Cacifo inteligente português quer facilitar o dia-a-dia de consumidores e empresas

A Inteligência Artificial (IA) pode ter várias aplicações e nem os cacifos fogem ao leque de possibilidades que esta tecnologia abre. A comprovar isso mesmo surge o Lokk, um cacifo inteligente desenvolvido em Portugal que nasceu em meados de 2018 para facilitar o armazenamento de capacetes de condutores de bicicletas e trotinetes, mas também as malas de turistas. Agora, quase três anos depois, a lista de áreas em que é utilizado não pára de crescer, sendo o retalho um dos novos focos.

Empresas como a Decathlon estão a usar o Lokk para simplificar o processo de recolha de encomendas realizadas online, dando uma nova utilidade a estes cacifos inteligentes. Do lado do cliente, não é necessária qualquer interacção com funcionários (especialmente importante em tempo de pandemia) e até pode ser um amigo ou familiar a tratar do levantamento. Do lado da empresa, o Lokk oferece uma gestão centralizada, análise de padrões dos utilizadores e, ainda, notificações referentes a potenciais problemas.

No total, a Lokk conta com cerca de 4.700 cacifos a funcionar em Portugal, desde hotéis a lojas, escolas e hospitais, incluindo CUF e St. Julian. Romeu Pacheco, COO & co-founder da empresa Lokk, explica que o facto deste cacifo ser personalizável consoante as necessidades das empresas é um dos aspectos diferenciadores do produto, a par da autonomia: «O facto de estar disponível 24 horas por dia sem precisar de manutenção ou interrupção é sem dúvida fantástico.»

Para breve, fica prometido o lançamento de uma aplicação móvel e de uma aplicação para smartwatches, alargando ainda mais o espectro de actuação desta tecnologia.

De que forma é que a Lokk se diferencia de outros cacifos inteligentes?

A Lokk apresenta um conceito único tailor-made, fruto de know-how adquirido e adequado às actuais necessidades. A diferença é sui generis talvez pela capacidade de desenvolvimento próprio e pela satisfação de simplicidade e rigor com que correspondemos aos desafios dos nossos clientes.

Poderíamos referir inúmeras diferenças, mas destacamos o facto de termos delineado um produto made in Portugal de design clean, touchless e customizado com uma grande variedade de oferta em matérias-primas, sustentáveis, certificadas, antibacterianas, não corrosivas e contra vandalismo.

É um produto com aceitação higiénica de combate à pandemia. Desde sempre, assumimos o produto com mobilidade total com gestão e interacção via smartphone. Fácil de integrar com terceiros, app ou plataformas, através da API, o que torna este produto diferenciado, único e global.

Quais são as mais-valias da IA neste produto, em termos práticos?

O pressuposto da Inteligência Artificial na generalidade é simplificar a vida do ser humano. Em termos práticos, uma das grandes vantagens da IA é a redução do erro ou/a probabilidade de errar. Isto porque o Lokk compreende os fluxos e o tipo de utilizador, consegue distinguir se é um utilizador de mobilidade reduzida e, no caso de ser smart rental (regime de aluguer temporário), irá atribuir um Lokker (cacifo) inferior.

No caso do smart delivery (recolhas de encomendas), o Lokk só deixará depositar uma encomenda após desinfecção do Lokker, caso contrário recusará abrir a porta.

É autónomo e pode executar processos repetidos, como a abertura de portas ou gavetas no caso dos smart offices, que são abertas dezenas de vezes diariamente, podendo, por vezes ficar uma porta aberta ou mal fechada. Neste caso, o Lokk enviará notificação ao utilizador a informar que a porta se encontra mal fechada ou totalmente aberta, conseguindo distingir estes dois estados.

Podemos ainda falar na redução do risco, devido à resistência humana. Queremos com isto dizer que o Lokk poderá operar em ambientes mais hostis para o ser humano, ambientes quentes até aos 110ºc ou frios -60ºc. A nossa fechadura está preparada para trabalhar a 360º e em ambientes onde a maioria dos equipamentos tecnológicos não funcionaria correctamente.

Pode, ainda, trabalhar hoje indoor e amanhã no exterior. Estas características são muito bem recebidas no mercado porque percebem que a tecnologia Lokk é fiável e de precisão, sem existir margem para erros ou falhas. Depois, o facto de estar disponível 24 horas por dia sem precisar de manutenção ou interrupção é sem dúvida fantástico.

