Beko reforça presença em Portugal com showroom para ajudar na sustentabilidade dos lares
Já abriu em Portugal o primeiro showroom oficial da Beko, destinado a parceiros de negócio. Localizada no Espaço Amoreiras, em Lisboa, esta zona tem como objectivo fortalecer o compromisso da marca em oferecer soluções amigas do planeta, à semelhança do que pensam 3 em cada 4 dos portugueses, que afirmam ser urgente preservar o meio ambiente (89%).
A insígnia especializada em electrodomésticos sustentáveis realizou um estudo – “Hábitos sustentáveis nos lares portugueses” – para perceber como encaram os cidadãos nacionais esta temática. Os dados demonstram que a preocupação mais comum é a redução do consumo de água e energia (81,51%), seguida pela separação de resíduos (81,51%) e a redução do consumo de plástico (73,96%).
No que diz respeito a consumos energéticos, o frigorífico e o forno, que são considerados como sendo dois dos electrodomésticos mais importantes em Portugal, são também percepcionados como aqueles com maior consumo energético, com 32% e 20% das respostas, respectivamente. Segue-se a máquina de lavar roupa (15%), sendo que 94% dos entrevistados afirma ter tomado medidas para combater o aumento dos preços, levando uma parte a desligar os aparelhos em standby (54%).
Quando analisada a utilização dos electrodomésticos, a máquina de lavar roupa é a mais utilizada pelos portugueses (99%) com 47% a referirem lavar roupa três vezes por semana e a destacarem a eficiência energética e poupança como o segundo atributo (8 pontos em 10) mais importante na escolha de um novo aparelho desta natureza.
Quando inquiridos sobre os hábitos alimentares, metade dos portugueses cozinha todos os dias (50%) e 35,98% cozinha em dias alternados ou faz planeamento para os dias seguintes para evitar desperdício alimentar. Por essa razão, 9 em cada 10 inquiridos (90,66%) seguem as orientações adequadas de armazenamento no frigorífico e mais de 1 em cada 4 estaria disposto a investir em tecnologias mais avançadas nos frigoríficos.