Altis Hotels: Na senda da expansão

Há mais de 50 anos, nascia o Grupo Altis Hotels, com a abertura da primeira unidade hoteleira em Lisboa, hoje designada Altis Grand Hotel, em 1973. Nas décadas seguintes, até ao ano de 2010, o grupo haveria de consolidar o seu posicionamento no segmento de topo (5 estrelas), bem como a sua presença na capital portuguesa com a abertura de nada menos que quatro outras unidades hoteleiras: Altis Suites, Altis Prime, Altis Avenida e Altis Belém Hotel & Spa. Mas, agora, o Grupo Altis Hotels entra numa nova fase de expansão, com a abertura do Altis Porto, a sua primeira unidade na cidade Invicta e no Norte do País.

Ao longo das últimas cinco décadas, «cada abertura teve a sua história, o seu percurso, e foi para um público específico de acordo com a localização e o posicionamento de cada unidade, mas sempre dentro da linha de serviço próximo que nos é tão característico. O mais recente passo, com a abertura na cidade do Porto, é especialmente significativo por ser a primeira unidade a abrir fora de Lisboa», afirma Matilde Blanc, directora de Marketing e Comunicação do Grupo Altis Hotels.

Resultado de um investimento na ordem dos 27 milhões de euros, o novo Altis Porto Hotel é uma unidade de cinco estrelas, localizada perto dos jardins do Palácio de Cristal, com todo um conceito orientado para o bem-estar. O hotel conta com 95 quartos, dos quais sete suítes (com camas Hästens), um sundeck panorâmico com cocktail bar no rooftop e uma piscina infinita com vista para o Douro. No restaurante Exuberante, liderado pela chef Rafaela Ferreira, a aposta recai em ingredientes biológicos, sazonais e locais, sendo que o que se pretende é proporcionar uma cozinha dinâmica e cosmopolita.

Para promover o bem-estar dos hóspedes, o hotel disponibilizará em breve dois programas completos de detox, de dois e quatro dias. Estes planos incluirão dietas e exercícios específicos, desenvolvidos pela nutricionista Mafalda Almeida. No spa, será ainda possível usufruir de tratamentos exclusivos, uma piscina interior aquecida e um ginásio.

Na base de tudo isto está, como sempre, a qualidade do serviço de acordo com os padrões exigentes que a família Martins, que detém o grupo, traçou há mais de 50 anos. O novo Altis Porto representa assim um passo histórico na expansão do negócio do grupo hoteleiro. Nas palavras do presidente da administração do grupo, Raul Martins, este investimento «vai contribuir de forma marcante para reforçar o leque de hotéis de grande qualidade que a cidade do Porto oferece, com um impacto muito positivo na empregabilidade de pessoas muito qualificadas».

Pela sua tipologia e conceito, esta é uma unidade que tem como mercados-chave, nesta fase de arranque, os EUA, o Brasil e outros países da América Latina, e alguns países estratégicos na Europa. O principal canal de promoção é a comunicação directa com os clientes. «Temos uma estratégia de marketing digital muito forte e contamos com os nossos parceiros para este arranque», refere Matilde Blanc. «As nossas expectativas são altas. Foi um passo amadurecido, pensado ao detalhe e com o cliente final como foco. É um hotel que vai ao encontro de todas as necessidades dos viajantes cosmopolitas, onde o bem-estar está no centro da atenção», frisa a directora de Marketing e Comunicação do Grupo Altis Hotels.

RESPEITAR O CRESCIMENTO SUSTENTADO

A inauguração do Altis Porto Hotel representa assim uma nova fase do plano de expansão do Grupo Altis Hotels, que desde 2010 não abria uma nova unidade hoteleira. O crescimento gradual e sustentável do grupo ao longo de mais de cinco décadas de actividade preserva a sua exclusividade e cariz familiar, ou não tivesse sido fundado nos anos 70 pelo empresário Fernando Martins e seus filhos, mantendo-se até hoje nas mãos da família.

