Audiência: distância entre Comercial e RFM volta a acentuar-se
Depois de uma vaga em que apenas 1,1 pontos separavam a Comercial da RFM, os mais recentes números do Bareme Rádio da Marktest mostram que a estação liderada por Pedro Ribeiro volta a acentuar a distância do segundo lugar, isolando-se no topo. A Comercial registou 17,4% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na vaga que terminou em Setembro, o que compara com os 15,4% da RFM.
“Estes resultados permitem reforçar a posição de liderança absoluta da Rádio Comercial pela décima quarta vaga consecutiva”, segundo adianta a estação em comunicado. A Comercial apresenta também melhores resultados nos restantes indicadores analisados: 25,1% de share de audiência versus 21,6% da RFM; e 37,5% de reach semanal versus 35% da RFM.
No segmento jovem, o empate verificado na última vaga já está resolvido. A Cidade FM registou 3% de AAV no período mais recente em análise, ao passo que a Mega Hits conquistou 2,7%. Em termos de share de audiência e reach semanal, a Cidade FM também é líder com 3,1% e 9,1%, respectivamente.
Por grupos, a Media Capital Rádios (Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM) lidera novamente com 25,5% de AAV, 38,7% de share de audiência e 49,6% de reach semanal. A segunda posição pertence ao Grupo Renascença Multimédia (RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim) com 24% de AAV, 32,5% de share de audiência e 49,6% de reach semanal.
Para Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Media Capital Rádios, «estes resultados demonstram duas boas notícias: a primeira é que mesmo num momento difícil, o consumo de rádio se mantém forte; a segunda é que as nossas rádios cresceram na preferência dos portugueses».