Black Friday: Millennials anseiam por eletrodomésticos. Geração Z vai à procura de cosméticos e smartphones
A Black Friday está quase e as marcas preparam-se para responder aos interesses diversos dos consumidores. De acordo com a análise da BlackFriday.pt, os Millennials (30-49 anos) e a Geração Z (18-29 anos) têm prioridades distintas que estão a moldar as tendências de consumo do evento e que deverão liderar as vendas, desde a moda à tecnologia, passando por experiências como viagens.
Embora a categoria de moda, que inclui vestuário, calçado e acessórios seja a categoria mais popular em todas as faixas etárias (Geração Z, com 57%, e Millennials com 60%), destacando-se como um reflexo da busca por identidade pessoal e tendências de estilo entre os consumidores de todas as idades, uma análise mais aprofundada revela diferenças importantes nas prioridades.
Os jovens da Geração Z mostram um interesse mais acentuado por produtos de beleza (36%) – refletindo uma tendência crescente para o bem-estar e o autocuidado –, bem como smartphones (30%) e joias e relógios (20%). Enquanto os Millennials estão mais focados em eletrodomésticos (38%) e mobiliário e decoração para a casa (23%), considerados investimentos a longo prazo.
“Estas diferenças de preferência mostram que, embora o volume global de intenções de compra seja semelhante entre as gerações, cada grupo tem prioridades distintas que devem ser consideradas pelas marcas”, explica Jérôme Amoudruz, CEO da Black Friday.pt.
Para os Millennials, as categorias de tecnologia, como computadores e portáteis, são, igualmente, uma prioridade, com 21% a planearem comprar dispositivos tecnológicos. Este grupo vê a Black Friday como uma oportunidade para investir em produtos duradouros e de maior valor.
Por outro lado, a Geração Z, adota uma abordagem diferente, com o foco a incidir em acessórios como auscultadores e colunas de som, mencionados por 14% dos jovens. Estes produtos complementam o estilo de vida conectado desta geração, que procura gadgets modernos para acompanhar o dia a dia.
Este estudo também mostra um crescente interesse em viagens e experiências, especialmente entre os Millennials, com 24% a demostrarem uma maior predisposição para aproveitar a Black Friday para reservar escapadinhas e férias.
Na Geração Z, embora as viagens também sejam populares, a percentagem é ligeiramente menor, com 19% dos inquiridos a manifestarem interesse. Este dado sugere um aumento da procura por lazer e momentos de descontração, impulsionado por uma tendência crescente de valorização das experiências em detrimento dos bens materiais.
Para aproveitar ao máximo a Black Friday de 2024, as marcas devem alinhar as suas estratégias de marketing com as expectativas de cada faixa etária. Os Millennials respondem bem a campanhas que destacam a durabilidade e o valor de produtos mais caros, enquanto a Geração Z valoriza ofertas que promovam personalização e experiências únicas.
Já os consumidores de faixas etárias mais avançadas mostram uma preferência por produtos que oferecem conveniência e praticidade, como eletrodomésticos e artigos para o lar, com 32% a destacarem estas categorias
“Entender as motivações e os interesses de cada geração é essencial para aproveitar ao máximo as oportunidades da Black Friday, criando ofertas personalizadas e campanhas que falem diretamente ao coração dos consumidores”, conclui Jérôme Amoudruz, CEO da Black Friday.pt.