El Corte Inglés: Tudo num só lugar para brilhar na escola

Tudo para um regresso às aulas mais fácil e cómodo com a maior variedade de marcas, produtos e vantagens reunidas num só local. É esta a promessa da cadeia de retalho El Corte Inglés, naquela que é a sua campanha de 2021 de regresso às aulas.

«Continuamos a ser únicos no nosso formato e os clientes valorizam essas vantagens, porque sabem que no El Corte Inglés é possível encontrar tudo num único lugar, com qualidade, serviço, sortido, garantia e atendimento personalizado. Seja moda, uniformes, equipamentos desportivos, papelaria, livraria, mochilas, tecnologia ou sapataria», sublinha fonte oficial do El Corte Inglés.

No último ano, o El Corte Inglés acelerou a transformação do seu modelo de negócio para um sistema mais alinhado com a digitalização e a omnicanalidade, diversificação e sustentabilidade, sem nunca perder o foco na qualidade e garantia dos produtos e serviços que oferece. Para além disso, tem criado novas soluções como o El Corte Inglés Plus, que permite receber as entregas em casa durante um ano pelo valor de 19,90 euros, e aumentou a comunicação das soluções já existentes, como a Entrega no Dia, serviço que permite ao cliente receber, em 2 horas ou à hora que quiser, milhares de artigos da sua oferta.

Esta cadeia dinamizou igualmente alguns serviços que já oferecia antes da pandemia, como o Click & Car e o Click & Collect, para continuar a servir os clientes da melhor forma. Para além disso, sublinha a mesma fonte, «temos os preços mais competitivos e condições especiais, como são o caso do financiamento 9x sem juros e a possibilidade de acumular 10% de desconto em cartão para futuras compras».

Uma das vantagens mais valorizadas pelos clientes do El Corte Inglés – quer daqueles que compraram nas lojas físicas, quer dos consumidores online – é a possibilidade de encontrar tudo num único lugar, com qualidade, serviço, sortido, garantia e atendimento personalizado. Como tal, neste período poderão encontrar em destaque produtos de moda, desporto, papelaria, livraria, tecnologia, sapataria e mochilas.

Também há promoções específicas nas áreas abrangidas pela campanha. É oferecida a possibilidade de reserva de livros escolares com a garantia de entrega atempada e é um centro acreditado para desconto dos vouchers MEGA. Há ainda a destacar o facto desta cadeia de retalho ter uma parceria com um conjunto de colégios na Grande Lisboa e no Grande Porto, no que respeita à disponibilização de uniformes escolares.

Ensino à distância

Para se adaptar às novas necessidades, nomeadamente ao ensino à distância, o El Corte Inglés reforçou a sua oferta na área de tecnologia, com artigos de informática, impressoras e acessórios e o stock destes produtos, já que houve um grande aumento da procura, sobretudo no início da pandemia e no regresso às aulas. A oferta distingue-se pela diferenciação com a aposta em tecnologia, mas também em livros escolares ou de apoio ao estudo, fundamentais para um ensino à distância com mais qualidade.

A campanha de Regresso às Aulas abrange milhares de referências, muitas delas pensadas exclusivamente para a nova realidade que é o ensino à distância. Procuram destacar- se pela oferta que têm para os clientes, para que quem visita a loja online ou os espaços em Lisboa e Gaia Porto consiga comprar tudo o que necessita, de forma cómoda, rápida e com a melhor qualidade para um regresso às aulas fantástico. «Essa comodidade também é um factor diferenciador, já que os nossos clientes encontram tudo o que necessitam para o Regresso às Aulas num único espaço. Como Grande Armazém a nossa estratégia assenta na satisfação do cliente. Isso é um trabalho constante em todas as áreas e campanhas que fazemos. O nosso foco são os clientes e a nossa missão é a satisfação das suas necessidades», sublinha fonte oficial do El Corte Inglés.

