Associações de solidariedade têm novas ferramentas no Facebook

O Facebook anunciou que está a testar novas formas de apoiar causas sociais e de envolver os seus utilizadores nesta onda de solidariedade. Naomi Gleit, vice-presidente de Gestão de Produto, explica no blog da rede social que o botão “Doar”, anunciado no Verão, sofreu algumas melhorias estando, agora, disponível nas páginas e publicações de organizações sem fins lucrativos. O objectivo é que os utilizadores possam fazer donativos sem que, para isso, tenham de abandonar o Facebook.

Em teste está também uma nova ferramenta, a “fundraisers”, que permite criar um espaço especialmente dedicado à angariação de fundos para determinada associação. Aqui, as entidades podem contar as suas histórias, juntar apoiantes, recolher donativos e acompanhar o progresso dos seus objectivos, criar campanhas temáticas e ainda projectos especiais.

Neste momento, as ferramentas em questão estão a ser testadas com 37 organizações parceiras, sendo que a intenção do Facebook é expandir tanto o botão com a “fundraisers” para o máximo de organizações possível. Naomi Gleit conta que as pessoas já estão, muitas vezes sem ajuda de nenhuma ferramenta, a angariar dinheiro para desastres naturais, a ajudar a encontrar crianças desaparecidas e a chamar a atenção para temas com que se preocupam. «Temos visto através da nossa comunidade que quando as pessoas agem, há vidas que são mudadas. Sabemos que podemos fazer mais para possibilitar estas ligações.»

Introducing New Tools for Nonprofits from Facebook on Vimeo.

Artigos relacionados