Auchan, Alibaba e Ruentex fecham aliança na China

O Alibaba Group, a Auchan Retail (Jumbo e Pão de Açúcar) e o Ruentex Group estabeleceram uma aliança estratégica no sentido de construir uma nova forma de comércio na China, o Figital. A palavra indicada pelas três organizações resulta da junção de “físico” e “digital”, uma vez que o objectivo é juntar o melhor dos dois mundos.

Em comunicado, o Alibaba Group anuncia que, no âmbito desta parceria, irá investir um montante total de 22,4 milhões de dólares de Hong Kong (2,4 milhões de euros) na aquisição de 31,6% do capital da Sun Art – player na área da distribuição alimentar com 446 hipermercados na China..

A Auchan Retail também irá reforçar a sua participação no capital da Sun Art, que conta ainda com o Ruentex como accionista. Finalizadas estas operações, a Auchan Retail deterá 36,18% da Sun Art, o Alibaba Group 36,16% e o Ruentex 4,67%.

«As lojas físicas são incontornáveis no percurso de compra dos consumidores. Na era do digital, devem ser enriquecidas com serviços personalizados graças às novas tecnologias ligadas às análises de dados», comenta Daniel Zhang, CEO do Alibaba Group.

Wilhelm Hubner, CEO da Auchan Retail, acrescenta que a aliança firmada permitirá «oferecer a centenas de milhões de consumidores chineses uma experiência integrada de compra e de qualidade excelente».

Artigos relacionados