Aumento dos preços vai impactar os hábitos alimentares de 92% dos portugueses

Face ao actual contexto de inflação, 94% dos portugueses considera que os aumentos de preços que terão mais impacto para si são os da comida, conclui o Barómetro Food 2022, que tem como objectivo conhecer os padrões alimentares da população activa e as tendências na oferta dos restaurantes.

A maioria dos inquiridos afirma que o seu orçamento para alimentação vai aumentar muito e 92% revela que os aumentos dos preços terão repercussões nos seus hábitos alimentares. Maior planeamento das refeições, a compra de menos produtos e menos idas aos restaurantes foram algumas das consequências listadas.

Segundo os inquiridos, os impactos sentidos seriam ainda mais acentuados se não recebessem o subsídio de alimentação através de cartão de refeição. A maioria revela que se deixasse de receber em vale social perderia poder de compra, o que teria efeitos ao nível das idas a restaurantes e da qualidade nutricional das suas refeições.

De acordo com os resultados do Barómetro FOOD deste ano, os portugueses estão mais sensíveis às questões relacionadas com a alimentação. Estão também mais abertos a mudar as suas escolhas e hábitos alimentares:

  • 79% dos inquiridos diz prestar cada vez mais atenção à alimentação saudável, sendo que a principal motivação para a mudança de hábitos é mesmo a saúde. Neste sentido, 73% considera que a pandemia da Covid-19 aumentou a sua consciência sobre a sua saúde e a necessidade de ter uma alimentação mais saudável. Face a esta mudança, 90% dos portugueses espera hoje uma oferta mais saudável por parte dos restaurantes, com produtos frescos, informação nutricional clara, indicação de “opção saudável” na ementa, opções vegetarianas e/ou veganas e mais saladas.
  • A mudança de hábitos está a reflectir-se na procura nos restaurantes, com 49% dos responsáveis de estabelecimentos a revelar que, no último ano, registaram um aumento na procura por refeições saudáveis/equilibradas. Nesse sentido, 91% dos restaurantes já disponibiliza opções mais saudáveis/equilibradas nas suas ementas, incluindo: opções vegetarianas/veganas; métodos de confecção mais saudáveis; uso de alimentos de época e/ou biológicos; pratos com baixo teor de gordura/sal e pratos nutricionalmente equilibrados.

E naquela que tem sido uma tendência crescente, os portugueses mostram-se também cada vez mais conscientes dos impactos ambientais – 88% dos inquiridos revela estar preocupados com o desperdício alimentar e 91% gostaria de saber quais os restaurantes que têm acções contra o desperdício.

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