O azeite Quinta da Pacheca Virgem Extra – Colheita Manual acaba de receber a medalha de ouro no Brazil iOOC – International Olive Oil Competition, um dos mais importantes certames globais de azeites. Este reconhecimento vem reforçar a estratégia do Pacheca Group de investir na produção de azeites premium, valorizando o território duriense e a tradição olivícola portuguesa.
A 7.ª edição do Brazil iOOC decorreu simultaneamente em Portugal, na emblemática Quinta da Pacheca, em Lamego, e em São Paulo, Brasil. Na competição estiveram presentes mais de 100 azeites de referência de vários países, entre os quais Espanha, Grécia, Chile, Brasil, Uruguai e Tunísia.
Este é já o décimo prémio conquistado por este azeite da Quinta da Pacheca em concursos nacionais e internacionais, somando três medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Destaca-se pela sua qualidade organolética superior, baixo índice de acidez – apenas 0,15% de ácido oleico – e um índice de peróxidos de 7,2 meq O₂/kg. O produto é obtido exclusivamente através de colheita manual, preservando assim a autenticidade e frescura da matéria-prima.
Nos últimos anos, o Pacheca Group tem apostado fortemente no sector da olivicultura, recuperando antigas oliveiras e plantando novas árvores para garantir a continuidade e crescimento da produção. Esta aposta inclui ainda experiências turísticas inovadoras, como a colheita da azeitona, que pode ser vivida pelos visitantes e hóspedes do Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, promovendo uma ligação direta ao património rural e à cultura local.
O Brazil iOOC é uma referência global que junta os principais países produtores e empresas do setor do azeite. O concurso baseia-se em provas cegas realizadas em simultâneo no Brasil e em Portugal, avaliando critérios como aroma, sabor e harmonia, com o objetivo de destacar os melhores azeites do mercado mundial e informar os consumidores sobre qualidade e autenticidade.














