Beyoncé torna-se “designer” da Pepsi
A Pepsi anunciou que escolheu a cantora norte-americana Beyoncé Knowles como embaixadora da marca. A parceria pretende ir além de um tradicional patrocínio, e envolverá a participação da artista pop no desenvolvimento criativo de alguns produtos, bem como nas campanhas da marca.
Numa parceria que foi pensada como uma “colaboração verdadeiramente criativa e de escala global”, a Pepsi associou-se à cantora Beyoncé para desenvolver “novos conteúdos e formas inovadoras de envolver os fãs, consumidores e distribuidores, beneficiando ambas as marcas”, refere a Pepsi em nota de imprensa, citada pela AdAge.
No âmbito da parceria, a artista irá participar em anúncios da marca que estarão presentes em imprensa, outdoor e pontos de venda. No início de 2013, Beyoncé deverá ainda protagonizar o próximo anúncio televisivo da campanha “Live for Now”, sucedendo a Nicki Minaj.
Porém, a parceria não está limitada ao endorsement. Como parte do negócio, será criado um fundo de desenvolvinto criativo, por forma a permitir que a artista trabalhe em conjunto com a Pepsi no desenvolvimento do design de alguns materiais previstos na parceria.
“A parceria com a Beyoncé é o exemplo máximo de como a Pepsi é pioneira numa nova forma de envolver as marcas com os artistas musicais, passando dos patrocínios a parcerias”, sublinha a marca. Este novo paradigma “dá lugar a uma colaboração criativa e comercial que serve os interesses quer do artista quer da marca”, remata a Pepsi.
A ligação da Pepsi a artistas musicais tem já um longa história. Ainda este ano, a marca lançou uma edição limitada de latas com a imagem de Michael Jackson, que durante cerca de uma década deu a cara pela marca. O cantor (juntamente com os seus irmãos, que compunham a banda The Jackson 5) e a marca estabeleceram uma parceira no valor de cinco milhões de dólares (aproximadamente 3,87 milhões de euros, ao câmbio actual), que na altura constituiu o maior montante alguma vez pago pelo endorsment de uma personalidade.