Católica Porto Business: Acompanhar a mudança

No próximo ano lectivo, a Católica Porto Business School estreia a nova pós-graduação em Driving Marketing Transformation, que promete ajudar os alunos a desenharem uma estratégia de negócio e uma rota de Marketing com músculo digital, preparada para a transformação de hoje e de amanhã.

Com início agendado para Outubro, a pós-graduação em Driving Marketing Transformation da escola terá uma duração total de 210 horas de formação presencial. O novo programa procura responder a uma necessidade no mercado de formação e a uma vontade da Católica Porto Business School em complementar a sua oferta de Marketing com uma pós-graduação, complementando a sua oferta de cursos executivos de curta duração.

O programa destina-se a profissionais de Marketing que queiram acrescentar significado à sua actividade, a líderes que queiram atrair o melhor talento e a estudantes e professores de Marketing que queiram levar mais longe o seu conhecimento. No entanto, é também um convite a todos os que queiram estar na vanguarda do Marketing ou tenham o desejo de se reinventar a nível profissional.

«Hoje, a única constante que temos é a da mudança. A digitalização traz grandes desafios – e também oportunidades – na definição estratégica do propósito da marca, no relacionamento com os consumidores e na forma de trabalhar das equipas. Este programa permite aos participantes alcançarem uma maior profundidade e ambição por significarem, desafiarem e criarem ainda mais impacto. Afinal, é esse o skill set que as marcas e os negócios de sucesso procuram», sublinha Ana Côrte-Real, associate dean for Executive Education and Engagement da Católica Porto Business School. «Mais do que uma exposição de ideias, ideologias e metodologias, esta formação é um convite a uma acção. Um convite a todas as pessoas que queiram iniciar uma reflexão inovadora e profunda acerca da sua marca, da marca com que colaboram, ou da marca que gostavam de criar», reitera.

Programa diversificado

Esta primeira edição da pós-graduação em Driving Marketing Transformation da Católica Porto Business School distribuiu-se por três módulos: Strategy and Managing Transformation, Brand and Marketing Transformation e Digital Transformation.

No primeiro módulo, o programa procura responder a questões como “o que é a disrupção digital?”, “quais as rules of engagement da era digital?”, “quais os desafios-chave actuais das organizações e negócios?”, “como desenvolver inteligência emocional e positiva no local de trabalho?”, e “o que é, hoje em dia, um cliente?”.

O segundo módulo vai ajudar os alunos a perceberem “como gerir transformação na marca”, “quais os pilares-chave do Marketing na era digital e na internacionalização”, “como criar um plano de comunicação estratégico full-funnel, da notoriedade à performance” e “qual o valor digital para o cliente das marcas, produtos ou experiências”.

Por último, no âmbito do capítulo Digital Transformation, pretende-se que os participantes fiquem aptos a responder a perguntas que abordem “como ganhar na economia digital?”, “de que forma o digital e o social estão a mudar os negócios, o Marketing e as marcas?”, “quais as chaves de data fluency? De data lakes para social listening, que oportunidades o digital traz?”, “qual o valor da criatividade no digital?” ou ainda “quão visual é a experiência do cliente?”.

Além destes temas, cada um dos módulos incluirá uma master class de abertura, assumida por um orador de referência ligado ao mundo empresarial; um projecto aplicado (Action Learning Project), permitindo que a aprendizagem de cada módulo seja colocada em prática (sendo que cada grupo de trabalho será acompanhado por um tutor) e o acesso a um workshop fornecido pela empresa especializada em formação, coaching e mentoring Insight Out, para estimular o desenvolvimento pessoal e a capacidade de liderar com propósito num mundo complexo. Na fase final do programa, os alunos têm acesso a uma sessão de coaching individual realizada pela equipa científica que trabalhará simultaneamente as soft e as hard skills, convidando cada participante à tomada de consciência, ao desbloqueio de situações e ao encontro de soluções.

A estas condições acresce uma «equipa docente multidisciplinar, académica e empresarial, com forte experiência na formação de executivos e que trabalha de forma complementar e articulada na construção do programa », conforme sublinha Ana Côrte-Real.

De acordo com a responsável, o programa da pós-graduação em Driving Marketing Transformation, que começou a ser desenhado há cerca de um ano, procura não incluir apenas um módulo isolado de Marketing Digital, mas antes pensar o digital numa perspectiva transversal no âmbito das diferentes temáticas da gestão – como é o caso da área da inovação, da liderança e da estratégia. «Naturalmente que o Marketing Digital é uma vertente fundamental, mas que se torna tanto mais eficaz quanto mais apurada for a visão estratégica dos gestores que sejam capazes de ter um pensamento disruptivo, de aplicarem novos modelos de negócio, de ousarem reinventar-se em mercados maduros e que estejam atentos às oportunidades do contexto», frisa.

Ensinar em tempos de pandemia

O surto de Covid-19 afectou as pessoas, as famílias, as empresas, a sociedade e o Mundo. E o sector da formação executiva não ficou, naturalmente, imune. Para responder às necessidades e dificuldade que também os seus alunos – muitos deles em situação de desemprego ou lay-off – sentem nesta fase, a Católica Porto Business School tem dado resposta a pedidos de alteração de planos de pagamento, a solicitações de congelamento de matrículas, a soluções de apoio em termos de financiamento, entre outros. «Vivemos momentos de muita incerteza, volatilidade e complexidade que, naturalmente, condicionam a prioridade da formação, quer a nível individual, quer corporativo », lembra Ana Côrte-Real.

Do ponto de vista da manutenção das aulas, a instituição adaptou a sua oferta, apostando nos novos formatos de ensino online (à distância e misto). «Os professores tiveram um papel crucial e conseguiram adaptar-se rapidamente, investindo muito tempo a reajustar as aulas, com o objectivo de evitar que o online fosse uma mera transposição do presencial para uma plataforma virtual», reforça.

Neste momento, a Católica Porto Business School está a preparar o próximo ano lectivo com uma aposta no ensino presencial, uma vez que «os nossos alunos de formação executiva valorizam muito o ensino presencial, o contacto com os professores, o networking estabelecido, a vivência da experiência de aprendizagem inserida num campus universitário », frisa a responsável. No entanto, os programas exclusivamente online que foram lançados nos últimos meses vão-se manter no pós-pandemia, assim como haverá um reforço dos programas mistos. «A nossa oferta vai passar a tornar ainda mais crítico que os participantes dos nossos programas fiquem preparados para a mudança e para a aceitar. Face ao cenário em que vivemos, qualquer gestor terá de “aprender” a lidar e a tirar partido das mudanças», reitera.

Ainda de acordo com a escola, a crise sanitária vai obrigar as pessoas, empresas e marcas a adquirirem ou actualizarem os seus skills, agora muito mais ligados ao digital, como é o caso de saber liderar equipas à distância, conduzir reuniões virtualmente, criar apresentações com impacto online, como falar para uma câmara, como gerir conflitos de forma remota, como gerir equipas em teletrabalho, quais as competências de um líder no contexto actual, saber redefinir os modelos de negócio, como gerir uma marca com impacto num contexto de crise, entre muitos outros tópicos. Neste contexto, o lançamento da pós-graduação em Driving Marketing Transformation ganha ainda uma maior relevância. «Estamos certos de que os temas desta formação suscitarão uma forte procura e adesão por parte do mercado. Afinal, na gestão de uma crise o conhecimento é uma arma poderosa que as empresas e os gestores não podem negligenciar», conclui.

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