Comercial mantém liderança apesar da descida generalizada nas audiências
A Comercial continua a ser a principal rádio em Portugal, embora se registe uma quebra no geral da terceira vaga do Bareme Rádio da Marktest. A estação liderada por Pedro Ribeiro registou 14,9% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV), o que representa um recuo de 2,2%.
Logo depois surge a RFM, com 13,8% de AAV e uma descida também de 2,2% em relação à vaga anterior. Recorde-se que AAV é, habitualmente, o indicador utilizado para determinar a rádio número 1 em Portugal.
Quanto aos restantes indicadores, a Comercial regista 34,7% de reach semanal e 24,1% de share de audiência, ficando em primeiro lugar também nestas categorias. A RFM, por seu turno, conquistou 33,7% de reach semanal e 21,2% de share de audiência na vaga que terminou em Junho.
As rádios pensadas para um público mais jovem surgem empatadas: tanto a Cidade FM como a Mega Hits somam 2,5% de AAV. Porém, a Cidade FM apresenta níveis mais elevados de reach semanal (8,5% versus 7,4% da Mega Hits) e de share de audiência (2,9% versus 2,5% da rival).
Por grupos, o Bareme Rádio mostra que o Grupo Media Capital Rádios (Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM) lidera com 22,8% de AAV, 47,1% de reach semanal e 39,1% de share de audiência. A segunda posição pertence ao Grupo Renascença Multimédia (RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim) com 21,3% de AAV, 47,2% de reach semanal e 31,5% de share de audiência.
O Grupo RTP, por seu turno, regista 5,7% de AAV, 12,4% de reach semanal e 7,5% de share de audiência. A Antena1 é a estação do grupo com o melhor desempenho mas, ainda assim, não vai além dos 4%.