Com tudo isto não poderíamos deixar de referenciar o nosso assistente virtual (Lokker Boy) que é capaz de interpretar através da escrita/chat aquilo de que necessitamos, indicando-nos em tempo real o estado do sistema, taxas de ocupação (gerais ou de uma determinada localização), encomendas pendentes ou que estão há demasiado tempo no Lokker, ou simplesmente activar o modo de higienização que irá abrir as portas que foram usadas para que sejam desinfectadas. E muito mais, ao ponto de reconhecer a nossa própria voz.

O incremento da IA num produto como o Lokk faz todo o sentido, não só pela utilidade prática do dia-a-dia, mas pela precisão e resposta em tempo real.

Quanto tempo demorou a ser desenvolvido? É 100% nacional?

O desenvolvimento e a transformação digital demoraram sensivelmente dois anos a atingir o ponto em que nos encontramos.
Os sistemas e softwares são produzidos internamente na Lokk e em território português. Alguns componentes e acessórios de assembling são fabricados na Europa, mas em regime de exclusividade.

Em que áreas/sectores pode ser usado?

É um produto transversal, mas destacamos alguns sectores com prova dada, tais como: escritórios/actividades empresariais, hotelaria, estabelecimentos de ensino, unidades de saúde e farmácias, retalho (como um serviço de apoio à entrega de encomendas), recintos desportivos e eventos.

Destacamos ainda alguns sectores em que estamos envolvidos, nomeadamente:

– Em 2019, fomos a solução de lokkers inteligentes seleccionada para o conceito de Farmácia do Futuro, tendo marcado presença nos dois eventos realizados em Lisboa e no Porto;

– Em 2019, vencemos um concurso para a implementação de lokkers staff numa das maiores cadeias mundiais do ramo da hotelaria;

– Em 2020, vencemos um concurso hoteleiro internacional para um novo conceito de lokker revenue;

– Em 2020, vencemos um concurso de Hospital do Futuro, CUF Tejo, com um conceito de lokker staff com funcionalidades e secções dedicadas ao combate da pandemia.

Como é que o produto evoluiu de um cacifo para capacetes/bagagens para aquilo que é hoje?

O produto continua a ter a mesma função de guardar objectos por short ou long-term, mas evidentemente que percebemos as exigências da evolução natural do mercado. Foi com esse add-on tecnológico da Internet das Coisas que criámos o lokker inteligente com gestão centralizada na palma da mão, em tempo real e infinitamente expansível.

Se olharmos para as grandes organizações percebemos que existe muita rotatividade de colaboradores, tanto de entrada como de saída; mas olhando para um simples caso – colaboradores que viagem entre países dentro da mesma organização – é muito difícil uma organização controlar o local para guardar os objectos. Aqui entramos nós com o smart lokker, que oferece uma gestão simples: mesmo quando o colaborador se esquece do cartão em casa, existe sempre maneira de aceder ao seu lokker. São estas pequenas grandes coisas que reduzem os custos operacionais e equilibram o capex e opex dos nossos clientes.

Neste momento, o foco é o ecommerce/delivery ou a ideia é ter uma presença equilibrada em várias áreas? Há alguma que se destaque?

Estamos a actuar em várias áreas, em especial o delivery que evoluiu fruto de uma nova realidade das necessidades do comércio electrónico e de respostas às actuais exigências do Estado de Emergência. Temos também reagido ao mercado nos sectores empresarial, saúde e ensino com a implementação de workflow parametrizado como resposta efectiva e apoio ao combate da pandemia.

Como está a correr a experiência na loja Decathlon Oriente (Lisboa)? A parceria será alargada a outras lojas da marca?

A experiência está a correr bem a todos os níveis, pelo facto de termos correspondido com uma solução dedicada, optimizada ao processamento de encomendas e extensível a outras lojas Decathlon. A automatização, a mobilidade e a simplicidade de processos garantiu a optimização de recursos e melhorias de tempo. O sistema está a ter uma excelente aceitação e afluência por transmitir confiança e meios de higiene para a sua utilização.

Têm outros testes a decorrer com outras marcas?

Felizmente, sim. Temos um teste nacional concluído com êxito, pronto a avançar na retoma normal do seu negócio e outro, confidencial, a nível internacional.

Quais são os planos de expansão?

As estratégias de expansão estão delineadas, ainda que dependentes da retoma de todos os negócios suspensos. A expansão está idealizada step by step.

A internacionalização faz parte da estratégia?

Sim. O produto é universal e está preparado para funcionar em qualquer parte do Mundo. Temos em agenda um plano internacional para formação de agentes autorizados Lokk. Como estamos envolvidos em negócios europeus, temos já definido um ponto logístico em Genebra.

Texto de Filipa Almeida

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