Alberto Oculista: Saúde ocular para todos

Há mais de 35 anos a cuidar da visão dos portugueses, a Alberto Oculista foca-se em proporcionar a melhor qualidade e serviço aos seus clientes, para que os mesmos fiquem satisfeitos e fidelizados.

Num ano atípico, a Alberto Oculista implementou algumas medidas excepcionais de apoio aos clientes, destacando-se um serviço de consultas ao domicílio. Desta forma, proporcionou aos clientes a possibilidade de usufruírem dos seus serviços, com maior segurança, e de forma gratuita.

Para além desta iniciativa, a Alberto Oculista implementou e reforçou regras de higiene e segurança, não só as obrigatórias como outras adicionais, a fim de proporcionar maior conforto e confiança aos clientes. Algumas das medidas colocadas em prática foram a desinfecção dos óculos após experimentação e criação de zonas nas lojas para as diferentes práticas.

Paralelamente, houve ainda um reforço do canal digital para o contacto com o cliente, permitindo que este não tivesse que se deslocar à loja para obter a informação desejada. «A adesão foi excelente, com picos de contactos, acompanhando os picos da pandemia e confinamentos», afirma Pedro Abreu, chief Marketing Officer (CMO) da Alberto Oculista.

A marca lançou também o serviço “A nossa Loja na sua Casa”. Um colaborador da Alberto Oculista deslocava-se a casa do cliente, levando todo o material necessário para efectuar as consultas, tendo sempre em conta todas as medidas de segurança. Caso se se tratasse da escolha de uns óculos novos, era utilizado um tablet com a possibilidade de projectar as armações no rosto do utilizador, podendo experimentar todos os modelos que desejasse.

«Os clientes que optaram por este serviço fizeram-no pelo conforto e segurança; temos disponibilizado a possibilidade de escolha dos óculos graduados, mesmo sem a deslocação à loja. Quanto ao perfil, os clientes são maioritariamente de uma faixa etária superior aos 50 anos, com mobilidade reduzida, e grupos chamados de risco no âmbito da pandemia», afirma Pedro Abreu.

Para comunicar esta novidade, foi criado um spot para televisão e rádio, bem como peças para imprensa e meios digitais.

A Alberto Oculista optou por envolver os colaboradores nesta estratégia. Para além de terem participado activamente na produção dos spots e das peças, contribuindo com a sua própria imagem nestes materiais, foram também os embaixadores do cumprimento das normas de segurança sanitárias implementadas nas lojas.

Sobre as próximas novidades, Pedro Abreu desvenda que há um «projecto muito interessante» para os gabinetes e consultas da Alberto Oculista. Mas, por enquanto, fica por revelar, ficando o momento do seu anúncio para um futuro próximo.

Parcerias com forte propósito

Numa altura em que as dificuldades sociais aumentam, a Alberto Oculista aliou-se à Cruz Vermelha Portuguesa, uma iniciativa para ajudar quem mais precisa.

Essa parceria consistiu em doar parte da facturação de um spray líquido de anti-embaciamento para lentes, um produto que cativou muitos utilizadores de óculos por causa das lentes embaciadas devido à utilização de máscara. Até dia 28 de Fevereiro de 2021, esta dinâmica será mantida.

Além disso, a marca procedeu a um rastreio de necessidades pela Cruz Vermelha Portuguesa. Foram seleccionados casos de pessoas carenciadas para a oferta de óculos graduados, tendo todos os casos acesso à oferta da marca. Sobre os motivos que levaram à escolha da Cruz Vermelha Portuguesa, o CMO da Alberto Oculista explica que se prendeu pela «credibilidade e plano territorial abrangente de actuação» da entidade.

Fazendo um balanço do ano, no que respeita à estratégia de responsabilidade social, Pedro Abreu afirma que as metas propostas pela marca foram cumpridas. «Para este ano, todos os objectivos estão atingidos e até superados, através da parceria com a Cruz Vermelha. Para o próximo, muitos outros estão a ser trabalhados e serão revelados em momento oportuno», refere.

Um negócio mais eficiente

Para além de uma oferta de qualidade, a Alberto Oculista tem noção de que a empresa tem o dever de zelar pela sustentabilidade do planeta. Para tal, tem vindo a implementar diversas medidas que visam reduzir a sua pegada ecológica.

Assim, a companha tem apostado na digitalização dos processos mais mecânicos e manuais, a fim de eliminar a utilização de papel nessas acções. De seguida, procedeu à criação de plataformas internas de gestão de tarefas e troca de informação.

No que respeita aos espaços físicos, aquando da construção de novas lojas, os planos contemplam uma maior eficiência energética, sendo utilizados materiais mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Actuação distinguida

Este ano, a rede de ópticas recebeu o prémio da Excelência Óptica Essilor – Grande Prémio Óptica do Ano. Para a marca, trata-se de um motivo de orgulho, uma vez que reconhece o trabalho e estratégia que tem aplicado no mercado. «Reforça o modo de estar da Alberto Oculista no mercado, extremamente orientado para o cliente e para o serviço de excelência. E vem apoiar toda a formação e orientação dos colaboradores para este aspecto, os quais são indispensáveis para a obtenção destas distinções, que são um reconhecimento extremamente gratificante por parte de uma das maiores empresas da indústria da óptica mundial», vinca o CMO.

Para alcançar este tipo de resultados, a diversificação da oferta é essencial, apostando não só em produtos que vão ao encontro das principais tendências, como fazendo parcerias para elevar o valor prestado aos clientes. Nesse sentido, destaque para as colecções Juliana Paes e CR7.

Pedro Abreu explica que a exclusividade de comercialização destas marcas reforça o posicionamento da Alberto Oculista na vertente de moda. «Exponencia a notoriedade e marca uma posição de força no mercado, aliando-se aos valores inerentes de cada uma das insígnias de óculos que a Alberto Oculista representa», finaliza o responsável.

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