Barbie vai ao Espaço pela primeira vez. Literalmente
Com mais de 60 anos de história, a Barbie parece ainda ter muitas estreias na manga, mas ir ao Espaço vai, em breve, deixar de ser uma delas. A Mattel, empresa detentora da marca, vai enviar duas bonecas Barbie para lá da atmosfera terrestre, na Missão DreamStar, com o objectivo de encorajar mais raparigas a seguirem uma carreira nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Ambas as bonecas vão poder ficar a conhecer, nesta viagem de outro mundo, a cúpula, o módulo de observação, o veggie garden, o MELFI (Minus Eighty-Degree Laboratory Freezer) e ainda os Astrobees, os robôs free-flying da Estação Espacial Internacional.
Quando as bonecas regressarem da sua viagem ao Espaço – que acontecerá este Verão – serão doadas ao Smithsonian’s National Air and Space Museum e, no final do ano, serão também expostas no museu Steven F. Udvar-Hazy em Chantilly, Virgínia, para despertar a curiosidade das raparigas sobre o Espaço.
«A Barbie apresentou uma boneca astronauta em 1965, ainda antes de o ser humano ter pisado a Lua. Agora, quase 60 anos mais tarde e com mais de 200 profissões lançadas, as bonecas Barbie conseguiram chegar ao Espaço. É importante que encorajemos as raparigas a alcançar as estrelas – literalmente – e a prosseguir carreiras aeroespaciais e STEM. Com a ajuda da equipa do Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional, estamos a relembrar as meninas que nem mesmo a gravidade as pode deter», afirma, em comunicado, Lisa McKnight, vice-presidente executiva e global head da Barbie & Dolls, do Grupo Mattel.