Autor de Wikileaks and Uncle Sam vence World Press Cartoon 2011

david-finalO Grand Prix da sétima edição do World Press Cartoon Sintra 2011, salão de humor gráfico de imprensa, coube ao artista australiano David Rowe, que apresentou o seu cartoon Wikileaks and Uncle Sam. A obra de Rowe, publicada em Dezembro de 2010 no jornal australiano The Sun-Herald, ficou ainda em primeiro lugar na categoria de Cartoon Editorial. Nesta mesma categoria, o segundo lugar foi conquistado pelo polaco Pawel Kuczynski, com o cartoon Made in China, e o mexicano Alecus ficou na terceira posição com o desenho Chilean Miners.

O talento português foi reconhecido na categoria de Caricatura, com um retrato de D. João I, rei de Portugal, publicado em Abril do ano passado na revista Notícias Magazine, da autoria de João Vaz de Carvalho. O mexicano Angel Boligán Corbo, com uma caricatura de Julian Assange, e o português Santiagu, com uma da Madre Teresa de Calcutá desenhada para o semanário Repórter do Marão, ocuparam o segundo e terceiro lugares desta categoria, respectivamente.

No que respeita à área de Desenho de Humor o brasileiro Samuca foi consagrado vencedor, com o cartoon Pedophilia. O albanês Agim Sulaj ocupou o segundo lugar com a obra intitulada Schengen, e a terceira posição coube ao espanhol Tomás Serrano, com o cartoon Hard Childhood.

O World Press Cartoon 2011, que tem por objectivo a distinção e exposição de uma selecção de obras produzidas e publicadas em jornais ou revistas de cerca de 70 países, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, recebeu um total de 822 desenhos, de 462 autores de diversas nacionalidades. As obras foram seleccionadas em Fevereiro, por um júri composto por António Antunes, director do salão e cartoonista do jornal Expresso, Ralph Steadman, cartoonista britânico, Anita Kunz, ilustradora e artista canadiana, Alessandro Gatto, pintor, artista gráfico e ilustrador italiano, e Cecile Bertrand, cartoonista, ilustradora e modeladora de plasticina de origem belga.

A exposição World Press Cartoon Sintra 2011, da qual constam 401 obras, estará patente até 30 de Junho no Sintra Museu de Arte Moderna, em Sintra. A entrada é livre.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...