«Temos muito orgulho em ser um grupo familiar e nacional, muito focado na qualidade e autenticidade do serviço. Trabalhamos diariamente para que cada estadia seja uma experiência positiva e única, seja ela profissional ou em lazer», sublinha Matilde Blanc. O cariz familiar é assim um ponto de diferenciação da marca no mercado. «Todas as grandes decisões passam pela família e são pensadas com uma postura muito característica da família Martins, alicerçada em 50 anos de experiência», reitera a responsável.

Com esta novidade no Norte do País, o grupo sobe para seis o número de hotéis no seu portefólio. Cada um dos hotéis de 5 estrelas tem um posicionamento e um tipo de cliente muito especial. No Altis Avenida, a localização é o ponto forte. O estilo sofisticado deste hotel boutique de luxo torna-o o local perfeito para uma estadia descontraída em plena Baixa pombalina, com um serviço de excelência e um restaurante/bar distinto, o Rossio Gastrobar. É um hotel pensado para clientes que querem conhecer o centro de Lisboa, geralmente em estadias curtas.

Quem escolhe o Altis Belém Hotel & Spa procura uma experiência diferenciada, fica mais de uma noite e valoriza opções de fine dining e bem-estar. Num estilo moderno e numa das zonas históricas da cidade, longe do centro, é o hotel ideal para uma estadia descontraída à beira-rio. Aqui, o restaurante Feitoria (estrela Michelin) transporta os clientes para a frescura e autenticidade do sabor dos ingredientes locais. Num estilo mais descontraído, a Cafetaria Mensagem desperta sentidos com comida do dia-a-dia, enquanto o 38º 41’ Gastrobar é ideal para um entardecer à beira-Tejo ou um copo depois do jantar.

No Altis Grand Hotel, bem no centro de Lisboa, valoriza-se a história, a arte e o design, bem como a possibilidade de viver uma experiência autenticamente portuguesa. É também um hotel muito focado em grupos e pronto para receber diversos tipos de eventos, com uma oferta de restaurantes e bares – Grill D. Fernando, Rendez Vous, Bar S. Jorge e Garden Roof Bar (apenas aberto nos meses de Verão) – para todos os palatos.

Já para estadias longas, em família, com amigos ou por motivos profissionais, o grupo disponibiliza duas opções, o Altis Prime (com 22 apartamentos turísticos) e Altis Suite (78 apartamentos de luxo). Localizados nas laterais do hotel fundador do grupo, apresentam-se como as melhores opções para conhecer Lisboa com calma.

O novo Altis Porto vem complementar na perfeição a oferta do Grupo Altis Hotels. Com esta novidade, o grupo pretende «dar resposta a clientes que vão mais além e procuram um equilíbrio entre bem-estar, turismo e trabalho», salienta Matilde Blanc.

NOVAS LOCALIZAÇÕES EM ESTUDO

Sempre com o intuito de preservar o crescimento sustentável, o Grupo Altis Hotels promete continuar a mexer com o mercado e manter-se na rota do crescimento. Os planos de expansão do grupo incluem uma nova unidade no centro de Lisboa, em 2025, tendo já iniciado a construção de um boutique hotel na rua Rosa Araújo, em parceria com a Fundação Medeiros e Almeida.

Em curso está também o estudo de novos projectos em Lisboa, no Porto, no Douro e na Madeira, bem como uma eventual entrada em novos mercados.

Esta é verdadeiramente uma nova fase na vida de uma marca que granjeou reconhecimento e notoriedade no mercado nacional, sendo hoje uma referência consistente na hotelaria em Lisboa, mas que quer alargar horizontes e continuar a reinventar-se. «A Altis Hotels é uma marca com história e que se foi actualizando ao longo dos anos e que, neste momento, tem o foco no mercado internacional e no contacto directo com os clientes. Há uma forte aposta no digital, mantendo o carácter e essência que nos caracterizam, com foco na qualidade de serviço. A gastronomia é também cada vez mais uma aposta forte, assim como os eventos after work e as ofertas com os vários serviços incluídos», conclui Matilde Blanc.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.

Artigos relacionados