Atenção, fãs de GIFs: Facebook comprou plataforma Giphy
A Giphy é a mais recente aquisição do Facebook. Numa publicação partilhada na área de imprensa da companhia liderada por Mark Zuckerberg, são dadas as boas-vindas à plataforma de expressão e criação visual e anunciado que passará a fazer parte da equipa do Instagram. Poderão, por isso, ser boas notícias para quem é fã deste tipo de formato e mal pode esperar por ver o leque de opções aumentar.
«A Giphy torna as conversas do dia-a-dia mais divertidas e planeamos reforçar a integração da sua biblioteca de GIFs no Instagram e nas nossas outras apps para que as pessoas possam encontrar a forma certa de se expressarem», adianta Vishal Shah, VP of Product. O mesmo responsável sublinha que, actualmente, 50% do tráfego da Giphy já chega da família de aplicações do Facebook – 25% do Instagram, mais concretamente.
A ideia, ao integrar a Giphy, é garantir que os utilizadores conseguem encontrar mais facilmente o GIF perfeito para a história que estão a contar, seja através de Instagram Stories ou de mensagens privadas com amigos.
Vishal Shah esclarece que a plataforma irá manter a sua biblioteca de GIFs e que o Facebook tenciona investir no desenvolvimento tecnológico da Giphy, bem como no aprofundamento de relações com parceiros. Isto significa que os utilizadores continuarão a poder carregar GIFs e que os programadores terão o mesmo acesso à API que tinham até aqui.
«GIFs e stickers oferecem às pessoas formas criativas e com significado de se expressarem», conclui o VP of Product. Ao contar com a equipa da Giphy, o Facebook espera acelerar o modo como a comunicação visual é usada para criar pontes.
Segundo o site Axios, que deu conta da aquisição já esta manhã, a compra da Giphy rondará os 400 milhões de dólares, ou seja, cerca de 370 milhões de euros.