Auchan diz adeus à marca Jumbo

A marca Jumbo vai acabar e dar lugar à Auchan. No total, o Grupo Auchan Retail Portugal espera investir 90 milhões de euros nos próximos dois anos, sendo 40 a 50 milhões alocados à mudança e os restantes canalizados para a abertura de novos pontos de venda, a maioria dos quais em formato de lojas de conveniência.

Segundo Pedro Cid, director-geral do grupo em Portugal, a valorização da empresa em Portugal o ano passado – «de 11,5% e das melhores de todas as operações» – é um dos motivos que explica o investimento actual. Isto, aliado às mudanças do próprio mercado em si e comportamento dos consumidores. Recorde-se que no próximo ano arranca em força a operação da Mercadona e a Amazon também já fez saber das suas intenções em lançar uma loja em Portugal.

De resto, a Auchan tem já forte peso no comércio digital nomeadamente após a parceria com Alibaba para o mercado chinês e o pré-acordo com o Grupo Casino para uma central de compras mundial que será das maiores do mundo em volume.

Com 42 lojas no total, sendo 33 entre médios e grandes hipermercados, o ritmo de abertura de novos espaços vai depender da própria evolução do negócio. De qualquer forma, e segundo Pedro Cid, neste momento a capacidade é para abrir umas 25 a 30 lojas My Auchan por ano nos próximos três anos. «Queremos ir para o Porto com a My Auchan e temos isso no nosso plano», declarou, avançando que o mesmo se traduzirá em cerca de 450 novos postos de trabalho por ano.

Em todas as cidades onde já tem hipermercado, o objectivo é ir com novos formatos, como Coimbra, Figueira da Foz e Aveiro. «Este é dos bons momentos do grupo, com resultados positivos e com um projecto muito interessante para Portugal», sublinhou.

A mudança decorre de uma nova visão para o grupo, convergente em termos internacionais, cujo objectivo final se prende com a aposta numa marca global, mais forte.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

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