Bene Farmacêutica: Uff! Adeus, dor de cabeça

Uma dor de cabeça pode estragar o dia e os planos de qualquer pessoa. Para evitar que isso aconteça, ben-u-ron® Caff promete um alívio rápido da dor de cabeça e enxaqueca. Do portefólio da Bene Farmacêutica, trata-se de um analgésico que combina 500 mg de paracetamol e 65 mg de cafeína. Com base nesta fórmula, a cafeína potencia o efeito analgésico do paracetamol, proporcionando uma acção cerca de 40% mais rápida e eficaz no alívio da dor (versus a toma de paracetamol isolado).

Desde que foi introduzido no mercado nacional, em 2016, ben-u-ron® Caff tem consolidado o seu posicionamento e notoriedade num mercado altamente concorrencial. A mais recente campanha da marca tem precisamente como objectivo principal destacar o benefício central deste produto: o alívio rápido da dor de cabeça e enxaqueca.

“ben-Uff-Caff ” é o mote desta campanha, que tem como principal target as mulheres adultas, embora o produto possa ser utilizado por todos os adultos e crianças a partir dos 12 anos. «Visualmente, procuramos promover uma imagem positiva, associada ao alívio rápido proporcionado pelo ben-u-ron® Caff. Para isso, utilizamos a onomatopeia “Uff”, comummente usada para expressar alívio, como elemento central da nossa comunicação visual. Esta escolha reflecte a nossa intenção de criar uma ligação emocional com os nossos consumidores, permitindo-lhes identificarem-se com a sensação de alívio proporcionada pelo ben-u-ron® Caff», afirma Licínio Alves Pereira, senior Product manager da Bene Farmacêutica.

De acordo com o responsável, o conceito desta campanha publicitária foi «desenvolvido com base na recepção positiva do conceito “ben-u-ron”, que agora procuramos estender à marca ben-u-ron® Caff. No entanto, a nossa intenção foi evoluir para um conceito novo e distinto, mantendo o lastro da marca-mãe, ben-u-ron®».

A campanha está patente em vários meios para garantir uma ampla cobertura e alcance, nomeadamente em outdoors – com várias campanhas programadas ao longo do ano nas redes JCDecaux e MOP – e digital. «Reconhecemos que o meio digital é onde o consumidor passa uma grande parte do seu tempo, tornando-o um canal essencial para a nossa comunicação. Esta estratégia permite-nos alcançar os nossos consumidores de forma mais directa e personalizada, adaptando a nossa mensagem às suas necessidades e interesses específicos. Assim, através da combinação destes diferentes meios, procuramos maximizar o impacto da nossa campanha e reforçar a presença do ben-u-ron® Caff no mercado», frisa Licínio Alves Pereira.

Para o desenvolvimento desta campanha, a Bene Farmacêutica trabalhou em parceria com várias agências, cada uma contribuindo com a sua especialidade para garantir um resultado final eficaz e impactante. O desenvolvimento criativo e a extensão da campanha foram realizados pela Ivity Brand Corp, que desempenhou um papel crucial na concepção da mesma, trazendo para cima da mesa a sua experiência e criatividade para criar uma mensagem poderosa e atraente.

No que diz respeito aos meios, a Arena Media foi responsável pela campanha de out-of-home. A sua expertise permitiu maximizar a visibilidade, garantindo que a mensagem chegasse a um público amplo. Já nos canais digitais, a campanha foi implementada pela Social Animals, agência especializada em marketing digital, permitindo à marca alcançar os seus consumidores de forma mais directa e personalizada, adaptando a mensagem às suas necessidades e interesses específicos. «Estas parcerias foram fundamentais para o sucesso da nossa campanha, permitindo-nos combinar diferentes competências e abordagens para criar uma campanha coesa e eficaz. Continuaremos a trabalhar com estes parceiros valiosos para fornecer comunicações de alta qualidade aos nossos consumidores», sublinha Licínio Alves Pereira.

NOVO KEY VISUAL

Para além da nova campanha, recentemente a marca ben-u-ron® Caff passou também por uma reformulação do key visual. Uma decisão estratégica tomada com o objectivo de uniformizar a imagem da marca ben-u-ron®, mantendo ao mesmo tempo a capacidade de destacar as diferenças entre as suas 11 apresentações e/ou formas farmacêuticas.

«Consideramos importante que a comunicação de cada produto mantenha uma ligação reconhecível à marca-mãe, ben-u-ron®, enquanto realça as suas características únicas. Esta estratégia permite-nos fortalecer a identidade da marca como um todo, ao mesmo tempo que destacamos a eficácia e especificidade de cada produto», explica o senior Product manager da Bene Farmacêutica. «Esta mudança significativa reflecte a nossa evolução e o nosso compromisso contínuo com a marca ben-u-ron® e, em particular, com o ben-u-ron® Caff. Este produto tem sido uma referência no alívio da dor de cabeça e enxaqueca, e a sua nova imagem visa reforçar esta posição no mercado», reitera.

De resto, desde a introdução de ben-u-ron® Caff no mercado nacional, em 2016, a Bene Farmacêutica tem-se esforçado incessantemente para consolidar a sua liderança no segmento em que actua. A eficácia analgésica do produto no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas, devido à combinação de paracetamol e cafeína, tem sido um elemento crucial para o sucesso desta marca.

Ao nível da estratégia de comunicação, tem sido, como já referido, focada em destacar a especificidade de ben-u-ron® Caff no segmento da dor de cabeça e enxaqueca, sendo utilizada uma grande variedade de canais de comunicação para transmitir esta mensagem.

Fruto deste trabalho que tem sido trilhado ao nível da comunicação, Licínio Alves Pereira refere que os consumidores portugueses «têm demonstrado uma compreensão clara da diferença entre ben-u-ron® Caff e as outras referências da gama ben-u-ron®. Esta percepção deve-se, em grande parte, aos nossos esforços contínuos para comunicar eficazmente as características únicas do ben-u-ron® Caff». «O feedback positivo que recebemos dos nossos consumidores e dos profissionais de saúde tem sido extremamente encorajador. Este feedback reforça o nosso compromisso em continuar a fornecer soluções eficazes para aqueles que procuram alívio para as suas dores. Continuaremos a trabalhar para melhorar e adaptar a nossa comunicação, garantindo que os consumidores compreendam claramente as vantagens», acrescenta.

SEM DORES DE CRESCIMENTO

Quanto ao balanço da actuação de ben-u-ron® Caff no mercado português, este é extremamente positivo. A quota de mercado deste produto no segmento dos medicamentos para o tratamento de dores de cabeça e enxaquecas tem mostrado uma evolução positiva, situando-se actualmente nos 23% do total da categoria, sendo sinónimo de liderança. «Esta é a quota de mercado mais alta entre os competidores num segmento altamente disputado, que inclui marcas com uma excelente reputação e muitos anos no mercado», salienta Licínio Alves Pereira.

Os números demonstram que a marca ben-u-ron® Caff tem sido bem aceite pelos consumidores. «Estes resultados são um testemunho do nosso compromisso em fornecer soluções eficazes para a dor e reforçam a nossa determinação em continuar a melhorar e a inovar. Continuaremos a monitorizar a evolução da quota de mercado do ben-u-ron® Caff para garantir que estamos a atender às necessidades dos nossos consumidores da melhor forma possível», conclui o responsável.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.

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