E há que lembrar que aqui os clientes podem encontrar um conjunto de benefícios: financiamento 9x sem juros, 10% de desconto em cartão para futuras compras, serviço El Corte Inglés Plus, Click & Collect e Entrega no Dia. Tudo novidades que assentam na estratégia de qualidade, garantia e omnicanalidade que os novos tempos exigem. «Os serviços de compra à distância revelaram-se fundamentais para conseguirmos servir o cliente da melhor forma, porque conseguem garantir que acompanham a mudança de hábitos de compra que se verificam.»

Optimização de recursos

No último ano, o El Corte Inglés optou por adaptar a campanha espanhola para o mercado português. E a mesma fonte explica o porquê: «O facto de o nosso grupo ter uma grande implementação em Espanha permite- nos optimizar os recursos ao fazer essa adaptação, possibilitando assim um maior investimento na campanha.» Contudo, segundo o mesmo responsável, toda a estratégia, desde a criatividade à oferta comercial, é sempre adaptada à realidade de Portugal para que o El Corte Inglés entregue o melhor aos seus clientes.

«O que o cliente português procura neste regresso às aulas não é necessariamente o mesmo que procura o cliente espanhol, por isso, e apesar de termos feito uma adaptação, foi uma campanha desenhada a pensar nos portugueses», sublinha.

E o balanço feito da última campanha é muito positivo. A pandemia trouxe, como todos sabem, grandes constrangimentos, e isso obrigou o El Corte Inglés a fazer uma adaptação para continuar a servir os seus clientes com a qualidade de sempre. Adaptaram não só a oferta que disponibilizam, com um aumento do sortido de tecnologia, mas também nas formas como entregavam ao cliente aquilo que pretendia, com serviços como o Click & Collect e a Entrega no Dia.

O El Corte Inglés está em Portugal há 20 anos e, desde então, a marca tem-se afirmado e o negócio tem crescido de forma consistente e sólida. Este ano de pandemia trouxe um grande impulso à loja online que, tanto na vertente alimentar como não alimentar, cresceu exponencialmente. A estratégia é, pois, crescer tanto nas lojas físicas como no canal digital. «Queremos voltar a estar perto dos nossos clientes nas lojas físicas, como acontecia antes da pandemia, e continuar a entregar tudo o que os nossos clientes precisam, onde querem e no horário que desejarem. Queremos apoiar as famílias no regresso à normalidade, apresentando uma variedade de produtos inigualável e com condições muito competitivas.»

Produtos mais sustentáveis

Neste momento, o El Corte Inglés tem mais de 150 artigos identificados como sustentáveis na campanha de Regresso às Aulas. Todos estes artigos estão identificados nas lojas físicas e na loja online, para que os clientes, que estão cada vez mais interessados no tema, possam fazer escolhas mais sustentáveis neste regresso às aulas. A marca tem noção de que é uma preocupação crescente nas camadas mais jovens, mas que começa a ser uma inquietação para a generalidade dos clientes, por isso, «tanto os mais jovens como os pais estão a fazer escolhas cada vez mais sustentáveis e, sempre que podem, optam por produtos mais amigos do ambiente». Também por isso, os produtos e marcas sustentáveis têm vindo a aumentar gradualmente, pois, para além dos clientes, também as marcas e os fornecedores estão sensíveis a esta questão. «No El Corte Inglés já estamos em movimento pela sustentabilidade e comprometemo-nos a aumentar em, pelo menos, 5% por ano o número de artigos sustentáveis, não só nesta área como em todos os departamentos dos Grandes Armazéns, acentuando o nosso compromisso com o ambiente», comenta fonte oficial da marca, salientando que há ainda um caminho a percorrer, mas que já estão em movimento. Um dos objectivos até 2025 é aumentar a oferta de produtos sustentáveis em cerca de 20%.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Regresso às Aulas”, publicado na edição de Agosto (n.º 301) da Marketeer.

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