Burger King é a marca mais criativa do mundo
Com 391,6 pontos, a Burger King é a marca mais criativa do mundo. A cadeia norte-americana de restauração lidera a mais recente edição do WARC Creative 100, ranking que sucede ao antigo Gunn Report e que tem por base os trabalhos mais premiados ao longo do último ano.
Depois da Burger King, com uma diferença significativa em termos de pontos, surge a Nike (208,2), logo seguida pela Pedigree (200,1), Palau Legacy Project (200) e Bodyform/Libresse (199,5). O top é completado por Ikea, The ALS Association, Diesel, Skittles e McDonald’s.
Passando para a lista dos anunciantes mais criativos, a Mars é rainha, à frente da Restaurant Brands International, Procter & Gamble, Nike, Samsung, Volkswagen Group, Unilever, Essity, Palau Legacy Project e Ikea.
Quanto às agências de publicidade mais criativas, o primeiro lugar pertence à BBDO com 403,2 pontos, seguida pela AMV BBDO (295,9) e adam&eveDDB (291). As posições seguintes são ocupadas pela LOLA MullenLowe, McCann New York, Host/Havas, McCann London, Colenso BBDO, BMW Dentsu e Saatchi & Saatchi New York.
A BBDO Worldwide, por seu turno, lidera a lista das redes mais criativas, seguindo-se DDB Worldwide, McCaan Worldwide, Ogilvy, TBWA Worldwide, MullenLowe Group, Dentsu Aegis Network, VMLY&R, FCB e Grey Group.
O WARC Creative 100 aponta ainda as holdings mais criativas: Omnicom Group, WPP, Interpublic Group, Publicis Groupe, Dentsu, Havas Group, Hakuhodo DY Group, Accenture, MDC Partners e BlueFocus.
O top 10 das campanhas criativas mais premiadas conta com “Palau Pledge” da Host/Havas Sydney para a Palau Legacy Project no primeiro lugar. Seguem-se “#Bloodnormal” (Bodyform/Libresse), “Project Revoice” (The ALS Association), “Exclusive the Rainbow case study” (Skittles) e “It’s a Tide Ad” (Tide). Campanhas da Burger King, Marmite, Procter & Gamble, The Times of India e Diesel fecham a lista.
Por fim, os países mais criativos são Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália, Brasil, Espanha, Alemanha, Índia, França, África do Sul e Japão.
Segundo a WARC, existem pelo menos três conclusões a tirar dos resultados deste ano. Por um lado, as campanhas com propósito e que incitam à acção/mudança de comportamentos têm sucesso. Por outro, a aposta da Burger King na cultura pop parece mesmo compensar, uma vez que três das campanhas com melhor pontuação pertencem à cadeia.
A WARC destaca ainda a entrada de seis novas agências no top 10 a nível mundial: AMV BBDO, LOLA MullenLowe Madrid, Host/Havas Sydney, McCann London, BWM Dentsu e Saatchi & Saatchi York.