Associação Mutualista Montepio: Uma família muito moderna

A 16 de Outubro de 2020, os associados Montepio foram surpreendidos com uma notícia. “Chegou o Seguro Montepio Saúde”, dizia o email. O remetente? A Associação Mutualista Montepio (AMM), que potenciou as sinergias entre a Lusitania, a seguradora do Grupo Montepio, e a AdvanceCare, parceira de saúde da AMM, para gizar um projecto exclusivo para associados e que já contribui para melhorar a vida de milhares de famílias portuguesas.

A novidade em si pode ter sido inesperada, mas a inovação não é desconhecida dos mais de 600 mil associados Montepio que integram o maior movimento da sociedade civil do País. Fundada em 1840, uma época de grande instabilidade política e económica na sociedade portuguesa, a AMM venceu cada um dos seus sucessivos desafios – primeiro a sobrevivência, numa altura em que tantos projectos idênticos ficaram para trás, depois a abrangência – com a fórmula que ainda hoje utiliza no desenvolvimento de modalidades e soluções: compreender o mundo em que vivemos e antecipar as necessidades futuras dos seus associados.

Na era da incerteza, a AMM é um farol de estabilidade e confiança para os associados e suas famílias. A AMM ganha redobrada pertinência nesta fase das nossas vidas, sendo o contexto aliado das novas soluções desenvolvidas para os associados. 180 anos depois, a AMM permanece fiel ao projecto original.

Uma família muito moderna

Falar da Associação Mutualista Montepio é entrar num universo de empresas 100% portuguesas e que contribuem para a dinamização da economia nacional em várias áreas de actividade. Desde logo o Banco Montepio, que se dedica à actividade bancária, mas também a Lusitania, Lusitania Vida, N Seguros e Futuro, na actividade seguradora e na gestão de fundos de pensões, e o Montepio Gestão de Ativos, especializado na gestão de patrimónios. Sendo empresas autónomas e que gozam de elevada reputação em Portugal, todas proporcionam benefícios aos associados Montepio que, ao longo do ano, podem poupar com as suas soluções e produtos.

Como em todas as famílias, existem membros de diferentes idades. A família mutualista não é excepção, e os associados podem encontrar projectos para todas as fases da sua vida. No Clube Pelicas, os mais jovens participam em actividades desportivas e lúdicas, frequentam ateliês e desenvolvem iniciativas de aprendizagem. Todos os anos, a Corrida Pelicas é sinónimo de uma manhã diferente para as famílias mutualistas, proporcionando a partilha de valores mutualistas, de experiências e brincadeiras.

Os associados que frequentam a universidade, por outro lado, têm no projecto Residências Montepio U Live a oportunidade de viver uma experiência de sonho enquanto estudam no ensino superior. Desenvolvido em 2016, este projecto proporciona alojamento de qualidade nos centros das grandes cidades, a preço ajustado, aos estudantes universitários. Lisboa (três residências), Évora (duas residências) e Porto são as cidades nas quais o Montepio U Live já está presente. Em Setembro, o projecto abrirá uma nova residência em Braga e daqui a um ano uma nova residência em Lisboa. Além dos preços mais reduzidos em relação ao custo médio de vida de um estudante universitário, os associados Montepio beneficiam de 10% sobre a mensalidade. Já os associados que necessitam de cuidados individualizados e continuados, especialmente quando atingem uma idade avançada, têm na Residências Montepio a resposta aos seus desafios. Com oito centros residenciais (Porto, Vila Nova de Gaia, Albergaria-a-Velha, Coimbra, Cascais, Lisboa – Entrecampos e Parque das Nações – e Montijo) e uma vasta oferta de serviços domiciliários, com destaque para a Teleassistência e o Serviço de Apoio Domiciliário, a Residências Montepio torna realidade a célebre frase do poeta romano Juvenal: mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são, em português).

Unida, solidária e transversal

A génese da AMM está nas soluções de poupança e protecção que respondem às necessidades dos associados e assumem um papel fundamental na coesão social. Ao longo dos anos, a AMM tem reforçado a intervenção na área da previdência complementar e no apoio às diferentes necessidades das pessoas nos domínios da qualidade de vida, com projectos relevantes. Além dos serviços já disponibilizados pela Residências Montepio, a AMM lançou, em 2017, o Plano Montepio Saúde, um projecto que mudou a vida de milhares de associados ao garantir, de modo exclusivo, uma solução de saúde gratuita, sem limite de idade, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Nos primeiros três anos de actividade, o Plano Montepio Saúde proporcionou um total de 13 milhões de euros poupados pelos associados em mais de 506 mil actos médicos realizados em hospitais, clínicas, unidades de imagiologia e laboratórios.

Desde Outubro, por outro lado, que os associados Montepio podem subscrever, de modo exclusivo, o Seguro Montepio Saúde. Desenvolvido pela seguradora Lusitania em parceria com a AdvanceCare, este seguro é o exemplo máximo de como o Grupo Montepio trabalha as sinergias para acrescentar valor às respostas disponibilizadas aos seus associados. As famílias mutualistas têm um benefício adicional: o desconto até 20% no prémio para os associados.

Se a oferta da AMM é transversal a todas as faixas etárias e estratos sociais, a sua vocação social consubstancia-se na acção da Fundação Montepio. Projectos como a Frota Solidária, financiado a partir da consignação fiscal, o FACES (linha de financiamento focada em projectos de intervenção social) ou o Prémio Voluntariado Jovem dão resposta às necessidades básicas das comunidades mais vulneráveis do País.

Estes projectos, assim como outros apoiados directamente ou em cooperação com outras entidades, são particularmente relevantes em tempos de pandemia, ajudando milhares de pessoas a ultrapassar este duplo desafio: o pessoal e o universal.

Digital, digital, digital

Se todas as marcas, empresas e instituições sabem que a transformação digital é fulcral para o seu desenvolvimento e crescimento, esta (já velha) máxima torna-se ainda mais pertinente para a AMM. Sendo a AMM uma associação distribuída por todo o território nacional, as plataformas digitais assumem especial importância para fazer chegar a todos os associados um dos mais importantes valores mutualistas: o da igualdade.

Desde Março de 2020, a AMM desenvolveu diversos projectos digitais que permitem aos associados estarem mais próximos da sua associação. O MyMontepio, área pessoal digital do Associado Montepio, disponível a partir do site montepio.org, funciona como um barómetro da sua relação com a Associação. Além de detalhar a informação sobre as modalidades subscritas por cada associado, os benefícios que ganha sempre que utiliza o Cartão de Associado e os montantes poupados junto dos parceiros Montepio, este “homebanking” mutualista permite a subscrição de modalidades de poupança em poucos segundos e através de cliques.

Mais recentemente, o projecto AM Store veio reforçar a ligação da AMM aos seus parceiros, possibilitando aos associados a aquisição de produtos a preços mais vantajosos e, paralelamente, apoiando marcas portuguesas na dinamização das vendas.

Uma associação para o futuro

“Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já não o tenho”, escrevia Bernardo Soares, ou Fernando Pessoa, no “Livro do Desassossego”. E se o futuro, de facto, não se conhece, a verdade é que pode ser protegido contra as incertezas. No presente, é certo, mas também com a confiança que o passado transmite. É assim também que, na AMM, o passado é o barómetro para a inovação que mudará a vida dos associados nos próximos anos. Foi assim com o Seguro Montepio Saúde, em Outubro de 2020, assim será com o próximo projecto a sair da instituição. Qual será? Só há uma certeza: os primeiros a conhecer a novidade serão os associados Montepio. É desta forma que as famílias se mantêm unidas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.

Artigos relacionados