CA Seguros: Mais valor para os clientes

2020 foi um ano de desafios que, pelo facto de ter sido marcado pela pandemia, trouxe consigo a necessidade de reajustes nas estratégias das empresas. Foi o caso da CA Seguros, que procedeu à implementação de medidas que assegurassem a continuidade do negócio e das operações, com elevados níveis de qualidade, e a segurança dos colaboradores, que foram colocados em regime de teletrabalho, em diversos períodos.

Apesar do contexto adverso, a CA Seguros continuou a crescer, mantendo elevados níveis de serviço e de qualidade, com resultados positivos e assegurando um nível de solvência elevado. A maior parte dos produtos que a seguradora tem vindo a destacar no contexto da sua estratégia continuaram a crescer a bom ritmo, com variações positivas nos prémios brutos emitidos, nomeadamente nos seguros CA Saúde (+12%), CA CliniCard (+8%) e CA Habitação (+6%).

«A pandemia da Covid-19 em 2020 gerou maiores preocupações ligadas à saúde, o que fez com que os seguros de saúde tivessem uma maior procura e, ao mesmo tempo, fosse necessário ajustar estes seguros à nova realidade», conta João Pedro Borges, CEO da CA Seguros, referindo ainda que foi também evidente a crescente digitalização e adesão dos clientes às soluções digitais.

Mas não basta que os nossos produtos sejam bons. João Pedro Borges explica que é fundamental estar próximo e ter a confiança dos clientes e, nesta dimensão, a CA Seguros está plenamente alinhada com a estratégia de actuação e comunicação do Grupo Crédito Agrícola que, precisamente, se distingue por estes valores – proximidade e confiança.

«Recorremos cada vez mais aos meios digitais que vão ao encontro do que os clientes procuram: simplicidade, conveniência e disponibilidade, com total segurança e controlo dos seus dados. Dispomos de um conjunto de ferramentas (intranet, newsletters, email, WhatsApp, chats integrados nas aplicações de negócio) que utilizamos diariamente para comunicar com os nossos colaboradores e com as Caixas Agrícolas», afirma o responsável.

Este ano, os objectivos da seguradora passam por aumentar a taxa de penetração dos seguros não vida nos clientes do Crédito Agrícola, através de acções de cross-selling, e promover uma maior dinâmica comercial das Caixas Agrícolas, através das quais vendem os seus seguros, em regime de exclusividade. «Simultaneamente, pretendemos manter uma elevada retenção de apólices e de clientes, apostando na qualidade dos serviços prestados, da assistência e da regularização de sinistros, incluindo o reforço de serviços disponíveis online e em mobile», explica o responsável da seguradora.

A estratégia passa por aumentar o número de clientes e de apólices, fazendo crescer o peso do segmento de particulares e dos produtos com maior criação de valor, CA Acidentes Pessoais, CA Habitação e os seguros relacionados com a saúde (CA Saúde e CA CliniCard), «criando mais valor para o Crédito Agrícola e para os nossos clientes», reforça o CEO.

Proximidade é um pilar fulcral

A CA Seguros é a seguradora não vida do Grupo Crédito Agrícola, um grupo cooperativo com capitais 100% portugueses, e que preza a relação de confiança e proximidade que tem com os seus associados e clientes, com mais de 600 agências que se distribuem por todo o País.

A seguradora disponibiliza soluções de protecção e segurança aos clientes do Crédito Agrícola e, através do cross-selling, alarga os serviços prestados aos seus clientes bem como aos associados.

«Temos como missão oferecer soluções para protecção e segurança dos associados e clientes do Crédito Agrícola, excedendo as suas expectativas, em parceria com as Caixas Agrícolas. Procuramos que a nossa actuação seja norteada por valores que reforcem a credibilidade e promovam a confiança dos clientes, o que faz com que nos destaquemos e sejamos reconhecidos no mercado», afirma João Pedro Borges.

O responsável destaca também a proximidade e a ligação que a seguradora, através das Caixas Agrícolas, tem construído ao longo dos anos. «Existem locais no País onde a única instituição bancária aí presente é o Crédito Agrícola, o que reflecte a forte ligação do Grupo CA às pessoas e à economia local. Esta realidade é reconhecida pelos clientes, que não hesitam em atribuir distinções ao grupo e à CA Seguros, bem como elevadas taxas de recomendação», conta.

Os seguros mais procurados pelos clientes são os obrigatórios, como os seguros automóvel e acidentes de trabalho, embora com peso na carteira inferior à média de mercado. A seguradora aposta fortemente em produtos que se enquadram na área da saúde (CA Saúde, em parceria com a Médis, e CA CliniCard), no CA Acidentes Pessoais e também no seguro CA Habitação, reflectindo uma orientação para a criação de valor.

Do desafio ao reconhecimento

João Pedro Borges explica que os primórdios da empresa, aquando da sua criação, em 1994, foram muito desafiantes, com investimentos informáticos elevados para uma empresa em iniciação. «As maiores dores de crescimento foram, naturalmente, os primeiros anos de actividade da companhia. A seguradora foi criada de raiz e muito rapidamente teve de dar resposta às Caixas Agrícolas e aos seus clientes, mesmo antes de ter os processos operacionais totalmente estabilizados. Adicionalmente, os custos de investimento em sistemas informáticos foram muito elevados e foram necessários quase dez anos para que a nossa base de clientes e apólices crescesse o suficiente para começarmos a gerar resultados de exploração positivos », recorda.

Em 2004, a seguradora atingiria o break-even e, desde então, os resultados têm sido sempre positivos, com níveis de provisionamento técnico conservadores e elevados níveis de solvência.

Em 2006, a empresa alterou a sua designação social, abandonando o nome Rural Seguros. Surgia, assim, a Crédito Agrícola Seguros, numa lógica de bancasseguros, reforçando, aos olhos dos clientes, a ligação ao banco. Já em 2011, destaca-se outro marco, aquando da obtenção da certificação de qualidade dos seus sistemas de gestão, no âmbito da Norma ISO 9001, com um foco na melhoria contínua e na qualidade dos serviços prestados aos clientes.

«De destacar, ainda, que o nosso desempenho e crescimento têm sido notados e já recebemos um conjunto alargado de distinções, por parte de entidades externas», salienta o CEO.

Por três vezes consecutivas (2017, 2018 e 2019), a CA Seguros foi considerada a Melhor Empresa Para Trabalhar no sector da banca, seguros e serviços financeiros; desde 2018, tem sido consecutivamente reconhecida como seguradora líder na satisfação do cliente no ramo não vida (estudo ECSI Portugal); nos últimos três anos, alcançou lugares de destaque no Índice da Excelência, sendo líder em 2018 e 2020 no sector da banca, seguros e serviços financeiros; e em 2019 foi considerada a melhor empresa do segmento no Women in Business Friendly Companies Awards.

A CA Seguros também está nomeada para os Prémios Human Resources Portugal 2021, em três categorias distintas: Melhor empresa PME, Equilíbrio empresa/vida pessoal, flexibilidade, bem-estar e felicidade e Responsabilidade social PME.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.

Artigos relacionados