![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/themes/publisher/images/default-thumb/full.png)
Austrália põe fim a logos em maços de tabaco
A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou esta semana a aprovação da lei anti-tabágica na Austrália, segundo a qual as tabaqueiras multinacionais serão obrigadas a padronizar os maços de cigarros. Desta forma, as embalagens deixam de ter impressos os nomes das marcas.
«A OMS faz uma chamada ao resto do mundo para que siga a contundente posição da Austrália em relação à publicidade do tabaco», alertou em comunicado Margaret Chan, directora geral da OMS.
A partir do próximo mês de Dezembro a Austrália será o primeiro país do mundo onde os cigarros serão vendidos em maços sem especificação da marca.
«O maço simples é uma maneira altamente eficaz de resistir às implacáveis tácticas propagandistas da indústria», asseverou Margaret Chan na mesma missiva. A responsável considerou que os recursos legais apresentado pelas companhias tabaqueiras na Austrália foram “os últimos suspiros de uma indústria desesperada”.
A directora-geral da OMS espera que outros países sigam os passos da Austrália em “efeito dominó”, pelo bem da saúde pública, já que acredita que o consumo do tabaco é uma das ameaças contra a saúde pública mais fácil de prevenir.
“Os produtos do tabaco eventualmente matarão metade das pessoas que os consomem. Isto significa que quase 6 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa dos cigarros. Se os governos não tomarem medidas sólidas para limitar a exposição ao tabaco, o tabaco poderá matar mais de 8 milhões de pessoas por ano, em 2030″, rematou.