Barbie lança a primeira boneca com Síndrome de Down
Vai chegar ao mercado a primeira Barbie com Síndrome de Down, num lançamento que tem como objectivo ajudar as crianças a encontrar bonecos que se assemelhem a elas. A criação é da Mattel, dona da marca Barbie, que se juntou a organizações norte-americanas e especialistas médicos para dar forma a “uma das gamas mais inclusivas de sempre”.
Guiada pela National Down Syndrome Society, a Mattel incluiu no look da boneca um colar que representa as três cópias do 21.º cromossoma, que causa as características associadas a esta condição. Além disso, esta Barbie é também mais baixa e tem um tronco mais longo para ser ilustrativa das mulheres com Síndrome de Down.
Esta aposta faz parte da gama Barbie Fashionistas, lançada em 2022, e que inclui, entre outras, uma boneca com uma prótese na perna, uma boneca que usa cadeira de rodas, uma boneca com aparelho auditivo e um Ken com vitiligo.
«O nosso objectivo é permitir que todas as crianças se possam rever na Barbie e, em simultâneo, encorajarmos as crianças a brincarem com bonecas que não se pareçam consigo mesmas. Brincar com bonecas fora da experiência vivida pela própria criança pode ensinar compreensão e criar uma maior noção de empatia, levando a um mundo de maior aceitação. Estamos orgulhosos de apresentar a boneca Barbie com síndrome de Down para melhor reflectir o mundo à nossa volta e aprofundar o nosso compromisso em celebrar a inclusão através de brincadeiras», afirma, em comunicado, Lisa McKnight, vice-presidente executiva e directora global da Barbie & Dolls, Mattel.