ANA – Aeroportos de Portugal: De asas bem abertas
O boom do sector do Turismo nos últimos anos é indissociável, entre outros factores, do reforço da conectividade aérea do País. Esta tem sido, por isso, uma das prioridades assumidas pela ANA | VINCI Airports, que tem colocado em prática uma estratégia de criação de novas rotas, além do reforço de algumas rotas já existentes em todos os seus aeroportos. Este Verão não é excepção e volta a ser muito dinâmico em termos de conectividade nos aeroportos nacionais, com a abertura de nada menos que 56 novas rotas, 32 das quais para novos destinos, que até então não eram servidos por voos directos.
A estratégia de reforço de conectividade é transversal a todos os aeroportos operados pela ANA | VINCI Airports. No aeroporto de Faro, por exemplo, as nove rotas inauguradas neste Verão são todas para novos destinos, trazendo «um impulso significativo à conectividade directa e contribuindo assim para a diversificação de mercados emissores para a região do Algarve», sublinha Francisco Pita, Chief Comercial Officer da ANA – Aeroportos de Portugal, destacando a ligação directa entre Faro e os Açores, operada pela Azores Airlines, cuja ligação directa aumenta igualmente a conectividade com a América do Norte via Ponta Delgada.
No aeroporto da Madeira, são oito as novas rotas inauguradas este Verão, todas elas igualmente para novos destinos, destacando-se o contributo da easyJet, com três novas rotas (Basileia, Genebra e Paris). A Azores Airlines continua também a apostar na região com abertura de rotas directas para Boston e Toronto, além da continuidade da rota para Nova Iorque.
Com cinco novas rotas directas, incluindo quatro para destinos novos (Bruxelas, Milão, Faro e Praga), o aeroporto de Ponta Delgada não fica atrás em novidades neste Verão. «Estas novas rotas juntam-se aos aumentos significativos de capacidade nas rotas existentes com a Iberia, British Airways, Lufthansa, Edelweiss e Azores Airlines», frisa Francisco Pita.
Já o aeroporto do Porto apresenta nada menos do que 15 novas rotas. O destaque vai para o início de operações da Jet2.com, que começou a operar de forma regular para o Porto a partir de Manchester, e para a Azores Airlines, com três novas rotas directas do Porto para Nova Iorque, Boston e Toronto. A Air Serbia, que iniciou as suas operações no Inverno de 2023, continuará a operar para Belgrado este Verão, pela primeira vez.
Quanto ao aeroporto de Lisboa, recebe este Verão 16 novas rotas e cinco novas companhias aéreas: a Qatar Airways retomou a operação com o voo de Doha, interrompido com a pandemia; a low-cost Pegasus Airlines liga agora Lisboa a mais duas cidades turcas, Izmir e Ancara; a Icelandair iniciou a sua operação para Lisboa com origem em Reiquiavique; a Egyptair liga agora Lisboa ao Cairo; e a Korean Air iniciará voos directos de Seul já a partir de Setembro. Também em Setembro, a TAP Air Portugal vai expandir os seus serviços para o Brasil com um novo destino, Florianópolis.
«Em termos globais, as novas rotas apresentadas, que se juntam a reforços de operação em rotas já operadas, vêm consolidar as perspectivas de crescimento da conectividade e de tráfego em todos os aeroportos da rede ANA | VINCI Airports para 2024, ultrapassando largamente os níveis pré-pandemia», salienta Francisco Pita.
NOVIDADES PARA O INVERNO
Mas as novidades para este ano, em termos de conectividade aérea, não ficam por aqui. Já para o próximo Inverno IATA (que tem início em Outubro), está prevista a abertura de 25 novas rotas, com especial destaque para as regiões autónomas, onde o «crescimento da conectividade de Inverno tem sido uma forte aposta para reduzir a sazonalidade destes destinos », refere o Chief Comercial Officer.
Só o aeroporto da Madeira representa 1/4 das novas rotas que serão inauguradas no próximo Inverno, com duas novas companhias aéreas a chegar à região a partir de novos mercados: a Air Baltic de Riga (Letónia) e a Play de Reiquiavique (Islândia). As companhias Wizz Air, a easyJet, a Jet2.com e a Eurowings continuam também a desenvolver os seus serviços com abertura de rotas para Gdansk, Amesterdão, Liverpool e Nuremberga, respectivamente.
No arquipélago dos Açores, o aeroporto de Ponta Delgada contará com o prolongamento para a estação de Inverno de três rotas que estão em vigor neste Verão: Faro e Milão com a Azores Airlines; e Zurique com a Edelweiss, que irá operar para os Açores pela primeira vez, entre Novembro de 2024 e Março de 2025.
Também no caso do aeroporto de Lisboa, a maioria das novas rotas abertas durante o Verão será prolongada para o Inverno. É o caso da Qatar Airways, Korean Air, Egyptair e Icelandair. Entre as novas rotas que se iniciam no próximo Inverno, destaque para a abertura de uma rota da easyJet para a ilha do Sal, em Cabo Verde, e para a TAP Air Portugal, que abrirá o seu 12.º destino no Brasil (Manaus, via Belém). Já a companhia aérea LOT vai operar pela primeira vez para Portugal a partir de Fevereiro de 2025, com um voo entre Varsóvia e Lisboa.
