto da comunidade os nossos novos canais digitais – site CA Vida, My- Vida Clientes –, área de clientes e app. Mas, principalmente, queremos entrar gradualmente no mindset dos participantes, reforçando a imagem da CA Vida como uma seguradora vida jovem, dinâmica e que está sempre ao lado dos seus clientes, nos vários momentos da vida», afirma Susana Fava.
DEIXAMOS UMA MARCA POSITIVA NA COMUNIDADE
Em 2024, a CA Vida foi ainda mais longe na sua actuação, quer ao nível da sensibilização da população e das mulheres em particular, quer no apoio à investigação. Foi objectivo da seguradora elevar o movimento “Levante os braços por uma boa causa”, contribuindo directamente para a ciência e para o estudo de uma doença que mata mais de 2000 mulheres por ano.
Foi dentro de “portas”, envolvendo os seus colaboradores e os colaboradores das empresas do Grupo Crédito Agrícola: CA Gest, CA Imóveis e CA Seguros, que a CA Vida promoveu duas iniciativas em prol da ciência e da investigação biomédica: uma palestra sobre o cancro da mama metastático e uma recolha de células para o Biobanco, em parceria com a Fundação GIMM.
No Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a companhia contou com a presença da Dra. Ana Magalhães, rosto da investigação do cancro da mama metastático, numa palestra de sensibilização sobre a importância da investigação desta doença. Uma palestra que será divulgada no canal de YouTube e nas redes sociais da CA Vida, por forma a disseminar um conteúdo que se vê como um válido contributo para a esperança de muitas mulheres afectadas pela doença, e que incentiva ao contributo activo de todos para o avanço da ciência, através de doação de células para o Biobanco.
Um desafio que foi aceite pelos colaboradores da CA Vida, mas também por colaboradores de outras empresas do Grupo Crédito Agrícola, que se tornaram dadores de células para o Biobanco, numa iniciativa organizada pela seguradora em parceria com a Fundação GIMM. A angariação de mais de 70 doações é um expressivo contributo para o enriquecimento dos Biobancos (repositórios de armazenamento de amostras biológicas) de apoio à investigação biomédica de várias doenças em estudo.
A directora de Marketing conclui, afirmando que «promover iniciativas desta índole e com o apoio de entidades tão prestigiantes na área da saúde e da investigação, como é o caso da Fundação GIMM, é para a CA Vida uma forma de acrescentar valor positivo àqueles com quem lidamos – os nossos clientes e parceiros, mostrando-lhes que estamos ao seu lado nas várias provas da vida, numa relação sólida e duradoura».
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.