Comercial inicia 2021 na liderança das rádios em Portugal

A Comercial registou 17,7% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na primeira vaga de 2021, terminada em Fevereiro. Embora se trate de uma quebra de 0,3% em relação ao período anterior, os números do Bareme Rádio, da Marktest, mostram que a Comercial consegue manter o título de líder.

A RFM surge logo depois, com 16,3% de AAV, num recuo de apenas 0,1% face à vaga que terminou em Dezembro de 2020. Recorde-se que AAV é o indicador utilizado para determinar a rádio líder no mercado português.

Nos restantes indicadores, a Comercial também se destaca, uma vez que apresenta 25,1% de share de audiência e 38,6% de reach semanal. Estes valores comparam com os 22,6% de share de audiência e com os 35,8% de reach semanal da RFM.

 

No segmento jovem, a Cidade FM lidera por uma vantagem muito reduzida: 3% de AAV versus 2,9% da Mega Hits. O mesmo acontece com o share de audiência: a Cidade FM regista 2,8% versus 2,7% da Mega Hits. No reach semanal, a distância já é maior, com a Cidade FM a apresentar 9,4% e a Mega Hits 8,3%.

Por grupos, a Media Capital Rádios (Comercial, Cidade FM, M80, Smooth e Vodafone.FM) é a grande vencedora da primeira vaga de 2021, com 26,8% de AAV, 39,5% de share de audiência e 50,9% de reach semanal. O Grupo Renascença Multimédia (Rádio Renascença, RFM e Mega Hits), por seu turno, apresenta 23,9% de AAV, 32,4% de share de audiência e 48,8% de reach semanal.

 

«Queria destacar o valor relativo ao consumo total de rádio (56,6% AAV), que compara com 58% da última vaga. Isto significa um muito pequeno ajuste no consumo em mais um período de confinamento, o que quer dizer que a rádio continua bastante viva e bem enraizada nos hábitos de consumo de media dos portugueses», comenta Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Media Capital Rádios.

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