Baby Boomers, Millenials e gerações X e Z: Como podem as marcas agradar a ‘gregos e troianos’?

Num mundo em constante transformação, é importante que as marcas continuem a adaptar-se à medida que enfrentam o desafio de criar conexões autênticas e significativas com públicos de diferentes idades. Um relatório recente da Ipsos analisou como as gerações Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z na América Latina interagem com as marcas e o que esperam delas.

Nesse sentido, como podem as marcas criar ligações com cada uma destas gerações?

Em primeiro lugar, é importante entender o contexto histórico e cultural de cada geração e como esse contexto define os seus valores e expectativas. De acordo com o estudo, os Baby Boomers (nascidos entre 1950 e 1963) valorizam o comprometimento e a autossuficiência, a Geração X (grupo que surgiu entre 1964 e 1979) foca-se no pragmatismo e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os Millennials (geração nascida entre 1980-1993) priorizam responsabilidade social e flexibilidade e a Geração Z (vindos ao mundo entre 1994 e 2012) destaca-se pela diversidade e afinidade com a tecnologia.

Apesar das diferenças, todas as gerações procuram ligações genuínas. Por isso, para as marcas, entender estas particularidades é essencial para construir relações duradouras num cenário cultural e económico em constante mudança.

Por exemplo, a digitalização moldou profundamente os Millennials e a Geração Z. No entanto, a hiperconectividade também trouxe desafios, como stress e solidão. As marcas podem atuar como facilitadoras, criando experiências partilhadas que promovam ligações reais e ajudem a mitigar os efeitos negativos da vida digital.

Na América Latina, 69% dos consumidores preferem marcas responsáveis, mesmo que isso implique um custo maior. Contudo, restrições financeiras entre os mais jovens exigem que as empresas equilibrem os produtos ao respetivo mercado e capacidade financeira desse target. Aqueles que conseguirem alinhar estas duas prioridades terão maior hipótese de terem consumidores fiéis e, com isso, maior segurança no negócio.

 

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