Belém recebe o primeiro Burger King 100% vegan da Península Ibérica
Já está de portas abertas aquele que é o primeiro restaurante 100% vegan da Burger King da Península Ibérica. A localização escolhida foi Belém e o espaço poderá ser visitado e experimentado por todos os que queiram conhecer a gama de produtos da marca.
Ainda antes de se entrar no espaço salta à vista que o verde é a cor dominante, à semelhança do que aconteceu em espaços temporários que existiram em Londres e na Suíça. As fachadas e o interior do espaço estão adornados com plantas para passar a ideia de que o mundo vegetal tomou conta do espaço. Já na esplanada encontram-se mesas de pic-nic como as que se encontram frequentemente em parques.
«Fomos os primeiros a lançar, de forma ousada, um hambúrguer vegetariano, no ano 2019, em parceria com a The Vegetarian Butcher, uma marca do universo Unilever, numa altura em que o mercado parecia que ainda não procurava muito estes produtos. Na altura lançámos praticamente em toda a Europa ao mesmo tempo, com Portugal incluído. Está é a segunda fase dessa aposta», contou (num encontrou com um grupo restrito de jornalistas) Jorge Carvalho, director-geral do Burger King Portugal e Espanha. Durante um mês este restaurante só vai servir produtos vegan. «Estamos a tentar democratizar o acesso a este tipo de produtos», sublinhou garantindo que esta aposta mostra a vontade de desenvolver o mercado. Um desenvolvimento que no Burger King passa não só pelo crescimento em número de lojas (actualmente existem 167 restaurantes em Portugal) de maneira a que em qualquer parte do País os consumidores consigam ter acesso à marca, mas também dando a oportunidade a todos os consumidores (sejam eles flexitarianos ou vegetarianos) de experimentarem os produtos de origem vegetal.
«Está loja é icónica da cidade. Tem tudo o que é Burger King e tem identificação da cidade. Quando pensámos em fazer algo que ninguém se atreveu antes tinha de ser aqui, um espaço que conjuga o local e o internacional», explica Jorge Carvalho, revelando que esta localização recebe, em média, entre 400 e 500 clientes por dia.
«A parceria com a The Vegetarian Butcher ajuda-nos a chegar com o mesmo sabor e a entregar os nossos produtos icónicos ao mercado, mas em versão 100% vegan.»
No espaço de Belém os consumidores podem encontrar produtos icónicos da marca como o Whopper Vegan, o Steakhouse Vegan, o Long Vegan e os Nuggets Vegetais. Também há snacks 100% vegan e sobremesas da marca Ben & Jerry’s, também da Unilever. Todo um leque de produtos que nas lojas Burger King em Portugal representam já quase 10% das vendas, estando o Whopper Vegan e o Long Vegan a disputar a liderança das vendas deste tipo de produtos.
E se a procura dos portugueses o justificar e despertarem mais portugueses para estes hábitos diferentes de consumo, esta aposta temporária poderá passar a permanente, disse o director-geral. «Um mês é tempo suficiente para percebermos. Os clientes reagem muito rapidamente.» Além disso, Jorge Carvalho confessa que gostaria de replicar esta loja em Espanha e numa outra cidade portuguesa.
Ver essa foto no Instagram
Texto de Maria João Lima