O aeroporto do Porto vai receber quatro novas rotas no próximo Inverno IATA, incluindo a abertura de um voo directo da easyJet para a ilha do Sal, que assim passa a contar com oferta de voos low-cost a partir dos dois principais aeroportos nacionais.
Em Faro, as novidades de Inverno vêm do frio, com a Finnair a operar pela primeira vez a partir de Helsínquia. O aeroporto será ainda alvo de «apostas de continuidade muito importantes, como o alargamento para o Inverno da rota da Ryanair entre Faro e Budapeste, inaugurada este Verão», sublinha Francisco Pita.
Com estas novidades, a ANA | VINCI Airports consolida a sua estratégia de reforço da conectividade em mercados considerados estratégicos para o Turismo nacional, com destaque para a América do Norte (EUA e Canadá), que tem sido alvo de um aumento significativo da capacidade de voos (+61% este ano face a 2019), com a introdução de novas rotas e frequências adicionais operadas por grandes companhias aéreas mundiais, como a United Airlines e a Air Canada. «Acreditamos que é de importância estratégica continuar a desenvolver estes mercados. Neste momento, a nossa prioridade passa pelo reforço da oferta de conectividade no Inverno, nomeadamente nos aeroportos de Lisboa e Porto», explana Francisco Pita.
Destaque ainda para o desenvolvimento de rotas para a América do Sul, com o Brasil a manter-se um mercado prioritário para a gestora aeroportuária, registando-se um aumento de voos directos para várias cidades brasileiras. «Finalmente, o desenvolvimento estratégico de rotas para a Ásia e Médio Oriente tem igualmente dado frutos, com o reforço da conectividade através de parcerias com companhias aéreas como a Turkish Airlines, Qatar Airways e Emirates, que oferecem voos directos e frequentes para importantes hubs internacionais», frisa o Chief Comercial Officer da ANA – Aeroportos de Portugal. Sem esquecer os mercados europeus maduros, como o Reino Unido, França, Espanha e Alemanha, que se mantêm como os principais mercados internacionais da ANA | VINCI Airports, mas ainda com margem de crescimento.
MELHORAR A EXPERIÊNCIA
Além do incremento da conectividade aérea, outro dos eixos estratégicos da ANA | VINCI Airports passa pela melhoria da experiência de todos os passageiros. Nesse sentido, a empresa tem vindo a pôr em prática alguns investimentos relevantes na sua rede de infra-estruturas aeroportuárias.
No aeroporto de Lisboa, por exemplo, está em curso um plano de melhoria da qualidade do serviço, através de intervenções em diferentes áreas do percurso das partidas e chegadas. As áreas de embarque e circulação contam agora com uma ambiência renovada, novo mobiliário sustentável, mais áreas de descanso e carregamento de telemóveis, bem como a renovação e aumento de capacidade de instalações sanitárias. «Introduzimos também melhorias muito significativas na nossa oferta de serviços premium, como o novo canal fast track e a renovação do lounge ANA, e temos avançado tecnologicamente com a instalação de tecnologia biométrica nos processos de embarque. Estas melhorias têm tido um impacto muito positivo na experiência dos nossos passageiros», refere Francisco Pita.
Ainda no aeroporto Humberto Delgado, decorrem obras de remodelação no Terminal 2, que contará com mais portas de embarque e introdução da tecnologia biométrica, mais espaço e lugares sentados, novos espaços de lazer e de compras. «Serão iniciadas ainda este ano as grandes obras de expansão do Terminal 1, com a construção de 10 novas pontes telescópicas (mangas) Schengen, novas áreas de embarque, novas áreas operacionais, comerciais e de lazer. Um grande investimento que transformará positivamente o aeroporto de Lisboa nos próximos anos», salienta o Chief Comercial Officer da ANA – Aeroportos de Portugal.
Já no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estão actualmente em curso obras de reforço estrutural da pista, mas também intervenções na área de segurança, nas lojas Duty Free e no lounge.
Nos Açores, o aeroporto da Horta está a iniciar obras na zona das partidas, acessos, loja Duty Free, controlo de segurança e portas de embarque. Em Ponta Delgada, foram iniciadas neste Verão obras de remodelação de alguns espaços e de preparação para as futuras obras de expansão.
Na Madeira, as obras do aeroporto de Porto Santo, que se iniciam em breve, trarão um novo terminal, desenhado para se constituir como uma infra-estrutura «mais sustentável e moderna, orientada para o conforto, tranquilidade e protecção ambiental». Além disso, terão início ainda este ano as obras de construção da central fotovoltaica nas novas coberturas dos parques de estacionamento, um investimento que fornecerá energia renovável suficiente para que o aeroporto tenha um autoconsumo de 26%.
Por fim, o aeroporto de Faro, que este ano terminou as obras na cobertura do terminal, está prestes a inaugurar o novo espaço de partidas e chegadas, que aumenta a capacidade de processamento e o conforto dos passageiros.
Este foi também o ano em que a ANA | VINCI Airports implementou a experiência biométrica no embarque nos aeroportos de Lisboa, Porto e Madeira, e concluiu a instalação dos novos equipamentos de rastreio de bagagem de porão com tecnologia tomográfica no controlo de segurança.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.