SIMAS: Beba água da torneira!
Os SIMAS de Oeiras e Amadora são uma instituição profundamente enraizada nos dois concelhos que servem. Este ano assinalámos 93 anos de história e, nesta medida, somos uma organização que assistiu e participou no desenvolvimento económico e social de Oeiras e da Amadora. Claro que em 93 anos quase tudo mudou. Todavia existem dois factores que se mantêm perenes neste percurso: a “Qualidade” e a “Confiança”. Ao longo desta história, que seguramente conheceu avanços e recuos, os SIMAS são sinónimo de elevada qualidade nos serviços que prestam e esse rigor traduz-se numa relação de forte confiança entre a instituição e as comunidades locais.
«Somos uma organização com 450 colaboradores, que serve uma população de cerca de 380 mil pessoas. Com os movimentos pendulares nos dois territórios, serão perto de 500 mil consumidores que diariamente beneficiam da água de qualidade que chega através da torneira. Esta missão, aparentemente simples, tem a montante um conjunto complexo de processos e procedimentos que, conjugados, permitem um output final de qualidade. Sabemos que as pessoas, sendo totalmente necessárias, são quase sempre insuficientes. Também sabemos que a tecnologia, sendo totalmente insuficiente, é absolutamente necessária. E com certeza que na interacção entre pessoas e tecnologias residem processos de trabalho que são, afinal, o conjunto de acções que se desencadeiam para produzir resultados. O nosso modelo assenta num sistema orgânico concebido para articular esta perspectiva tridimensional composta por pessoas, processos e tecnologia, valorizando cada um dos elementos e as suas interacções. É nesta linha que actuamos, que estruturamos a organização e que procuramos a melhoria todos os dias», afirma Alfredo Romano de Castro, director delegado dos SIMAS.
Além das funções referidas, os SIMAS assumem um enorme compromisso com a comunidade, promovendo uma consciencialização e sensibilização ambiental para a importância do recurso água, preservação do ambiente e desenvolvimento sustentável.
À luz dos acontecimentos, desafios e consequências que a Covid-19 provocou no País, mantivemos e adaptámos o Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), ajustando-o às novas tecnologias e utilizando novas formas de comunicar.
O programa, dedicado a crianças e jovens das comunidades escolares de Oeiras e Amadora, chega todos os anos lectivos a milhares de alunos, diariamente, através de um veículo interactivo designado de Roadshow, com sessões pedagógicas presenciais nas escolas.
A APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa atribui todos os anos prémios que visam distinguir e reconhecer a excelência da comunicação empresarial portuguesa e, este ano, voltámos a vencer um dos prémios, na categoria de “Campanha Externa”, com o projecto PEAS – Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Perante os tempos que estamos a viver, o PEAS reinventou-se, passando para o mundo digital com o intuito de garantir que professores e alunos continuam a ter acesso às aulas temáticas de sensibilização ambiental, dedicadas este ano aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Este projecto visa sensibilizar os alunos desde o jardim de infância ao 3.º ciclo das escolas dos dois concelhos para um uso racional da água e para a importância do saneamento, promovendo a adopção de hábitos e comportamentos mais sustentáveis e a preservação do ambiente. Este ano lectivo de 2019/20 o tema foi “Missão ODS – O Herói és Tu!”.
Nesta adaptação do Roadshow PEAS, mantivemos online um contacto estreito e constante com a comunidade escolar e em alternativa às acções presenciais do Roadshow, que se encontravam suspensas, os SIMAS conseguiram promover as suas aulas temáticas de educação ambiental por videoconferência, destinadas a discentes e docentes, e ainda a participação dos alunos em casa no passatempo deste ano lectivo, perante o mote: “A tua ideia faz a diferença”.
A gamificação acabou por se tornar uma grande aposta na educação e, por isso, lançámos o Wizz, que é um jogo divertido e inovador que combina a gamificação móvel com os suportes físicos. É ideal para interacção em sala de aula ou em casa, com a família e amigos. Permite jogar em modo tabuleiro ou modo batalha (através do site ou do telemóvel). A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) distinguiu a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos sectores público e privado, com e sem fins lucrativos, com boas práticas em responsabilidade social e sustentabilidade. Os SIMAS foram reconhecidos pela APEE com o projecto Wizz – Quiz da Água, apresentado como boa prática no eixo Responsabilidade Social, categoria: Ambiente – Redução de Impactes.
Outro projecto inovador é o “Clube da Água”, que existe desde 2008 e que conta com mais de 5000 sócios, tendo como objectivo incentivar as crianças dos quatro aos 16 anos a terem hábitos de poupança e de consumo sustentável e, assim, ajudarem a preservar o ambiente. Ser sócio do “Clube da Água” permite ter acesso a um conjunto de parcerias e descontos.
Para além destes projectos e das habituais celebrações do Dia Nacional da Água e do Dia Mundial da Água, marcamos presença em inúmeros eventos e festivais através do “Clube da Água”. Estas acções de activação da marca permitem fornecer água através de equipas de aguadeiros e da carrinha “pão de forma”, bem como promover jogos lúdico- -pedagógicos, experiências e actividades que sensibilizam a população infanto-juvenil. O principal objectivo é reunir as famílias e tornar o conceito de sustentabilidade transversal a todos. Consideramos fundamental apostar na divulgação de boas práticas ambientalmente sustentáveis e no respeito pela vida do planeta, com especial incidência no meio hídrico.
«O facto de os SIMAS serem prestadores de um serviço imprescindível para as populações leva-nos a manter permanentemente uma forte capacidade de adaptação. Por esse motivo acompanhámos de forma atenta o processo pandémico, mesmo antes de se registar o primeiro caso em Portugal. E, para além de atentos, preparámo-nos atempadamente para garantir uma resposta adequada, atendendo ao duplo papel que assumimos neste processo: por um lado, uma entidade que viria a garantir a continuidade da prestação de serviços à população, nunca diminuindo a capacidade de resposta; por outro lado, enquanto entidade empregadora, responsável pela preservação da saúde e do bem-estar dos colaboradores. Na qualidade do serviço, mantivemos todos os procedimentos que garantem a excelência da qualidade da água e garantimos sempre uma capacidade operacional de intervenção na via pública. A principal adaptação neste domínio passou pelo direccionamento do sistema de atendimento reforçando os canais telefónico e digital, embora tenhamos sempre mantido os atendimentos presenciais, agora sujeitos a marcação prévia », explica Alfredo Romano de Castro.
Afinal, conseguimos criar novas formas de comunicar em tempos de pandemia, fomos vencedores pela Entidade Reguladora, que nos atribuiu o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano e pela APCE, que distinguiu o Programa de Educação para a Sustentabilidade (PEAS), na categoria Campanha Externa.
Projectámos para 2021 várias novidades. Até lá, mantêm-se os desafios de prestar um serviço de excelência aos seus clientes, fornecer uma água segura de altíssima qualidade, visando sempre a sensibilização das populações para o consumo da água da torneira e uso eficiente da mesma. Beba água da torneira com toda a segurança.