Book in a Loop: «Os manuais novos são a nossa forma de continuar a tornar a educação mais sustentável»

A Book in a Loop será mais conhecida pelos livros e materiais escolares em segunda mão. Este ano, porém, também é possível utilizar os vouchers MEGA nesta plataforma online e garantir livros novos, mas com uma pegada carbónica mais amiga do ambiente. Pelas contas da Book in a Loop, um manual produz 1,2 quilos de carbono. No entanto, é possível compensar estas emissões através de uma política de offset assente em projectos certificados, nomeadamente a plantação de árvores.

Manuel Tovar

Na prática, se uma família comprar 10 manuais novos através Book in a Loop, com recurso aos vouchers MEGA, serão doados três euros a favor de projectos que promovem a sustentabilidade.

Manuel Tovar, co-fundador da Book in Loop, explica que esta é a primeira vez em que é possível encontrar manuais novos na plataforma e a possibilidade só foi considerada precisamente por terem encontrado uma forma de equilibrar o impacto dos mesmos. O responsável deixa ainda uma certeza: não há diferença de preço face a outras livrarias – é sempre gratuito –, pelo que a vantagem adicional poderá pesar no momento de escolha do local onde encomendar os manuais.

Acompanhe a entrevista na íntegra a Manuel Tovar:

Este ano, a Book in a Loop vai disponibilizar também manuais escolares através dos vouchers MEGA. Como surgiu esta oportunidade?

A Book in Loop disponibiliza desde 2016 manuais utilizados, mas, este ano, procurámos adaptar-nos às necessidades das famílias portuguesas e incluímos manuais novos na nossa oferta. Se o Governo oferece vouchers MEGA, os portugueses vão adquirir manuais gratuitamente, o que levanta uma questão: de que forma é que a Book in Loop pode tornar esta troca mais sustentável e cumprir a missão de ser uma livraria que apoia o meio ambiente? Os manuais carbon friendly são a resposta.

É importante referir ainda que adquirir manuais na nossa plataforma tem uma vantagem chave: a Book in Loop efectua a descarbonização dos manuais através da contribuição monetária para projectos sustentáveis certificados pela startup portuguesa Goparity.

Isto é, por cada cabaz de manuais escolares, digamos dez, a Book in Loop vai doar cerca de três euros para um projecto que compense a quantidade de carbono produzida desde o fabrico até à entrega em casa. Baseamos esta descarbonização na estimativa de que cada manual produz, durante este processo, 1,2 quilogramas de CO2.

Que diferenças em termos de preço em relação a outros parceiros desta iniciativa?

Em termos de preço, não há diferença. Os manuais adquiridos com os vouchers MEGA são gratuitos em todas as livrarias, tal como na Book in Loop, pelo que não falamos do preço, mas sim no impacto ambiental que nos destaca face a outros parceiros. Se podemos adquirir os manuais, com voucher, em qualquer livraria, porque não fazê-lo numa em que automaticamente estou a fazer o offset das emissões de carbono da minha compra?

Que outras medidas de compensação da pegada carbónica estão a promover?

Não nos ficamos só pela descarbonização. O encapamento destes manuais é feito com capas 100% recicláveis, que incorporam 30% de material biodegradável, o que estende a vida útil do manual. Na devolução da capa para reciclagem, o cliente recebe ainda 0,15 euros, sendo que todas estas medidas tornam estes manuais os manuais da próxima geração, a pensar e a servir os jovens do futuro

Que metas se propõem cumprir neste âmbito? Quantas árvores plantadas, por exemplo?

Não temos nenhuma meta. É o nosso primeiro ano no mercado nos manuais escolares novos, um mercado altamente saturado e muito competitivo. Estimamos que, até hoje, ao darmos segunda vida (e às vezes terceira ou quarta) a mais de 300 mil livros escolares, já poupamos mais de 1 tonelada de emissões de CO2 equivalente para a atmosfera.

No final da campanha de regresso às aulas, saberemos quanto conseguiremos atingir. Relativamente aos projectos em que iremos investir na Goparity, que permite investir directamente em projectos específicos ou em vários, é algo que vamos definir no final da campanha de regresso às aulas. Podem até ser projectos para além da reflorestação, mas que irão garantir sempre a compensação carbónica correspondente aos livros que vendermos. Além disso, a plataforma da Goparity permite monitorizar outros indicadores de impacto social que os projectos que investirmos estão a ter.

Vão também oferecer prémios a quem optar por usar os vales MEGA na Book in a Loop. Quais? E com que condições?

O passatempo Green Books é uma iniciativa através da qual os clientes da nossa plataforma podem ser recompensados por fazerem uma compra amiga do ambiente. Vão ser atribuídos prémios semanal e mensalmente e estes vão desde bicicletas e trotinetes eléctricas a iPhones recondicionados. Cada compra na Book in Loop (e outras acções) são equivalentes a “árvores digitais”, pontos que permitem ganhar prémios sustentáveis. No entanto, não é só através das compras que se ganham pontos. Ao interagir com a Book in Loop nas redes sociais, registar os códigos que estão “escondidos” nas nossas newsletters e ao partilhar códigos pessoais com amigos ou colegas torna-se possível plantar estas “árvores digitais” e habilitar-se aos prémios que estão a concurso.

Começaram por vender apenas manuais e calculadoras em segunda mão. Como é que deram o salto para artigos novos?

Entrar no mercado dos manuais novos foi a nossa forma de continuarmos a tornar a educação mais sustentável. Começámos por disponibilizar manuais em segunda mão, através da sua recolha e revenda na plataforma por 60% de desconto – algo que que continuamos a fazer –, mas, entretanto, fomos diversificando a nossa oferta. No ano passado incluímos calculadoras gráficas na nossa oferta, o que permite reduzir o lixo electrónico causado por estes equipamentos, e agora investimos em manuais escolares novos para podermos continuar sempre inovar.

Acima de tudo, estamos atentos às mudanças no mercado, e os vouchers MEGA vieram, de facto, impactá-lo. Tornámos a aquisição de manuais novos gratuitos com estes vouchers sustentável ao garantimos a compensação carbónica de cada compra. Para as famílias, o serviço é exactamente o mesmo – têm portes gratuitos tal como outras plataformas e conseguem adquirir o mesmo produto – sendo que a única diferença é que não estão a prejudicar o meio ambiente durante este processo.

E que outras áreas poderão explorar no futuro?

A Book in Loop faz parte de um grupo (The Loop Co) que tem diferenciado o seu raio de acção, através de projectos como a BabyLoop, uma plataforma de economia circular de puericultura, que já circulou mais de 4 toneladas de material de bebé. Contamos em breve estar noutras categorias, não só com marcas próprias, mas através de modelos B2B com marcas bastante conhecidas.

Mas continuam também a vender manuais escolares usados. Quais acreditam que serão os mais procurados? Os usados ou os novos?

A verdade é que nem toda a população portuguesa tem acesso aos vouchers MEGA, pelo que continuamos a vender manuais escolares em segunda mão. Não nos podemos esquecer das famílias do ensino privado ou adeptos de modelos mais sustentáveis e esse é um nicho que não queremos negligenciar. Para além disso, temos muito menos concorrência nesta área.

Ao longo de todos estes anos, orgulhamo-nos de ter dado uma nova vida a mais de 300 mil livros em Portugal e ajudado as famílias portuguesas a pouparem mais de cerca de três milhões de euros. Esperamos ver uma grande adesão aos manuais novos, mas também aos usados.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados