CA Vida dá nova vida aos seus escritórios
Nos últimos anos, as alterações ao panorama laboral têm sido cada vez mais expressivas. No pós-pandemia, a adopção de novos modelos de trabalho, cada vez mais colaborativos, foi a resposta de várias empresas à ambição de proporcionarem aos seus colaboradores um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, uma melhoria para a sua saúde e bem-estar e uma diminuição dos seus tempos/custos de deslocação, enquanto paralelamente estimulam a produtividade, reduzem custos de estrutura e asseguram a diminuição da sua pegada carbónica (ambiental).
Para a CA Vida, seguradora Vida do Grupo Crédito Agrícola, não foi diferente. A adesão a um modelo de trabalho híbrido e colaborativo, a par com os desafios de negócio e organizacionais que a companhia tem enfrentado, teve reflexo na necessidade de organização do seu espaço laboral. Com um modelo de negócio cada vez mais focado na experiência e na satisfação do cliente, a seguradora tem orientado esforços em prol de um eficiente processo de transformação digital, o que conduziu a uma alteração do mindset da estrutura interna, para uma cultura mais dinâmica, inovadora, eficiente e totalmente Costumer Centric. Mudanças que alavancam o reconhecimento de clientes e parceiros, e que fazem a CA Vida e a sua equipa crescer.
Com foco no futuro da companhia, a CA Vida viu na adaptação do seu escritório, no edifício Bloom, em Campolide, não só a resposta às necessidades e exigências inerentes à adopção de um modelo de trabalho mais flexível e a um novo posicionamento no mercado, mas também a possibilidade de criar uma experiência mais igualitária e inclusiva para todos os colaboradores, reactivando o gosto pela permanência no espaço físico.
Para a companhia, a flexibilidade e a sustentabilidade do escritório foram as forças motrizes para a criação de um espaço onde os colaboradores sentissem os reais benefícios do trabalho colaborativo. Para tal, era peremptório que o escritório tradicional desse lugar a espaços mais abertos, impulsionadores da liberdade de trabalho e da colaboração entre equipas. Mais do que um escritório, a companhia pretendia criar uma casa para quem o frequentasse. Uma variedade de espaços que se adaptassem aos diferentes modos de trabalho e de usos, com áreas individuais de trabalho, espaços colaborativos para interacções presenciais e virtuais (em resposta às necessidades trazidas pelo aumento das videochamadas), locais de concentração e isolamento e também áreas que potenciassem a vida social no trabalho e a reunião e intercâmbio entre equipas.
CASACOMVIDA
Grande parte do nosso dia-a-dia é passada a trabalhar. No escritório ou em casa, o espaço de trabalho tem uma influência directa no bem-estar físico, emocional e social do colaborador, assim como no seu desempenho, produtividade e criatividade.
Com a mudança assumida do modo de pensar e viver os escritórios, a CA Vida, ao invés de basear o design do seu novo espaço na necessidade de aumentar a sua equipa, adoptou uma visão mais focada no bem-estar e nas necessidades dos seus colaboradores, investindo na sua valorização.
Em resposta a estas grandes alterações, para esta renovação foi desenvolvida uma nova identidade visual, sustentada na análise da cultura, visão e valores da marca. Uma personificação da mesma, que se viu reflectida não só nas opções arquitectónicas tomadas, nomeadamente, através do equilíbrio entre as cores, texturas e materialidades de referência natural, mas também na criação de um key visual, que espelha o sentido de pertença, modernidade e portugalidade da marca, convidando os colaboradores a regressarem a “casa”. Sob o mote CASAcomVida, a CA Vida inaugurou o seu novo escritório, recebendo toda a equipa num espaço que responde à sua “ambição/ desejo” de ter espaços de convívio, onde pudesse partilhar experiências e interagir fora da esfera profissional. Uma “segunda casa”, mais confortável, flexível e funcional para quem a frequenta ou visita.
Com um novo layout, os escritórios da CA Vida são uma aposta na eliminação de barreiras físicas rígidas e na promoção do espírito de equipa. Para tal, as novas instalações dispõem agora de áreas de trabalho individualizadas em sistema de “open space”, fomentando uma gestão de proximidade; diversas zonas com mobiliário polivalente, utilizável para diversos fins, tornando o espaço mais colaborativo e dinâmico, e permitindo o networking inter e intra-equipas (conversation rooms e boxes polivalentes); espaços de concentração (conversation rooms); espaços sociais e de convívio versáteis, onde os colaboradores podem recarregar energias, ler ou discutir ideias; uma copa única para utilização de todos os colaboradores, que promove o convívio e interacção entre colegas; e uma sala dedicada à saúde dos colaboradores, onde se realizam consultas mensais. Espaços dedicados ao brainstorming, ao trabalho de projecto, à realização de reuniões de carácter mais ou menos formais e à promoção de dinâmicas internas também foram considerados neste projecto arquitectónico, onde a CA Vida investiu na criação de salas flexíveis e polivalentes, que se unificam e adaptam consoante as necessidades, até uma capacidade máxima de 70 pessoas.
Com um balanço extremamente positivo das novidades implementadas no espaço recentemente inaugurado, a seguradora CA Vida defende que “um escritório com soluções diversas, como o criado, tem a capacidade de proporcionar uma experiência distinta a cada equipa, promovendo a criatividade, cooperação e inovação, exigidas pela gestão cada vez mais dinâmica dos dias modernos”.
COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE
Enquanto entidade promotora de boas práticas, a CA Vida pretende ser uma referência na sustentabilidade, contribuindo para um planeta e futuro melhores. Com uma estratégia ESG assumida, a seguradora pauta as suas acções pelos valores do humanismo, da responsabilidade social e da protecção ambiental, o que também se viu reflectido neste projecto.
Para a CA Vida, a sustentabilidade no escritório é muito mais do que reciclar ou reduzir os níveis de consumo de papel, plástico e água. É, além de tudo isso, ser eficiente e estar 100% comprometida com o bem-estar de todos os colaboradores da seguradora.
A pensar nos seus utilizadores e em como gerar impacte positivo na sua cadeia de valor, na procura pela criação de um escritório “mais verde”, a seguradora teve em consideração sete elementos fundamentais, baseados nas melhores práticas internacionais: a escolha de materiais sustentáveis e certificados, a flexibilidade do espaço, a luz, a acústica, a térmica, a utilização de elementos verdes e formas orgânicas e um design activo (distribuição de espaços). Trata-se de um conjunto de elementos que influenciam directamente a salubridade e eficiência do escritório, ao mesmo tempo que promovem o favorecimento do movimento físico dos colaboradores, evitando o sedentarismo.
Com o objectivo claro de ser reconhecida como entidade empregadora de referência no mercado segurador, este projecto é para a CA Vida uma forma de reforçar a sua postura cada vez mais sustentável e de impactar positivamente o dia-a-dia dos seus colaboradores. Desta forma, a seguradora consegue ajudar a diminuir o stress das suas equipas e a melhorar, consequentemente, a produtividade, bem-estar e saúde das mesmas.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.