Audiências de rádio estagnam mas Comercial continua a liderar
A Audiência Acumulada de Véspera (AAV) – indicador que permite determinar qual a rádio líder em Portugal – não apresenta alterações nas duas principais estações entre a primeira e a segunda vaga do Bareme Rádio da Marktest. Tal como se verificou em Março deste ano, a Comercial permanece líder com 17,7% de AAV e a RFM continua no segundo lugar também com os mesmos 16,3% de AAV.
Nos restantes indicadores, já é possível vislumbrar algumas alterações. A Comercial regista 38,5% de reach semanal na segunda vaga da análise, o que compara com os 38,6% da primeira vaga. Por outro lado, o share de audiência sobe de 25,1% para 25,9%.
A RFM apresenta agora 35,9% de reach semanal e 21,5% de share de audiência versus 35,8% e 22,6%, respetivamente, na vaga anterior, de acordo com os dados divulgados pela Marktest.
Por grupos, a Media Capital Rádios (Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM) surge em primeiro lugar, com 27,1% de AAV, 51,6% de reach semanal e 40% de share de audiência. Já o Grupo Renascença Multimédia (RFM, Renascença e Mega Hits) conta com 23,8% de AAV, 50,1% de reach semanal e 31,4% de share de audiência.
Quanto ao Grupo RTP, verifica-se que as estações públicas recolhem apenas 6,9% de AAV, 14% de reach semanal e 7,7% de share de audiência. A Antena1 é a estação do grupo que mais se destaca, com 5% de AAV, 10% de reach semanal e 5,8% de share de audiência.