Blackberry “perde” um dos pais

Jim Balsillie, co-fundador da Research in Motion, empresa que mudou recentemente de nome para Blackberry, vendeu a sua participação na tecnológica canadiana. É o fim da relação entre Jim Balsillie e a empresa que ajudou a fundar há 20 anos.

Até ao momento, essa relação era apenas formal, depois de se ter deteriorado ao longo do último ano. Em Janeiro do ano passado, Jim Balsillie e Mike Lazaridis, o outro co-fundador da empresa, apresentaram a demissão do cargo de CEO, que partilhavam, tendo sido substituídos por Thorsten Heins, antigo CEO da Siemens AG. Enquanto Mike Lazaridis transitou para o cargo de vice chairman da empresa (que ainda desempenha), Jim Balsillie passou a director do conselho de administração, cargo que também acabaria por abandonar em Abril de 2012. Agora, deixa de ser também accionista, perdendo o último laço que o mantinha ligado à empresa.

Jim Balsillie era o terceiro maior accionista da Blackberry, detendo cerca de 27 milhões de acções, correspondentes a uma quota de 5,1% do capital da companhia, de acordo com o Financial Times. Já Mike Lazaridis detinha cerca de 5,7% do capital da empresa em Maio do ano passado, sendo apenas ultrapassado pela Fairfax Financial Holdings, a maior accionista da empresa, com uma quota de 10%.

A decisão de Jim Balsillie surge numa altura em que a Blackberry procura implementar algumas mudanças para recuperar terreno face a rivais como a Samsung ou a Apple. Para além do rebranding, a empresa lançou recentemente dois smartphones, o Blackberry Z10 e o Blackberry Q10, que estrearam o novo sistema operativo da marca, o Blackberry 10.

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Há apenas quatro anos, a empresa canadiana detinha uma quota do mercado global superior a 50%, mas actualmente não atinge os 5%, de acordo com a consultora IDC.

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