Quinas: A nova geração de cerveja

Apesar da crise epidemiológica, 2020 tem sido um ano de consolidação e expansão para a cerveja Quinas. A marca portuguesa tem crescido no mercado nacional, mas também além-fronteiras, estimando atingir um volume de cerca de três milhões de litros vendidos até ao final do ano, o que representará «um grande crescimento em relação a 2019», antevê Sérgio Duarte, CEO da Quinas.

Um dos motores deste crescimento tem sido o reforço da presença da marca na grande distribuição, nomeadamente através da entrada recente nas insígnias Intermarché e Recheio, que permite tornar a cerveja acessível a um número mais alargado de consumidores em todo o País. «Foi fundamental a entrada nestes dois grupos. Sentimos que o mercado estava a precisar de alternativas, quer os consumidores, quer as próprias cadeias de distribuição, e nós somos essa alternativa. Tem também um impacto importante nas vendas e na mancha que se começa a criar de Quinas em Portugal», congratula-se Sérgio Duarte.

O crescimento na distribuição moderna continuará assim a fazer parte da estratégia da Quinas, que tem como ambição «ser o terceiro player nacional, estando toda a estratégia a ser construída nesse sentido», explica o CEO. Essa ambição passa também, em termos de comunicação e marketing, por posicionar a marca como uma forte alternativa às marcas incumbentes.

«Construímos uma comunicação que assenta em sermos a “Nova Geração” de cerveja em Portugal, criando um elo de ligação com os consumidores, que desde o início se mostram receptivos ao nosso produto e marca. Envolvermos a nova geração na nova cerveja portuguesa é a estratégia », sublinha o responsável. Para tal, a marca tem apostado numa estratégia de reforço de notoriedade, através, por exemplo, do patrocínio ao Boavista Futebol Clube – que se mantém por mais uma época -, sendo que em breve deverá alargar a sua actuação no território do futebol e do desporto, em geral.

Também a inovação tem sido e continuará a ser um eixo fundamental para convencer cada vez mais consumidores. Além da cerveja Original, a Quinas tem apostado no lançamento de cervejas artesanais e também de edições especiais, como é o caso da garrafa de três litros de Extra Brut Beer (Quinas Magna), da Quinas Rosa (dirigida às mulheres, com sabor a ginja e frutos vermelhos) e da Caretos (uma homenagem à tradição portuguesa que foi considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade), entre outras.

Outro dos objectivos da Quinas passa por levar o sabor da portugalidade a todo o Mundo – como, de resto, é perceptível pelo nome. A marca tem como objectivo «ser a cerveja portuguesa com maior presença em número de países, pretendendo até ao final do ano estar em cerca de 35 mercados», revela Sérgio Duarte. Hong Kong, Azerbaijão, Rússia, Austrália e Vietname são alguns dos mercados-alvo para os próximos meses.

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