Auchan vai tentar influenciar clientes a comprar de forma mais saudável

Sabe o que é arquitectura de escolha? A Auchan Retail Portugal está a apostar nesta abordagem à economia comportamental para tentar influenciar os seus clientes, levando-os a optar por produtos mais saudáveis. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Nudge Portugal, que tem como missão lutar contra a obesidade infantil.

No fundo, a Auchan propõe recorrer a uma técnica designada Nudging para estimular os consumidores a fazerem escolhas mais amigas da saúde, nomeadamente quando concerne a alimentação de crianças e jovens. Esta técnica passa por organizar os espaços e ambientes de forma a impactar as decisões no momento de compra.

A iniciativa também vai envolver a realização de um teste de intervenção Nudging de promoção de hábitos alimentares saudáveis junto de um grupo de crianças acompanhadas pela SCML. A ideia é melhorar a composição nutricional dos lanches que acompanham os mais novos para a escola e que, por vezes, podem ter mais sal, açúcar e gordura do que deveriam.

Estão previstas ainda pequenas alterações nos materiais de comunicação utilizados na abordagem aos consumidores, segundo explica a Auchan em comunicado. Para já, trata-se apenas de um teste, mas a cadeia de supermercados considera possível alargar, no futuro, esta iniciativa a todas as lojas e a todos os jovens acompanhados pelas SCML.

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