Allianz Partners: Assistência ao condutor não escolhe veículo
Muitos portugueses estão a escolher modos de transporte mais sustentáveis, com uma crescente adopção de transportes públicos, bicicletas e veículos eléctricos. Uma realidade que está a abrir oportunidades para a Allianz Partners desenvolver soluções de protecção adaptadas a diferentes meios de transporte, como são a assistência em estrada para veículos eléctricos, incluindo transporte até pontos de carregamento, e a assistência a carregadores domésticos, que abrange desde o aconselhamento na escolha e instalação até à reparação em caso de avaria.
Com o aumento da venda de veículos eléctricos, a Allianz Partners ajustou os seus processos, nomeadamente a preparação dos operadores para ajudar condutores menos experientes com questões de carregamento, e a assistência que leva o condutor e o veículo até ao ponto de carregamento mais próximo ou para a sua residência, onde é possível carregar o veículo de forma mais conveniente.
Nos anos mais recentes, a Allianz Partners tem observado alterações nas tendências e nas necessidades de assistência rodoviária dos seus clientes, nomeadamente no que respeita à Mobilidade Sustentável (com mais veículos eléctricos e híbridos, oferece suporte para carregamento e manutenção especializada), à Mobilidade Integrada (assegura assistência não só para veículos, mas também para transportes públicos, bicicletas e carsharing), à Digitalização (implementação de apps que permitem accionar assistência e obter informações em tempo real sobre localização e tempos de espera), ao Atendimento Personalizado (serviços adaptados ao perfil e necessidades de cada cliente), aos Serviços de Emergência e Segurança (assistência em caso de acidentes e suporte psicológico), à Educação e Sensibilização (foco em práticas de condução seguras e sustentáveis) e à Análise de Dados (uso de big data para antecipar as necessidades dos clientes e optimizar a eficácia dos serviços).
A Allianz Partners foca-se também na prevenção rodoviária, especialmente durante as épocas de férias de Verão e Natal, com o reforço da rede de assistência nas zonas mais movimentadas, como o Algarve, para garantir respostas mais rápidas. Além disso, não esquece as recomendações aos condutores para antes de viagens mais longas verificarem pneus, travões, sistema de iluminação e bateria, componentes que contribuem para a maioria das imobilizações na estrada, especialmente em veículos mais antigos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.